close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleo Essencial de Cardamomo – Benefícios digestivo e respiratório

Popularmente usado como tempero aromático na culinária indiana e europeia, o cardamomo é adicionado aos pães assados, misturados no café e no chá e até usado para temperar pratos de arroz. No entanto, cada vez mais pessoas estão se atraindo também para o uso do óleo essencial de cardamomo.

Para se ter ideia, o cardamomo é uma das especiarias mais caras do mundo, apenas açafrão e baunilha são vendidos a um preço mais alto (1).

Mas, além de seu aroma pungente e sabor atraente, o cardamomo, particularmente suas sementes, também é conhecido por produzir um óleo essencial medicinal potente com muitos usos.

Quer saber como o óleo essencial de cardamomo pode te beneficiar?  Descubra os usos e benefícios deste óleo essencial neste artigo.

O que é o óleo essencial de cardamomo?

Um parente próximo do Gengibre, o Cardamomo é conhecido por ser um tempero de alto valor. Seu aroma distinto ajuda a promover um humor positivo. 

O óleo essencial de cardamomo é produzido a partir de dois gêneros de plantas de cardamomo: Ellataria e Amomum. 

A Ellataria, que cresce principalmente na Índia, é comumente conhecida como cardamomo verde ou verdadeiro, enquanto o Amomum, encontrado em certas partes da Ásia, é conhecido como cardamomo Java, cardamomo de Bengala, cardamomo branco, cardamomo marrom, cardamomo marrom, cardamomo vermelho e cardamomo siamês. Ambos os cardamomos fazem parte da família do gengibre (Zingiberaceae).

Uma erva perene, o cardamomo pode ser identificado por suas grandes folhas e sementes, flores verdes e brancas e frutos levemente amargos, mas comestíveis. É cultivada apenas em alguns lugares do mundo, como Sri Lanka, Laos, China, Nepal, Guatemala e Índia. 

As sementes de cardamomo são carregadas com minerais importantes, como enxofre, cálcio e fósforo. Eles também têm óleos voláteis, que compõem cerca de 5% da massa da semente, compostos de ácidos fórmicos e acéticos benéficos – é isso que torna o óleo de cardamomo tão aromático e benéfico (2).

O óleo de semente de cardamomo possui uma fragrância doce e picante que lembra o vinagre balsâmico. Tem uma cor clara a amarelo pálido e uma viscosidade levemente aquosa.

 

Descrição Aromática: Condimentado, frutado, acolhedor, balsâmico

Método de Extração: Destilação a vapor

Parte da Planta: Semente

Principais Componentes Químicos: Terpinyl acetate, 1,8-cineole 

25–50% Acetato – de terpenila – 25–50% 1,8-Cineole – (eucaliptol)

Sistemas do Corpo: Digestivo, Respiratório.

Principais usos do óleo essencial de cardamomo

Antes de se tornar um tempero popular, o cardamomo era realmente usado durante os tempos antigos, os romanos, por exemplo, o usavam para acalmar o estômago sempre que se exageravam, enquanto os egípcios o adicionavam a perfumes e incensos. Enquanto isso, os árabes adoravam misturá-lo ao café para dar um sabor extra.

Hoje, o óleo essencial de cardamomo é amplamente usado para ajudar a curar espasmos musculares e respiratórios, aliviando os músculos e as cãibras e até ajudando a aliviar os sintomas de tosse convulsa e asma.

O óleo essencial de cardamomo também pode ser usado para ajudar a promover a pele saudável, funcionando como um limpador natural para desinfetar a pele e proporcionar um brilho natural. 

Além disso, também funciona como um toner para a pele que ajuda a combater os sinais de envelhecimento. O óleo de semente de cardamomo também pode ser usado para ajudar a promover cabelos saudáveis, como combater infecções no couro cabeludo e caspa (3).

Benefícios do óleo de semente de cardamomo

As propriedades curativas do óleo de semente de cardamomo podem ser atribuídas às suas qualidades de antimicrobiano, anti-séptico, diurético, afrodisíaco, digestivo, estomacal e estimulante. Se usado corretamente e em doses apropriadas, pode ser uma maneira eficaz de ajudar a manter sua saúde (4). Este óleo essencial pode: 

  • Promover a saúde bucal – adicionar algumas gotas de óleo essencial de cardamomo na água e usá-lo como enxaguante bucal pode ajudar a desinfetar a cavidade oral, bem como matar germes e eliminar o mau hálito.
  • Estimular todo o sistema digestivo – ajuda a manter a secreção adequada de sucos gástricos, biliares e ácidos no estômago, para que funcione corretamente.
  • Eliminar as toxinas do corpo – ajuda a estimular a micção, o que também ajuda a promover a perda de peso, bem como, diminuir a pressão sanguínea e extrair depósitos de cálcio e uréia dos rins.

Por fim, o óleo essencial de cardamomo também tem um efeito de aquecimento. Sendo assim, ajuda a aquecer o corpo, aliviar congestão e tosse e promover a transpiração. Além do mais, ajuda a aliviar os sintomas do resfriado comum.

Como funciona o óleo de semente de cardamomo?

Mesmo que tenha um aroma forte e picante, o óleo de cardamomo é na verdade um óleo suave e não tóxico. Ele age nos neurotransmissores, tornando-o eficaz contra vômitos e náuseas (especialmente aqueles causados ​​por quimioterapia ou gravidez). 

Além do mais, ele também tem efeitos relaxantes que o tornam útil para ajudar a gerenciar fortes cãibras intestinais, bem como doenças brônquicas e resfriado comum (5). 

O óleo de cardamomo é melhor usado quando difundido em um óleo transportador seguro, como óleo de coco ou azeite. Por fim, combina bem com óleo de laranja, rosa, canela, cravo, cominho e madeira de cedro.

Use com sabedoria!

Use óleo essencial de cardamomo com sabedoria. Eu não aconselho usá-lo em quantidades excessivas, pois pode levar a overdose. Os sintomas do uso excessivo de óleo de semente de cardamomo incluem agitação e aquecimento extra do corpo e do sistema digestivo, o que provoca irritação e intestinos soltos.

No mais o óleo de semente de cardamomo é geralmente seguro e não tóxico, e pode ser inalado ou usado topicamente, diluído com um óleo seguro. 

No entanto, recomendo que você faça um teste de adesivo na pele primeiro para determinar sua sensibilidade a esse óleo. Para isso, simplesmente aplique uma gota diluída em seu braço e veja se alguma reação ocorre. 

Não aconselho mulheres grávidas e lactantes a usar óleo de semente de cardamomo sem o aconselhamento de seu médico, pois esse óleo pode causar irritação e seu efeito de aquecimento pode prejudicar o bebê.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : ansiedadearomaterapiaaromaterapia com óleosaromaterapia oleos essenciaisCardamomodestaquedr. juliano pimentelmelhores óleos essenciaiso que é aromaterapiaóleo de cocoóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de cardamomoóleo essencial para aromaterapiaóleo essencial para asmaóleos essenciaissistema imunológicosistema respiratório

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta