close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleos essenciais para rugas [Manual Completo]

Quando se trata de tratamentos de rugas, as opções parecem infinitas. Você pode escolher um creme ou um hidratante leve e antienvelhecimento, assim como, pode fazer seu próprio produto com óleos essenciais para rugas.

É verdade que os óleos essenciais para rugas não fazem mágica para desaparecer com todas as marcas do seu rosto, no entanto, podem ajudar a minimizá-las. Além disso, os óleos essenciais para rugas também podem:

  • aumentar o colágeno
  • assim como, uniformizar o tom da pele
  • ajudar sua pele
  • reduzir a inflamação
  • promover a renovação celular
  • por fim, proteger sua pele de danos ambientais

O desenvolvimento do seu próprio creme com óleos essenciais para rugas possui 3 etapas.

Etapa 1: escolha uma base antioxidante

Você já deve saber que alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais de folhas verdes, podem ajudar a prevenir doenças crônicas. Isto é devido aos seus efeitos nos radicais livres .

Além disso, os antioxidantes também podem ter um impacto nas rugas através de óleos essenciais. Isso porque, eles trabalham controlando a atividade de eliminação de radicais livres. Por sua vez, os óleos essenciais podem ajudar a evitar os efeitos prejudiciais do estresse ambiental cotidiano, como:

poluição do ar

luz solar

fumaça

Lembrando que, os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo transportador antes de tocar a pele.

Alecrim

Esta erva é conhecida por suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Quando se trata de saúde da pele, as defesas oxidativas naturais do alecrim podem ajudar a impedir que os radicais livres causem danos.

Sendo assim, o óleo essencial de alecrim pode ser usado como a base antioxidante.

Afinal, um estudo de 2014 observou resultados significativos dentro de sete dias após o uso de óleo essencial de alecrim em doses de 10 mg / kg (1). O alecrim também pode ajudar a beneficiar a sua pele, aumentando a circulação e reduzindo a inflamação geral. A maioria dos benefícios está relacionada aos extratos de álcool das folhas.

Limão

Este poderoso antioxidante é rico em vitamina C e é frequentemente encontrado em produtos anti-envelhecimento vendidos sem receita. De acordo com um estudo de 2017, o óleo essencial de limão tem propriedades antioxidantes e antimicrobianas (2). No entanto, tome cuidado para não expor sua pele ao sol após a aplicação de limão ou outros óleos essenciais cítricos.

Óleo essencial de cenoura selvagem

O óleo essencial de cenoura é feito através de suas sementes que são usadas como relaxante muscular e como remédio com baixo nível de açúcar no sangue.

Em 2012 um estudo descobriu que a semente de cenoura também tem propriedades protetoras do fígado (3). Os autores de um estudo de 2014 também observaram atividades antioxidantes no óleo (4).

Etapa 2: escolha algo para suavizar, hidratar e rejuvenescer

A segunda etapa do desenvolvimento do produto com óleos essenciais para rugas é necessária quando se trata de linhas finas e rugas, afinal, a umidade é talvez um dos benefícios mais importantes que os óleos essenciais podem oferecer.

A umidade ajuda a reter a água da pele. Afinal, à medida que envelhece, seus níveis naturais de umidade tendem a cair. Por isso, produtos hidratantes, como óleos essenciais, podem ajudar a pele, que adequadamente hidratada melhora a sua aparência geral.

Uma vez que sua pele tenha um equilíbrio de umidade adequado, ela ficará mais suave ao longo do tempo. Além do mais, manter a pele hidratada também pode melhorar a renovação das células da pele, isso pode ajudar a reduzir a aparência de rugas.

Rosa

As rosas estão entre as flores mais populares do mundo, os extratos de rosas de damasco têm potenciais propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Em 2017 um estudo descobriu que o óleo de rosa reduzia a dor e a ansiedade (5). Esse extrato pode ser especialmente útil na renovação e renovação de células da pele, um processo importante na prevenção da aparência opaca da pele.

Além disso, o óleo de rosa também tem efeitos anti-inflamatórios, que podem ajudar a reduzir a vermelhidão e a aparência estressada da pele.

Sândalo

O óleo de sândalo é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios e tem sido usado como tal para doenças de pele relacionadas (6).

Como óleo essencial, o sândalo também possui propriedades hidratantes devido aos emolientes que ocorrem naturalmente, o que ajuda a manter a água na pele. Além disso, eles também podem reduzir a aparência das rugas, agindo como preenchimento.

Por fim, os efeitos adstringentes do sândalo também podem promover a renovação das células da pele, o que ajuda a manter a pele hidratada e livre de acúmulo de células mortas.

Gerânio

Já os extratos de gerânio foram estudados no passado como possíveis remédios para resfriado. Isso porque os efeitos anti-inflamatórios naturais do gerânio podem ser úteis no tratamento de sinusite e bronquite.

Além disso, o gerânio também foi estudado por seu potencial balanço de umidade e renovação de células da pele em pessoas com acne (7).

Ylang-ylang

O ylang-ylang é amplamente utilizado na indústria de fragrâncias e também está sendo estudado para propriedades antienvelhecimento. De acordo com um estudo de 2015, os óleos da planta contêm antioxidantes que podem ajudar na renovação da pele (8).

Por fim, os pesquisadores analisaram especificamente a capacidade do ylang-ylang de ajudar a reparar os danos às proteínas assim como, os lipídios da pele. Eles descobriram significativa atividade de eliminação de radicais livres por esses antioxidantes. Devido a esse potencial, mais empresas de cosméticos estão adicionando ylang-ylang em seus produtos antienvelhecimento.

Neroli

Os óleos essenciais Neroli são feitos de flores de laranjeira amarga. O óleo essencial de laranja amarga pode ajudar uma variedade de doenças da pele (9). Estes estão relacionados principalmente a infecções fúngicas, como pé de atleta e coceira no atleta.

Para o tratamento de rugas, o néroli pode ajudar a reconstruir a elasticidade da pele, bem como, a gerar novas células da pele.

Romã

A romã tornou-se popular como aditivo alimentar nos últimos anos. No entanto, esta fruta complexa também traz inúmeros benefícios à saúde.

De acordo com um estudo de 2014 , o óleo de romã tem o potencial de reduzir o estresse oxidativo que leva aos radicais livres (10). Também pode ajudar a reduzir:

  • inflamação
  • fotoenvelhecimento ou manchas solares
  • células cancerígenas da pele

Incenso

Nativo do Oriente Médio e da Índia, o incenso é agora um dos óleos essenciais mais comuns em todo o mundo.

Os pesquisadores de um estudo de 2003 descobriram que o óleo de incenso pode ajudar a reduzir ou impedir o aparecimento de manchas solares (11). Isso pode melhorar o tom da pele e, ao mesmo tempo, reduzir a aparência de rugas. Além do mais, o óleo também pode ajudar a gerar novas células da pele.

Lavanda

Os benefícios do óleo de lavanda para o estresse também podem se estender à pele. 

O estresse oxidativo dos radicais livres pode danificar a pele e a flor em si possui antioxidantes para ajudar a combater os radicais livres e reduzir o estresse geral. Esses efeitos também podem ter recursos calmantes para a pele estressada e com aparência opaca.

Etapa 3: Escolha o seu óleo transportador

Última etapa da criação do produto de óleos essenciais para rugas é a escolha do óleo transportador. Esta é uma etapa importante, pois, antes de aplicar um óleo essencial à sua pele, ele deve ser diluído em um óleo transportador.

Um óleo transportador pode reduzir a intensidade dos óleos essenciais para rugas para não irritar a pele e fazer com que o produto dure mais, permitindo que você obtenha mais pelo seu dinheiro.

Os óleos transportadores também trazem benefícios adicionais de hidratação, essenciais para qualquer regime de pele contra rugas.

Jojoba

Conhecida pela textura cerosa de suas sementes, a planta de jojoba tem sido usada para uma variedade de doenças de pele desde a primeira descoberta como tratamento medicinal popular. Além disso, as sementes ricas fornecem ampla umidade, tornando-o um ótimo óleo transportador para óleos essenciais. A pele adequadamente hidratada pode ajudar a reduzir o aparecimento de rugas.

O óleo de jojoba também é usado para:

  • acne
  • inflamação
  • lesões de pele
  • estimulação do colágeno

Óleo de vitamina E

Do ponto de vista nutricional, a vitamina E é um poderoso antioxidante, como um óleo essencial, a vitamina E também pode ajudar a reparar a pele topicamente.

Os pesquisadores sabem há muito tempo que o óleo de vitamina E não apenas ajuda a tonificar a pele, mas também pode combater os radicais livres que podem levar ao câncer de pele (12). Em termos de um óleo transportador, a vitamina E tem o potencial de aumentar os efeitos rejuvenescedores dos óleos essenciais.

Óleo de uva

O óleo de uva agora é conhecido por suas propriedades antioxidantes, usada para inflamação e feridas. Como o óleo de vitamina E, o óleo de semente de uva oferece um potencial nutritivo e rejuvenescedor (13).

Óleo de damasco

O óleo de damasco, como a vitamina E e os óleos de uva, também pode fornecer elementos adicionais de nutrição e rejuvenescimento.

De fato, o óleo de damasco já possui altos níveis de vitamina E. As sementes contêm altos níveis de ácidos linoléico e oleico, que são considerados ácidos graxos essenciais para a pele clara.

Um relatório de 2019 constatou que a maquiagem com ácidos graxos do óleo de damasco o absorve bem e é ideal para a pele seca (14). Se você tem rugas e pele seca, este óleo transportador pode fornecer alguns benefícios extras.

Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é semelhante em potência a:

Como esses outros óleos, também possui qualidades nutritivas e rejuvenescedoras. De acordo com um estudo de 2018 , o óleo de amêndoa tem benefícios anti-inflamatórios significativos que são usados ​​em doenças de pele relacionadas, como eczema e psoríase (15).

Para fins antienvelhecimento, o óleo de amêndoa também pode melhorar:

  • pele
  • pele seca
  • cicatrizes
  • tom de pele

Óleo de abacate

Frequentemente conhecidos por suas gorduras saudáveis ​​para o coração, os abacates também oferecem mais na forma de medicina alternativa e cuidados com a pele. O abacate é um antioxidante natural, além disso, também parece ter efeitos anti-inflamatórios.

Ao procurar óleo de abacate, procure óleo feito a partir das sementes, pois eles têm os efeitos mais estimulantes do colágeno.

Óleo de argan

Como um óleo transportador, o óleo de argan pode ajudar a aumentar a elasticidade da pele em seu regime de tratamento de rugas.

De acordo com um estudo de 2015, o óleo de argan melhorou a elasticidade da pele anteriormente perdida em mulheres na pós-menopausa (16).

As mulheres participantes do estudo usaram óleo de argan diariamente por dois meses. Os resultados foram mais significativos em comparação com as mulheres do grupo controle que usaram azeite.

Como usar

Você precisará diluir o óleo essencial selecionado com um óleo de sua escolha antes de aplicá-lo à pele.

Você pode usar um frasco separado para misturar ou adicionar os óleos essenciais ao frasco de óleo transportador. Uma boa regra é usar cerca de 10 gotas de óleo essencial por 15 ml de óleo transportador.

Depois de misturar o soro, é uma boa ideia realizar um teste de correção. Isso sempre deve ser feito antes do uso generalizado – especialmente se você planeja aplicar a mistura no rosto.

Para fazer isso, escolha uma pequena área da pele que esteja longe do seu rosto. O interior do seu cotovelo é uma escolha popular. Se você notar alguma reação dentro de 24 horas, pode ser alérgico ao óleo e deve interromper o uso. Você também pode adicionar menos gotas de óleos essenciais à mistura.

Para colher os benefícios mais antienvelhecimento, você deve usar óleos essenciais duas vezes ao dia. Pense nisso como um creme para rugas que você precisaria usar diariamente para obter resultados máximos.

Potenciais efeitos colaterais e riscos

Embora os óleos essenciais sejam naturalmente derivados de plantas, esses produtos não são completamente isentos de riscos. As plantas podem causar reações alérgicas em algumas pessoas, mesmo que você normalmente não tenha alergias a plantas.

Se você estiver aplicando óleos cítricos diluídos na pele, a exposição à luz solar poderá causar queimaduras. Evite a luz solar se usar estes óleos:

  • limão
  • Toranja
  • outros óleos essenciais de frutas cítricas

Se você é alérgico a um determinado óleo, pode experimentar:

  • urticária
  • vermelhidão
  • solavancos
  • erupções cutâneas
  • coceira
  • espirros
  • nariz a pingar

Anafilaxia também é possível esta é uma reação alérgica grave e com risco de vida, caracterizada por dificuldades respiratórias e inchaço significativo. Se você acha que está tendo esse tipo de reação, procure ajuda médica imediata.

Uma maneira de reduzir o risco de reação alérgica é realizar um teste de adesivo antes do uso, para ter certeza absoluta de que um óleo não causará reação, é recomendável testar duas vezes ao dia por até cinco dias.

Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

Por fim…

Os óleos essenciais podem ser incorporados à sua rotina de cuidados com a pele antienvelhecimento, mas é importante conversar com seu dermatologista antes de usá-los. Escolha outros óleos para:

  • complementam os benefícios dos óleos essenciais
  • proteger a pele da inflamação
  • agir como um óleo transportador de óleos essenciais

Muitos dos óleos listados acima estão disponíveis como óleos essenciais. Adicione um à sua rotina de cada vez. Isso pode ajudar a evitar reações a produtos prescritos ou vendidos sem receita que você já esteja usando.

O tratamento com óleos essenciais para rugas pode apresentar os resultados em até três meses.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aromaterapiaaromaterapia com óleosaromaterapia oleos essenciaisbenefícios dos óleos essenciaiscombate das rugascomo usar óleos essenciaisdr. juliano pimentelmelhores óleos essenciaiso que é aromaterapiaóleo de cocoóleo essencial para aromaterapiaóleos essenciaisóleos essenciais para rugasrugasusos de óleos essenciais

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta