close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Tosse seca, alérgica, com catarro [Óleo essencial para cada tipo de tosse]

Existem muitas receitas caseiras e remédios para tratar a tosse. Mas se você já tetou de tudo e quer opções mais naturais para aliviar os sintomas de tosse ou resfriado e acalmar a garganta use óleos essenciais.

Os óleos essenciais podem ser muito úteis no combate à tosse, além disso, ele ajuda ainda a combater bactérias e reduzir a inflamação.

E é fácil entender porque os óleos essenciais são úteis para tosse. A maioria das pastilhas, sprys e outros produtos convencionais vendidos para tosse têm em sua composição extratos de plantas. 

E os óleos essenciais são extratos concentrados de plantes. Ou seja, podem ser mais potentes que os produtos comercializados em farmácias tradicionais.

 

tosse seca

Existem muitas causas para alguém tossir, incluindo resfriado comum, gripe ou infecção no peito. Os óleos essenciais podem ajudar a acalmar a garganta, reduzir a inflamação e limpar o muco.

Óleo essencial de tomilho

O óleo essencial de tomilho também contém um alto nível de carvacrol, o que pode ser útil na eliminação ou proteção contra vírus e bactérias.

Para usar, ferva um litro de água e adicione algumas gotas do óleo. Faça de 5 a 8 inalações no vapor quente. Tenha cuidado para não se queimar!

Óleo essencial de eucalipto para tosse seca

O óleo essencial de eucalipto é usado pela maioria das pessoas que buscam soluções para tosse. 

É porque o eucalipto é um extrato muito conhecido e usado para esse fim, por isso, está presente em produtos para umidificador.

O composto responsável pela ação do eucalipto no combate à tosse é o eucaliptol ou cineol.

O eucaliptol tem um efeito antimicrobiano e pode combater bactérias que causam doenças (2). O eucaliptol também pode ajudar a reduzir a inflamação, aliviar a dor e aliviar a tensão muscular que pode resultar de um resfriado ou gripe.

O óleo essencial de eucalipto pode ser usado para acalmar a tosse de várias maneiras:

  • adicionando algumas gotas de óleo de eucalipto a 1 colher de óleo transportador e esfregando a mistura no peito e na garganta
  • diluir o óleo de eucalipto em água fervente e inalar o vapor.

Óleo essencial de alecrim para tosse com catarro

O alecrim, assim como o eucalipto, contém o composto cineol que pode ajudar a quebrar o muco e reduzir a inflamação (3).

Se a tosse tiver catarro, faça uma inalação do óleo de alecrim em água fervente. Ele é um ótimo expectorante!

Óleo essencial de hortelã-pimenta para tosse seca

Por outro lado se você estiver com tosse seca, então é melhor optar pelo óleo de hortelã pimenta. 

Mentol é um extrato de hortelã-pimenta que quando inalado, cria uma sensação de resfriamento que pode acalmar ou entorpecer a garganta arranhada.

Ao ser inalado, o óleo de hortelã-pimenta ajuda a relaxar os músculos da traqueia, conhecidos como músculos brônquicos (4). Isso ajuda a melhorar a respiração de pessoas com tosse seca.

Porém, o uso de óleo essencial de hortelã-pimenta não é recomendado para crianças com menos de 8 anos ou em pessoas grávidas.

Óleo essencial de incenso

O incenso é geralmente usado em perfumes e aromatizadores para casa.

Tradicionalmente ele é usado para tratamento de doenças inflamatórias e por isso, pode ser muito útil para pessoas com tosse relacionada a bronquite e asma (5).

Óleo essencial de orégano para  tosse alérgica

Se a sua tosse é uma reação alérgica, então o melhor óleo essencial a ser usado é o óleo de de orégano. Isso porque ele contém um alto nível de um composto potente chamado carvacrol.

O carvacrol é um agente antimicrobiano útil que pode combater muitos tipos de germes (6). Ou seja, é útil no tratamento de tosse cujas causas são virais ou bacterianas.

Óleos essenciais de bergamota, noz-moscada e cipreste

Sabe aquela sensação de frescor necessária quando está tossindo? Pois bem, os óleos essenciais de noz-moscada, bergamota e cipreste podem proporcionar esse refresco quando inalado. 

Isso porque eles contêm um composto chamado cânfora. Este composto é útil também pois possui propriedades antioxidantes, que podem ajudar a proteger as células contra danos e afastar germes nocivos (7).

Além desses, outros óleos essenciais também podem ser úteis para tosse, como os óleos de limão ou outras frutas cítricas, canela, gerânio, lavanda, capim-limão, camomila e por fim, manjericão.

Como usar óleo essencial para tosse?

A aromaterapia envolve a inalação de óleos essenciais através do nariz e da boca.

Lembre-se que os óleos essenciais são potentes, por isso, use-os com cuidado. Eles devem ser diluídos, em um difusor ou em combinação com outro óleo tópico, para evitar reações ou complicações. Além disso, você não deve ingerir um óleo essencial.

Dependendo da preferência e da gravidade dos sintomas, uma pessoa pode usar um óleo essencial de várias maneiras.

Banho de vapor

Adicione algumas gotas de óleo essencial a uma tigela de água fervente e respire o vapor.

Óleo transportador

Dilua um óleo essencial em um óleo transportador e aplique-o na pele. Os óleos essenciais podem misturar-se bem com qualquer número de óleos transportadores naturais, incluindo: óleo de coco, azeite, óleo de argan, óleo de semente de damasco, óleo de uva, óleo de gergelim e por fim, óleo de girassol.

Compressa quente

Adicione algumas gotas de óleo essencial e uma pequena quantidade de sabão líquido em uma tigela de água morna. Mergulhe uma toalha nesta mistura e envolva-a na cabeça ou no peito.

Lenço ou lenço de papel

Aplique uma ou duas gotas de óleo essencial em um lenço ou tecido. Inspire, mantendo-o próximo à boca e nariz. Isso pode aliviar os sintomas, mesmo quando a pessoa está ao ar livre.

Pode ser que sua tosse seja reflexo da baixa imunidade, por isso, tente consumir sucos vegetais. Eles vão te ajudar a eliminar as toxinas do seu corpo e elevar a imunidade.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : dr. juliano pimentelóleo essencial para tosseóleos essenciaissaúdetossetosse alérgicatosse com catarrotosse roucatosse seca

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta