Período Fértil: Quais São os Sintomas e Como Calcular?
O período fértil feminino é o momento ideal para a mulher engravidar. É a fase do mês em que a mulher está ovulando e dura aproximadamente 6 dias.
Para uma mulher que tem menstruações regulares a cada 28 dias, o período fértil começa 14 dias antes da menstruação descer. Durante esse período o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de falópio em direção ao útero, e pode ser penetrado por um espermatozoide, dando início a uma gravidez.
É possível saber quando o período fértil acontece através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês, como aumento da secreção vaginal e também da libido (1).
Para as mulheres que estão tentando engravidar saber exatamente quando é o período fértil é importante, pois aumenta as chances de que a gravidez aconteça.
Como muitas mulheres me perguntam quais são os sintomas e como calcular o período fértil, resolvi fazer este artigo.
Não deixe de ler e compartilhar.
Período Fértil e o Ciclo Menstrual
A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que iniciam na adolescência e duram até a menopausa (2).
O ciclo menstrual normal dura em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia. Cada ciclo desse é dividido em 3 fases:
>> Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias;
>> Fase ovulatória: dura cerca de 8 dias e é quando ocorre a ovulação, que normalmente acontece na metade do ciclo. Para um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece no 14º dia;
>> Fase lútea: dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.
Finalizadas as 3 fases, ocorre a menstruação, que é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que dura cerca de 5 a 7 dias.
Causas do Ciclo Menstrual Irregular
O ciclo menstrual irregular é aquele em que não sabe ao certo quando a menstruação irá acontecer (3).
As causas mais comuns de ciclo irregular incluem:
- Período pós gravidez;
- Pré-menopausa, devido às intensas alterações hormonais;
- Distúrbios da alimentação que causam perda de peso em excesso, como anorexia;
- Ovário policístico;
- Excesso de atividade física intensa;
- Hipertireoidismo;
- Mudança de anticoncepcional;
- Estresse ou distúrbios emocionais;
- Presença de inflamação, pólipos ou tumores no aparelho reprodutor feminino.
Caso o seu ciclo menstrual seja irregular ou quando o ciclo menstrual não ocorre por mais de 3 meses, procure seu ginecologista para avaliar e investigar a causa do problema.
O Que é Período Fértil?
De forma bem simples, o período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.
Mas é importante entender algumas coisas sobre os seus dias férteis.
Após a ovulação, o óvulo só permanece viável para ser fecundado por aproximadamente 24 horas.
E os espermatozoides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por até 5 dias, sendo as primeiras 48 horas o seu período de maior atividade (4).
Isso significa que o período fértil costuma ser de até 5 dias. Mesmo que a mulher só ovule 5 dias depois do ato sexual, é possível ainda haver espermatozoides viáveis na sua trompa, à espera do óvulo.
Sintomas do Período Fértil
Para as mulheres que são mais atentas a seus corpos, é possível identificar o período fértil através de alguns sintomas.
O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, são eles:
- Presença de muco vaginal: sem cheiro, claro e transparente como clara de ovo;
- Temperatura corporal ligeiramente elevada: ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC;
- Acne e espinhas: é um dos sinais que mais facilmente é percebido para a maioria das mulheres porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência;
- Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher se sinta mais atraente e com mais desejo sexual;
- Dor no baixo ventre: mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando;
- Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.
Todos esses sintomas citados ocorrem porque o corpo da mulher está se preparando para acolher um bebê.
Com o muco vaginal mais líquido e transparente, os espermatozoides podem nadar com mais facilidade e a temperatura corporal sobe devido, ao esforço que o próprio corpo faz para amadurecer e direcionar o óvulo para as trompas de falópio.
Quando não existe fecundação, ou seja, quando o óvulo não é penetrado por um espermatozoide, ele se desfaz aos poucos, sendo eliminado também na menstruação.
Se você está tentando engravidar, mas tem dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, uma outra solução é optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia.
Duração do Período Fértil
Para calcular o seu período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.
Desta forma, para saber quando é o período fértil é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.
No entanto, calcular o período fértil para mulheres com ciclo irregular pode não ser tão fácil.
Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.
No entanto, uma forma de tentar saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
Ou seja, se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, neste caso, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.
Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.
Já para aquelas que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha.
Ter conhecimento sobre o seu período fértil tem muito a ver com o conhecido que você tem sobre o seu corpo. Porém, para mulheres com períodos irregulares a tarefa pode ser mais difícil e é recomendado que você procure ajuda médica.
E se você está tentando engravidar, fique atenta aos sintomas que indicam o período fértil e converse com seu ginecologista.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
Excelente artigo!
Ótima explicação Dr.