close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleo essencial de limão conheça os benefícios!

O óleo essencial de limão é um ingrediente completamente natural que também serve como remédio para a saúde em casa. É extraído da casca de limão fresco usando um processo de “prensagem a frio” que pica e gira a casca quando o óleo é liberado.

O óleo essencial de limão pode ser diluído e aplicado topicamente à pele, bem como difundido no ar e inalado. Algumas pessoas juram que o óleo essencial de limão é um ingrediente que combate a exaustão, ajuda na depressão, limpa a pele, mata vírus e bactérias nocivas e reduz a inflamação.

Nos últimos anos, a literatura médica começou a acompanhar as alegações de pessoas que usam óleo essencial de limão há anos. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios do óleo essencial de limão, possíveis efeitos colaterais do uso e muito mais.

Benefícios Primários:

  • Promove vitalidade e energia
  • Comumente difundido com óleos cítricos para um aroma revigorante
  • aroma fresco e limpo do Cipreste promove vitalidade e energia, enquanto sua aplicação tópica ajuda a revigorar os sentidos.

Descrição Aromática: Limpo, fresco, amadeirado, herbáceo

Método de Extração: Destilação a vapor

Parte da Planta: Folha

Principais Componentes Químicos: α-pinene, δ-3-carene 20–65% alfa- Pineno 7–30% delta- 3-Careno

Sistemas do Corpo: Nervoso, Pele.

Pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão

Ao usar produtos com aroma de limão para limpar sua casa, por exemplo, você se sente mais relaxado e com um humor melhor depois.

Obviamente, parte disso pode ser o resultado natural de melhorar o ambiente. Mas o cheiro real dos limões provavelmente desempenha um papel nesse sentimento calmante.

Um estudo de 2006 realizado mostrou que o óleo de limão é um poderoso agente calmante e de melhora do humor durante três experiências de teste de estresse, por exemplo (1).

Além disso, o mesmo estudo concluiu que o óleo de limão era mais eficaz no alívio do estresse do que outros óleos essenciais, como lavanda e rosa.

Um pequeno estudo de 2016 descobriu que o óleo essencial de limão reduzia a ansiedade entre as pessoas após a cirurgia ortopédica (2).

Além do mais, existem indicadores promissores de que a difusão do óleo essencial de limão afeta alguns sintomas de ansiedade e depressão.

Pode aliviar náuseas de manhã

Náuseas e vômitos são dois dos sintomas mais comuns no início da gravidez.

Pode haver razões para acreditar que o óleo essencial de limão possa aliviar (ou pelo menos diminuir) a gravidade desses sintomas.

Em um estudo de 2014 com 100 mulheres grávidas, a aromaterapia com óleo essencial de limão diminuiu significativamente os níveis de náusea e vômito (3).

Pode tornar sua pele mais saudável

O óleo de limão é um dos vários óleos essenciais que podem matar bactérias nocivas que podem crescer em sua pele.

Em um estudo o óleo essencial de limão mostrou-se eficaz contra cepas de bactérias como Staphylococcus aureus e E. coli. Isso é uma boa escolha para limpar topicamente pequenas feridas (4).

Outras pesquisas confirmaram o efeito do óleo essencial de limão contra bactérias causadoras de infecção e podem impedir a inflamação da pele.

Também possui propriedades protetoras, como antioxidantes, que podem clarear e preservar o tom da pele.

O óleo essencial de limão pode atuar como um analgésico

O óleo de limão às vezes é usado na aromaterapia como analgésico natural. Os efeitos anti-stress e antidepressivos deste óleo podem ter algo a ver com a forma como ajuda nosso corpo a interpretar nossa dor sem entrar em pânico.

Em 2014 foi feito um estudo que mostrou que a aromaterapia com óleo de limão mudou a maneira como os cérebros dos animais reagiam a estímulos dolorosos (5).

Para determinar como o óleo de limão afeta os seres humanos que sofrem, mais pesquisas são necessárias.

Pode ajudá-lo a respirar mais fácil e aliviar a dor de garganta

Se você está resfriado ou está com dor de garganta, o óleo essencial de limão é um bom remédio caseiro para tentar.

Tente instalar um difusor com óleo de limão para liberar seu aroma doce e picante em seu quarto enquanto descansa. Inclusive as propriedades calmantes do óleo de limão podem ajudar a relaxar a mente e os músculos da garganta.

Sendo assim a aromaterapia com óleo de limão para acalmar o resfriado comum, afinal, sabemos que as propriedades de vitamina C e antioxidantes do suco de limão são benéficas quando você só precisa respirar um pouco mais.

É possível que as propriedades do óleo essencial de limão funcionem da mesma maneira quando você trata a dor de garganta com aromaterapia.

Lembre-se, não é seguro ingerir óleos essenciais.

Ajuda você a se sentir alerta e concentrado

O óleo essencial de limão anima o seu humor, mas também pode funcionar para aumentar sua capacidade cerebral.

Em um pequeno estudo de 2014 de alunos da quarta série, os alunos que participaram de aulas de idiomas em uma sala de aula onde o óleo de limão foi difundido tiveram um desempenho muito melhor em seus exames (6).

Outro estudo realizado em 2008 concluiu que a aromaterapia com óleos essenciais como o limão poderia melhorar a função cognitiva das pessoas com doença de Alzheimer (7).

Pode ser eficaz no tratamento e prevenção de acne

O óleo de limão é usado para variedade de condições de pele, incluindo acne (8).

Quando diluído e aplicado topicamente, o óleo essencial de limão pode matar bactérias que podem ficar presas nos poros e causar fugas. Também pode esclarecer sua pele com antioxidantes e vitamina C, esfoliando suavemente as células mortas da pele, que muitas vezes ficam presas no folículo piloso e nos poros.

Como o óleo de limão tem propriedades curativas, você obtém o bônus adicional de uma recuperação mais rápida dos surtos e do tratamento de suas cicatrizes de acne ao usá-lo.

O óleo essencial de limão pode promover a cicatrização de feridas

Como o óleo de limão é embalado com vitamina C, antioxidantes e propriedades antimicrobianas, pode não surpreender você saber que esse óleo pode pertencer ao seu kit de primeiros socorros.

Em um experimentação animal, o óleo essencial de limão promoveu uma cicatrização mais rápida dos tecidos infectados com sarna (9).

Você pode limpar a área de um pequeno corte ou arranhão com óleo de limão diluído para higienizá-lo, desencorajar a infecção e possivelmente ajudar a ferida a curar mais rapidamente.

Possui propriedades antifúngicas

O óleo de limão possui poderosas propriedades antifúngicas para o tratamento de certos crescimentos cutâneos. De fato, uma Revisão de estudos de 2017 observa que é eficaz contra fungos que causam infecções no pé de atleta, sapinhos e leveduras quando aplicados topicamente (10).

Efeitos secundários potenciais

Como os outros óleos essenciais da família dos citros, o óleo essencial de limão é geralmente seguro para uso tópico e de aromaterapia. Notavelmente, é relatado que é seguro para mulheres grávidas e bebês com mais de três meses de idade. 

Tem relatos de caso de óleo de limão, tornando a pele mais sensível à irritação do sol, por isso é melhor evitar a luz direta do sol ao usar qualquer óleo essencial cítrico (11).

Essa irritação é chamada fototoxicidade e causa uma vermelhidão temporária semelhante a queimaduras moderadas. Você também pode sentir uma sensação de queimadura ou crua na pele na área em que aplicou óleo de limão.

Geralmente, você pode evitar reações alérgicas diluindo adequadamente qualquer óleo essencial usado e fazendo um teste de adesivo na pele antes de tentar aplicá-lo em uma área maior.

O óleo de limão não é aprovado como seguro para uso em animais. Alguns óleos essenciais podem ter um efeito tóxico quando ingeridos ou inalados por animais de estimação. Pense nos seus amigos peludos que podem estar por perto quando você inala aromaterapia.

Como usar este óleo essencial

Você pode usar com segurança o óleo essencial de limão, difundindo-o ou aplicando-o topicamente, por exemplo.

Para difundir o óleo essencial de limão, coloque três ou quatro gotas no difusor de sua escolha. Além disso, certifique-se de estar em uma área bem ventilada e limite suas sessões de aromaterapia a 30 minutos.

Para usar topicamente o óleo essencial de limão, misture bem com um óleo de sua escolha.

Teste a mistura em uma pequena área discreta da pele antes de aplicá-la em algum lugar sensível, como o rosto. Se após 24 horas vir vermelhidão ou irritação, não use a mistura.

Por fim, para evitar danos à pele, lave o óleo de limão antes de expor sua pele à luz solar.

Por que os óleos transportadores são importantes?

O óleo essencial de limão tópico é seguro para aplicar diretamente em sua pele – se você usar um óleo transportador. Os óleos transportadores são óleos não corrosivos e menos concentrados que não prejudicam a camada externa da pele.

Para diluir os óleos essenciais com segurança, adicione cerca de 12 gotas de seu óleo essencial a cada grama de sua base ou óleo transportador. Além disso, os óleos transportadores populares incluem óleo de amêndoa, óleo de jojoba e óleo de coco.

Os óleos essenciais não são produtos de qualidade alimentar. O óleo essencial de limão contêm elementos instáveis, o que significa que eles podem oxidar e eventualmente ficar mal.

Para sua própria segurança, evite ingerir óleo essencial de limão ou qualquer outro óleo essencial.

O óleo essencial de limão é um ingrediente anti-inflamatório e antimicrobiano que pode ajudá-lo a melhorar seu humor, encontrar clareza mental, reduzir o estresse e muito mais.

Lembre-se, apenas porque um produto é considerado “natural” não significa que ele não carrega possíveis efeitos colaterais. Além disse, nunca aplique óleo de limão diretamente na pele sem um óleo transportador e nunca ingira nenhum óleo essencial.

Os óleos essenciais não substituem os tratamentos prescritos pelo seu médico, mas podem funcionar como um ótimo complemento para sua rotina regular de saúde e bem-estar.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoansiedadearomaterapiaaromaterapia com óleosaromaterapia oleos essenciaiscomo fazer spray óleo essencialcomo usar óleo essencialdifusor óleo essencialdr. juliano pimentelemagrecimentofibrasinflamaçãomagnésiometabolismomineraiso que é aromaterapiaobesidadeóleo de limãoóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de limãoóleo essencial para aromaterapiaóleo essencial para cárieóleo essencial para mau hálitoóleo essencial para o cabeloóleo essencial para sistema digestivoóleo essencial transportadorperda de pesoproteínasreceitasaúdesistema imunológicovitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta