Problema no coração – Quais são os principais sintomas
Problema no coração inclui doenças dos vasos sanguíneos, como doença arterial coronariana, problemas de ritmo cardíaco (arritmias) e defeitos cardíacos com os quais você nasceu (defeitos cardíacos congênitos), entre outros.
A doença cardiovascular geralmente se refere a condições que envolvem vasos sanguíneos estreitados ou bloqueados que podem levar a um ataque cardíaco, dor no peito (angina) ou acidente vascular cerebral, por exemplo.
Outras condições cardíacas, como as que afetam o músculo, as válvulas ou o ritmo do coração, por exemplo, também são consideradas formas de problema no coração.
Acima de tudo, muitos problema no coração podem ser prevenidas ou tratadas com escolhas saudáveis de estilo de vida.
Gostou do tema? Leia e compartilhe.
Sintomas
Os sintomas de problema no coração dependem do tipo de doença cardíaca que você tem.
Problema no coração – Doença Aterosclerótica
Os sintomas da doença cardiovascular podem ser diferentes para homens e mulheres. Por exemplo, os homens são mais propensos a ter dor no peito; as mulheres são mais propensas a ter outros sintomas junto com desconforto no peito, como falta de ar, náusea e fadiga extrema (1).
Os sintomas incluem, por exemplo:
- Dor no peito, aperto no peito, pressão no peito e desconforto no peito (angina)
- Assim como falta de ar
- Dor, dormência, fraqueza ou frieza nas pernas ou braços, se os vasos sanguíneos nessas partes do corpo estiverem estreitados
- Dor no pescoço, mandíbula, garganta, além de dor na parte superior do abdômen ou nas costas
Você pode não ser diagnosticado com doença cardiovascular até ter um ataque cardíaco, angina, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca.
Por isso, é importante observar os sintomas cardiovasculares e discutir preocupações com seu médico. Afinal, um problema no coração pode às vezes ser encontrado precocemente com avaliações regulares.
Problema no coração – Arritmias cardíacas
Uma arritmia cardíaca é um batimento cardíaco anormal. Ou seja, seu coração pode bater muito depressa, devagar demais ou irregularmente. Os sintomas de arritmia cardíaca podem incluir:
- Fluttering no seu peito
- Batimento cardíaco acelerado (taquicardia)
- Batimento cardíaco lento (bradicardia)
- Dor no peito ou desconforto, por exemplo
- Falta de ar
- Tontura
- Além de desmaio (síncope) ou quase desmaio
Problema no coração – Defeitos Cardíacos
Os defeitos cardíacos congênitos graves, ou seja, defeitos com os quais você nasce, geralmente se tornam evidentes logo após o nascimento (2).
Os sintomas de defeito cardíaco em crianças incluem, por exemplo:
- Cinza pálido ou azul da pele (cianose)
- Inchaço nas pernas, abdômen ou áreas ao redor dos olhos
- Em uma criança, falta de ar durante as mamadas, levando a um baixo ganho de peso
Além disso, os defeitos cardíacos congênitos menos graves geralmente não são diagnosticados até mais tarde na infância ou na idade adulta.
No entanto, sinais e sintomas de defeitos cardíacos congênitos que geralmente não são imediatamente fatais incluem:
- Facilmente ficando com falta de ar durante o exercício ou atividade
- Facilmente cansativo durante o exercício ou atividade
- Inchaço nas mãos, tornozelos ou pés
Problema no coração – Cardiomiopatia Dilatada
Nos estágios iniciais da cardiomiopatia, você pode não ter sintomas. À medida que a condição piora, os sintomas podem incluir (3):
- Falta de ar com esforço ou em repouso
- Inchaço das pernas, tornozelos e pés
- Fadiga
- Batimentos cardíacos irregulares que parecem rápidos, batendo ou esvoaçantes
- Assim como tontura e desmaio
Problema no coração – Infecções Cardíacas
A endocardite é uma infecção que afeta a membrana interna que separa as câmaras e válvulas do coração (endocárdio). Sintomas de infecção cardíaca podem incluir:
- Febre
- Falta de ar
- Fraqueza ou fadiga
- Inchaço nas pernas ou no abdômen
- Mudanças no seu ritmo cardíaco
- Tosse seca ou persistente
- Além de erupções cutâneas ou pontos incomuns
Uma infecção cardíaca, como a endocardite, por exemplo, é causada quando um irritante, como uma bactéria, um vírus ou um produto químico, atinge o músculo cardíaco. As causas mais comuns de infecção cardíaca incluem:
- Bactérias
- Vírus
- Parasitas
Sintomas de problema no coração causados por doença cardíaca valvular
O coração tem quatro válvulas. Válvulas aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide, que se abrem e se fecham para direcionar o fluxo sanguíneo através do coração (5).
As válvulas, no entanto, podem ser danificadas por uma variedade de condições que causam estreitamento (estenose), vazamento (regurgitação ou insuficiência) ou fechamento inadequado (prolapso), por exemplo.
Então, os sintomas podem variar dependendo de qual válvula não está funcionando adequadamente. Porém, os sintomas da doença cardíaca valvar geralmente incluem:
- Fadiga
- Falta de ar
- Arritmia cardíaca
- Pés ou tornozelos inchados
- Dor no peito
- Assim como desmaio (síncope)
Existem muitas causas de doenças nas válvulas cardíacas. Você pode nascer com doença valvular ou as válvulas podem ser danificadas por condições como:
- Febre reumática
- Infecções (endocardite infecciosa)
- Distúrbios do tecido conjuntivo
Problema no coração – Causas da cardiomiopatia
A causa da cardiomiopatia, um espessamento ou aumento do músculo cardíaco, pode depender do tipo:
- Cardiomiopatia dilatada. A causa deste tipo mais comum de cardiomiopatia muitas vezes é desconhecida. Porém, pode ser causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração (doença isquêmica do coração) resultante de danos após um ataque cardíaco, infecções, toxinas e certas drogas. Além disso, pode também ser herdado de pai ou mãe. E certamente aumenta (dilata) o ventrículo esquerdo (6).
- Cardiomiopatia hipertrófica. Já este tipo, no qual o músculo cardíaco se torna anormalmente espesso, geralmente é herdado. Porém, também pode se desenvolver com o tempo devido à pressão alta ou ao envelhecimento.
- Miocardiopatia restritiva. Esse tipo menos comum de cardiomiopatia, que faz com que o músculo cardíaco se torne rígido e menos elástico, pode ocorrer sem qualquer razão conhecida. Ou seja, pode ser causada por doenças, como distúrbios do tecido conectivo, acúmulo excessivo de ferro no organismo (hemocromatose), acúmulo de proteínas anormais (amiloidose) ou por alguns tratamentos de câncer, por exemplo.
Além desses sintomas específicos de cada problema no coração, você deve estar atento a outros sintomas gerais, que podem também indicar problema no coração.
Desconforto no peito
É o sinal mais comum de perigo para o coração. Se você tem uma artéria obstruída ou está tendo um ataque cardíaco, por exemplo, pode sentir dor, aperto ou pressão no peito (7).
Além disso, você pode ter problema no coração e até mesmo um ataque cardíaco sem dor no peito. Isso é particularmente comum, principalmente entre as mulheres.
Náusea, indigestão, azia ou dor de estômago
Algumas pessoas apresentam esses sintomas durante um ataque cardíaco. Eles podem inclusive, vomitar.
E mais uma vez as mulheres são mais propensas a relatar esse tipo de sintoma do que os homens.
Claro, você pode ter uma dor de estômago por muitas razões que não têm nada a ver com o seu coração. Afinal, poderia ser apenas algo que você comeu.
No entanto, você precisa estar ciente de que isso também pode acontecer como consequência de um problema no coração.
Portanto, se você se sentir assim e estiver em risco de problema no coração, deixe um médico descobrir o que está acontecendo.
Principalmente se você também tiver algum dos outros sintomas da lista.
Sentir suado
Não me refiro ao suor quando você está praticando atividade física, ou quando você está em um lugar muito quente. Mas sentir-se quente e úmida junto com dores no peito é um sinal de que você pode estar com um problema no coração.
Dor nas pernas
Outro sintoma de problema no coração que você deve ficar atenta é quanto a sensação de aperto na panturrilha. Portanto, se você sempre que você está andando você sente um aperto nas panturrilhas, vale a pena consultar um médico e realizar alguns exames para checar a saúde do seu coração.
Finalmente, o que você precisa é ter hábitos saudáveis. Praticar exercícios e ter uma alimentação de verdade. Eu inclusive, selecionei 12 alimentos que você deve inserir na sua dieta diária.
Confira essa LISTA DE ALIMENTOS e tenha mais saúde!
Abraço e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.