close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Benefícios do Óleo Essencial de Funcho e como usá-lo

O funcho foi usado em várias civilizações antigas, pelos egípcios para alimentação e remédios e pelos chineses como remédio para picadas de cobra. Durante a Idade Média, estava pendurado nas portas para afastar os maus espíritos. Atualmente, o óleo essencial de funcho é usado principalmente para fins medicinais.

O óleo essencial de funcho é usado para matar vermes parasitas e seus esporos nos intestinos e tratos excretores e como um laxante sem efeitos colaterais.

Também é usado para fins cosméticos, especialmente como ingrediente em óleos de massagem, perfumes, cremes dentais e sabonetes (1, 2).

Descrição aromatica: Alcaçuz, doce, mel.

Método de Coleta : Destilação a vapor

Parte da planta: Semente

Principais constituintes: E-anethole, fenchol, α-pinene

50–90% Anetol – 1-20% Fenchona – 1-15% alfa-Pineno

Sistemas do Corpo: Cardiovascular, Digestivo, Endócrino, Respiratório.

Benefícios do óleo de funcho

O óleo de funcho atua como estimulante do sistema nervoso, digestivo e excretor e das glândulas endócrinas e exócrinas. Por isso, ele ajuda a aliviar tonturas, fadiga e exaustão (3). 

Outros benefícios que você pode obter com o uso de óleo de funcho doce incluem:

  • Carminativo – Facilita a indigestão e dores de estômago
  • Diurético – remove o excesso de água, sódio, ácido úrico, sais biliares e outros elementos tóxicos
  • Esplênico – protege o baço de várias infecções
  • Depurativo – remove substâncias tóxicas no sangue
  • Expectorante – proporciona alívio do muco e da fleuma que levam à congestão do trato nasal, faringe, brônquios e pulmões
  • Emmenagogue – alivia a dismenorreia dolorosa e ajuda a prevenir a menopausa prematura ou prematura nas mulheres
  • Galactagogue – Aumenta a produção de leite materno em mães que amamentam

O óleo essencial de funcho também é usado para ajudar a tratar picadas de insetos , anorexia, soluços, reumatismo e espasmos. O óleo também é útil na prevenção de feridas infectadas com tétano.

Cura Feridas

O óleo essencial de funcho possui certos compostos que contribuem para suas propriedades anti-sépticas. Em virtude dessa propriedade, o óleo de funcho pode proteger as feridas de se tornarem sépticas. Também se mostra eficaz na prevenção de incisões sépticas ou infectadas com tétano, principalmente após cirurgias, partos cesáreos e outras feridas mais graves.

Suaviza os movimentos intestinais

Aperitivo é uma propriedade semelhante ao purgativo, mas um pouco mais suave. Um aperitivo atua mais no movimento peristáltico intestinal, em vez de aumentar o volume do intestino. O óleo de funcho pode ajudar a limpar os intestinos e aliviar a constipação.

Estimula a micção

O óleo de funcho aumenta a frequência da micção e a quantidade de urina, ajudando não apenas a remover o excesso de água, sódio, ácido úrico, sais biliares e outros elementos tóxicos do corpo, mas também diminuindo a pressão sanguínea, limpeza dos rins e redução de gordura.

Há apenas uma coisa a lembrar, se você não sofre de inchaço ou acúmulo de água no corpo, deve beber mais água ao tomar óleo de funcho, pois a micção muito frequente pode causar desidratação.

Promove a lactação

Este óleo pode desempenhar um papel importante para as mães que amamentam. Pode aumentar a quantidade de leite neles, aumentando a produção de um hormônio chamado estrogênio. Isso beneficia tanto o bebê quanto a mãe.

Este leite também herda algumas das propriedades carminativas e digestivas do óleo essencial de funcho e protege o bebê de flatulência, indigestão e gás, que são muito comuns em bebês.

Mantém o estômago saudável

Ser gástrico significa simplesmente ser um protetor do estômago. O óleo de funcho ajuda a manter o estômago saudável e funcionando corretamente e mantém a função normal de todas as secreções de ácidos digestivos e biliares. Além disso, protege o estômago de infecções e úlceras, garantindo assim a saúde e o bem-estar geral do estômago.

Baço saudável

Assim como estomacal significa que algo é bom para o estômago, esplênico significa algo que é bom para o baço. O baço desempenha um papel vital em nosso corpo, pois está envolvido na produção de linfócitos e glóbulos vermelhos.

Um baço saudável resulta em um bom nível de glóbulos vermelhos e em uma vida mais saudável e ativa. O óleo essencial de funcho ajuda a manter o baço e o mantém tonificado. Também o protege de várias infecções.

Como funciona o óleo de funcho?

O óleo de funcho pode ser tomado topicamente ou por inalação.

Em vez de comer doces, por exemplo, coloque uma gota de água ou chá e beba como substituto. Adicione às sobremesas para obter uma profundidade adicional de sabor.

 Aqui estão outras maneiras de usar este óleo essencial terapeuticamente:

  • Massagens e banhos – Adicione duas a três gotas no óleo de massagem ou na água do banho.
  • Faciais – misture algumas gotas com um creme facial sem perfume.
  • Inalação direta – Dilua três a quatro gotas em um vaporizador ou difusor.
  • Feridas – aplique uma a duas gotas na área afetada.

O óleo de funcho é seguro?

Apesar de seus muitos benefícios para a saúde, recomendo que você tome cuidado ao usar o óleo essencial de funcho, pois também pode trazer riscos à saúde. O componente trans-anetol do óleo de funcho aumenta a produção de estrogênio, que pode ser prejudicial para as mulheres grávidas, que sofrem de câncer de mama ou de útero e tumores ou que têm histórico de carcinoma ou endometriose ligados a hormônios (4).

Da mesma forma, se você foi diagnosticado com epilepsia, úlcera péptica, hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos ou está tomando diabetes ou medicamentos anticoagulantes, sugiro que você evite óleo de funcho doce ou qualquer óleo essencial para esse assunto, para evitar complicações sérias (5). 

Por fim, pessoas com pele sensível e crianças com menos de 5 anos também devem ficar longe deste óleo essencial para evitar reações alérgicas. Por isso, sempre verifique com seu médico ou faça um teste de adesivo na pele primeiro para garantir que você possa usar o óleo de funcho sem problemas.

Efeitos colaterais do óleo de funcho

O óleo de funcho pode ter efeitos narcóticos, como convulsões, alucinações e desequilíbrio mental, especialmente quando consumido em grandes doses. Também pode causar vômitos, convulsões e edema pulmonar. Além disso, o uso tópico excessivo de óleo de funcho pode colocar você em risco de fotossensibilidade ou dermatite (6).

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : como fazer spray óleo essencialcomo usar óleo essencialdestaquedifusor óleo essencialdr. juliano pimentelóleo de funchoóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de anisóleo essencial de copaíbaóleo essencial de funchoóleo essencial erva-doceóleo essencial para mau hálitoóleo essencial para sistema digestivoóleo essencial transportadorsaúdesistema imunológicovitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta