close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleos essencias para insônia – Durma melhor a partir de hoje

Se você deita e fica virando um lado para o outro, deita e não consegue dormir, você pode estar com insônia! Se esse for o seu caso confira agora os melhores óleos essencias para insônia.

Os óleos essenciais para insônia listados aqui podem ser usados por qualquer pessoa que queira ter uma boa noite de sono.

Mas afinal, o que é a insônia. Bem, a insônia é dificuldade em adormecer mesmo quando uma pessoa tem a chance de fazê-lo. Pessoas com insônia podem se sentir insatisfeitas com o sono e, geralmente, apresentam um ou mais dos seguintes sintomas: fadiga, baixa energia, dificuldade de concentração, distúrbios de humor e diminuição do desempenho no trabalho ou na escola.

Sabemos que uma noite de sono bem dormida faz toda a diferença em nosso rendimento diário. E os óleos essenciais associados a aromaterapia podem ser muito muito úteis.

Afinal, quando sentimos o cheiro de algo, nosso nervo olfativo envia sinais diretamente para o sistema límbico e a amígdala, as partes do cérebro responsáveis ​​por nossa memória ou humor. É por isso que certos aromas podem nos fazer sentir instantaneamente mais brilhantes ou relembrar uma memória favorita.

Vamos aos óleos!

Melhores óleos essencias para insônia

Lavanda para insônia

A lavanda  é um dos melhores óleos essenciais para insônia, pois acalma o sistema nervoso,  diminuindo a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a temperatura da pele – todos os processos que ocorrem durante a  transição natural do corpo para o sono (1).

O óleo essencial de lavanda  alivia a insônia leve e reduz os pensamentos ansiosos, alterando as ondas cerebrais para produzir um estado mais relaxado (2).

Óleo essencial de baunilha para insônia

O doce aroma de baunilha é atraente para muitas pessoas e tem uma longa história de uso para relaxar e aliviar o estresse. Por isso, está entre os principias óleos essenciais para insônia.

Baunilha pode ter efeitos sedativos no corpo. Pode reduzir a hiperatividade e a inquietação, acalmar o sistema nervoso e diminuir a pressão sanguínea (3). Também parece ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão, combinando relaxamento e melhora no humor.

Rosa gerânio e Valeriana para dormir melhor

Esses dois óleos essencias têm aromas florais semelhantes, e ambos demonstram reduzir o estresse e a ansiedade por conta própria e em combinação com outros óleos essenciais.

Alguns especialistas em sono recomendam a valeriana como um óleo essencial para a aromaterapia do sono. Pois, a valeriana tomada como um suplemento pode ser altamente benéfica para o sono. Mas o cheiro de valeriana não é nada agradável, por isso, é recomendado usar o óleo essencial de rosa gerânio para dormir melhor.

Óleo essencial de Jasmin para insônia

O jasmin é um dos óleos essenciais para insônia mesno conhecido. No entanto, seu aroma docemente floral tem sérias capacidades de promover o sono. Pesquisas mostram que o jasmim melhora a qualidade do sono e reduz o sono agitado, além de aumentar o estado de alerta durante o dia.

Um estudo de 2002 mostrou que o jasmim proporcionou todos esses benefícios do sono, além de diminuir a ansiedade, ainda mais efetivamente do que a lavanda (4).

Como usar óleos essências para dormir e relaxar

Agora que já conhece os melhores óleos para dormir melhor, saiba como usar os óleos essenciais para insônia.

Use Óleo essencial no banho

Usar óleos essenciais no banho é uma ótima maneira de obter os benefícios de relaxamento e sono da aromaterapia. Para isso pingue 4 a 5 gotas em um cantinho do box próximo de onde cai água, e inspire o perfume dos óleos essências para insônia no banho.

Além disso, você pode também fazer uma mistura de 3 gotas de óleo essencial a 2 colheres de óleo de coco ou óleo de uva e passar em seu corpo minutos antes do banho. Assim, você inspira o perfume e ainda hidrata a pele.

Use um difusor

Adicione as gotas de óleos essenciais e a água em seu difusor seguindo as recomendações definidas pelo fabricante. Siga as instruções.

Use óleo essências no seu quarto e roupa de cama

Você pode combinar o óleo essencial e a água em um frasco de spray  e borrifar em seu quarto, inclusive na parte de baixo do travesseiro para evitar irritações na pele.

Para cada ½ xícara de água, use 4-5 gotas de óleo essencial, ou menos, se o perfume for muito forte.

Use óleo essencial no corpo

A aplicação dos óleos essenciais em pontos de pressão como os pulsos ou atrás das orelhas podem ser bem úteis. Faça uma auto massagem nestes pontos. Os óleos essenciais em forma não diluída são altamente concentrados e intensos e podem irritar a pele. NÃO APLIQUE óleo essencial não diluído na pele.

Se você planeja usar topicamente óleos essenciais em seu corpo, certifique-se de comprar um óleo já diluído.

A diluição deve ser feita com óleos transportadores que podem ser óleo de coco, jojoba, usa ou óleo de amêndoa.

Ao usar óleos essenciais, preste atenção em como você se sente, pois perfume é uma experiência altamente individual. Cada um de nós reage aos cheiros de maneira diferente.

Os aromas certos para o seu relaxamento e sono são os que fazem você se sentir relaxado e com sono! Por isso pode ser necessário experimentar diferentes óleos antes de encontrar o ideal para sua rotina noturna.

Por outro lado, se um perfume faz você se sentir alerta e acordado, NÃO é o ideal para dormir, mas você pode usá-lo de manhã para ajudá-lo a começar o dia.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos para dormir melhorAlivia a insôniaaromaterapia oleos essenciaisdormir melhorfalta de sonoinsôniamelhores óleos essenciaisóleos essenciaisóleos essenciais ansiedadeóleos essenciais funcionamóleos essenciais para dormiróleos essenciais pra insôniasono e insôniausos de óleos essenciais

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta