close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleo Essencial de Eucalipto para aromaterapia

O óleo essencial de eucalipto é um óleo essencial puro que tem usos práticos e industriais, além de propriedades curativas.

O óleo de eucalipto é o óleo destilado que vem das folhas secas de eucalipto e é um líquido incolor com um cheiro forte, doce e amadeirado.

Os principais componentes químicos do Eucalyptus radiata são o eucaliptol e o alfaterpineol, que o tornam um óleo ideal para promover a sensação de vias aéreas livres e para ser usado em massagens. O Eucalipto possui propriedades purificantes que podem ser benéficas para a pele e para o ar. Estudos mostram que o Eucalipto é eficaz em ajudar a diminuir sentimentos de tensão.

Informações básicas dobre o óleo essencial de eucalipto

  • Descrição Aromática: Canforado, arejado
  • Método de Extração: Destilação a vapor
  • Parte da Planta: Folha/Caule
  • Principais Componentes Químicos: Eucalyptol, alpha-terpineol
  • 55–85% 1,8-cineol – (eucaliptol) 1–15% Terpineol
  • Sistemas do Corpo: Nervoso e Respiratório.

Usos de óleo essencial

O óleo de eucalipto diluído pode ser útil no tratamento de tosse, bronquite e sinusite e infecções respiratórias (1). Além disso, pode também agir como repelente de insetos e ajudar a tratar feridas, queimaduras e úlceras.

É conhecido por possuir propriedades anti-sépticas, antimicrobianas, antivirais, antibacterianas e antifúngicas. O livro “A arte de curar os óleos essenciais” destaca que o óleo de eucalipto é frequentemente adicionado a esses itens (2):

  • Perfumes e cosméticos (como uma fragrância)
  • Produtos dentários, como enxaguantes bucais e cremes dentais
  • Linimentos e pomadas
  • Pastilhas para tosse e pastilhas
O óleo de eucalipto pode ajudar a tratar a dor e a inflamação e aliviar as membranas mucosas, especialmente se elas foram afetadas com condições como alergias e asma, por exemplo. Em alguns casos porém, o óleo de eucalipto pode ser combinado com outros óleos essenciais para que a absorção aconteça mais facilmente.

Uma das maneiras mais populares de usar o óleo de eucalipto é aromaticamente. Para esse fim, adicione uma gota de óleo de eucalipto em uma bola de algodão orgânico e cheire-a várias vezes por dia, ou incorpore algumas gotas de óleo na água ou em um nebulizador como terapia a vapor, por exemplo. Por fim, você também pode misturá-lo na água do banho.

Ao aplicar topicamente, combine uma gota de óleo de eucalipto com 1 a 3 colheres de chá de um óleo transportador, como coco, amêndoa doce ou óleo de jojoba, por exemplo, ou adicione algumas gotas à sua mistura preferida de óleo de massagem.

Você pode aumentar a quantidade de óleo essencial, conforme necessário, no entanto, para tomar o óleo de eucalipto internamente, consulte um terapeuta holístico primeiro, para encontrar a dose certa para o seu problema de saúde.

Benefícios do óleo essencial de eucalipto

Propriedades antibacterianas – O óleo de eucalipto pode ajudar a combater bactérias patogênicas no trato respiratório superior devido às suas capacidades antibacterianas (3).

Saúde dental – Este óleo exibe atividade antibacteriana contra bactérias cariogênicas (causadoras de cáries) e periodontopáticas. Inclusive uma pesquisa publicada em um jornal sobre periodontite destacou que a adição de extrato de eucalipto à goma de mascar pode ajudar na melhoria da saúde bucal (4).

Alívio da dor – O óleo essencial de eucalipto possui propriedades analgésicas, pesquisadores de um estudo aplicaram eucalipto na pele anterior do antebraço de 10 indivíduos. Os resultados mostraram que “produziu respostas fisiológicas significativas que podem ser benéficas para o alívio da dor e úteis para os atletas como uma forma passiva de aquecimento” (5).

Estimulando a resposta do sistema imunológico – Por fim, o extrato de óleo de eucalipto pode promover uma resposta imune inata mediada por células (6).

Além disso, o óleo essencial de eucalipto foi mostrado para ajudar as pessoas que estão mentalmente esgotadas, atribuídas aos seus efeitos refrescantes. Como o livro “Yoga Restaurativo” destaca, esse óleo essencial funciona como um estimulante que ajuda a erradicar a exaustão e a lentidão mental e “rejuvenesce os espíritos dos doentes”.

Além do mais, o óleo de eucalipto também pode ajudar a aumentar a atividade mental e o fluxo sanguíneo no cérebro. Devido a essas descobertas, o óleo de eucalipto aparece cada vez mais como benéfico para aromaterapia (7).

Como funciona o óleo de eucalipto?

Este óleo essencial funciona de maneiras diferentes. Na terapia com vapor usando vaporizadores, o óleo de eucalipto pode ser usado para tratar problemas respiratórios, ajudando a melhorar a concentração ou repelindo insetos, por exemplo (8, 9, 10).

Além disso, você também pode diluir algumas gotas de óleo essencial na água do banho ou misturá-las com um óleo de massagem para tratar potencialmente de problemas de saúde como:

 

    • Dores de cabeça
    • Asma
    • Congestão de muco
    • Fadiga
    • Coriza
    • Dores e dores musculares

O uso tópico de óleo de eucalipto também é possível, pois você pode adicioná-lo a um creme ou loção anti-séptica ou terapêutica para ajudar no alívio da dor ou acelerar a cicatrização de feridas e úlceras.

Você pode aplicar óleo de eucalipto em picadas de insetos ou feridas, mas tenha muito cuidado para evitar efeitos adversos. Além disso,  você pode adicionar óleo de eucalipto muito diluído a um gargarejo como remédio calmante para dor de garganta (11).

Por fim, você pode combinar o óleo de eucalipto com qualquer um desses outros óleos essenciais para fazer uma mistura harmoniosa: benjoim, tomilho, lavanda , capim-limão, limão, hortelã, alecrim, hortelã-pimenta, sândalo e pinho, por exemplo (12).

Óleos essenciais como o óleo de eucalipto são geralmente seguros, mas com precauções específicas. Embora o óleo de eucalipto seja geralmente seguro quando aplicado na pele de um adulto, evite aplicar óleo, pomada ou óleo no peito no rosto ou nariz do bebê por causa de seus possíveis efeitos colaterais. Por fim, as mulheres grávidas e que amamentam também devem evitar o uso do óleo, pois faltam evidências sobre sua segurança para esses grupos de mulheres. 40.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aromaterapiaaromaterapia com óleosaromaterapia oleos essenciaisdr. juliano pimentelo que é aromaterapiaóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de canelaóleo essencial de cravoóleo essencial de eucaliptoóleo essencial de lavandaoleo essencial de olíbanoóleo essencial de oréganoóleo essencial de pimenta

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta