Quebrar o Jejum Com Alimentação Certa (Quem tem Gastrite)
Quem vai quebrar o jejum precisa entender que é importante dar atenção para a alimentação; as comidas industrializadas e processadas precisam se excluídas da dieta. Sem mudanças na alimentação não adianta iniciar o jejum. E quem sofre com a gastrite, precisa ter atenção redobrada na alimentação.
A gastrite é um problema digestivo causado por inflamação do estômago e erosão do revestimento dele (mucosa gástrica) (1).
Fatores de estilo de vida que são prejudiciais, como: fumar, comer uma dieta pobre em nutrientes, usar analgésicos sem receita frequentemente; contribuem para a inflamação no estômago e aumentam a probabilidade de desenvolver gastrite.
Nesse artigo explicarei o que você pode comer para quebrar o jejum, se você sofre com a gastrite.
Não deixe de ler e compartilhar!
Quebrar o Jejum X Ajustar a Dieta
Ajustar a dieta é um passo importante para ajudar no tratamento do estômago, evitar que a inflamação se desenvolva ou retorne.
Certos alimentos podem piorar os sintomas de gastrite e devem ser evitados.
Exclua os alimentos muito ácidos, picantes ou quentes, álcool, cafeína e alimentos processados / embalados.
Por outro lado, alimentos ricos em fibras, antioxidantes como vitamina C, eletrólitos como magnésio e cálcio, vitamina B12, probióticos e ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a diminuir a inflamação e aumentar a saúde digestiva.
Uma dieta para quem sofre de gastrite possui principalmente vegetais, frutas, proteínas de alta qualidade, e gorduras saudáveis pode ajudar a gerenciar sintomas dolorosos; essas mudanças vão ajudar você a manter um peso saudável e prevenir deficiências nutricionais.
Se você tem gastrite e quer quebrar o jejum precisa cuidar mais da alimentação. A seguir, você confere uma lista de alimentos que além de serem deliciosos ajudam a combater os efeitos e os sintomas de gastrite.
1- Alimentos com alto Teor de Antioxidantes
Alimentos com alto teor de antioxidantes, como os ricos em vitamina C, vitamina A e flavonoides (encontrados em bagas, por exemplo), podem ajudar a diminuir a inflamação do estômago, reduzir o risco de distúrbios digestivos ou complicações.
As melhores fontes de antioxidantes são frutas e vegetais frescos de cores vivas.
Frutas frescas, ervas, especiarias e vegetais que são especialmente benéficos para a gastrite; assim como cebola, alho, abóbora, pimentões, folhas verdes, alcachofra, aspargos, aipo, erva-doce, vegetais marinhos, gengibre, açafrão, vegetais crucíferos, bagas, maçãs e cerejas. (1)
2- Alimentos Probióticos
Uma revisão de estudos sugere que o consumo de probióticos pode ajudar a controlar bactérias de H. pylori, e tratar infecções que desencadeiam gastrite e úlceras (2).
Os alimentos probióticos, incluindo vegetais, kombucha, kefir e os seus derivados, têm inúmeros benefícios para quase todos os aspectos da saúde.
Esse alimentos reduzem a inflamação, regulam os movimentos intestinais, ajudam a controlar reações a alergias alimentares ou intolerâncias e muito mais.
Os alimentos e suplementos probióticos que contêm bactérias benéficas como Lactobacillus bulgaricus, podem ajudar a regular a quantidade de ácido produzido pelo estômago, e reduzir a inflamação inibindo significativamente a expressão de citocinas e quimiocinas.
3- Alho
O alho é um anti-inflamatório natural e até possui algumas propriedades antibióticas.
Alguns especialistas acreditam que o alho cru pode até mesmo ajudar a reduzir a bactéria H. pylori, e inibir o crescimento de outras bactérias nocivas no microbioma. (3)
Estudos apontam que consumir cerca de dois dentes de alho por dia, oferece a maior proteção contra a inflamação do estômago e benefícios também, assim como tomar suplementos concentrados de extrato de alho.
4- Alcaçuz, Funcho ou Anis
O alcaçuz é um remédio popular tradicional para todos os tipos de queixas digestivas, incluindo úlceras e refluxo ácido.
A raiz de alcaçuz contém um composto especial chamado glycyrrhizic, que é conhecido por seus efeitos calmantes no estômago e fortalecimento das habilidades dentro do trato gástrico.
Ele possui propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, antioxidantes, antitumorais, antimicrobianas e anti-virais (4).
Embora o extrato de alcaçuz possa ser mais benéfico; a erva-doce e o uso de especiarias de anis também pode oferecer algum alívio.
5- Alimentos Ricos em Fibras
Alimentos ricos em fibras são excelentes para tratar a gastrite e outros distúrbios digestivos, e uma ótima opção saudável para quebrar o jejum.
Um estudo realizado americano pela Harvard School of Public Health, descobriu que dietas com fibras elevadas foram associadas com risco reduzido de desenvolver úlceras de estômago em até 60%. (6)
Algumas das melhores fontes de fibras incluem nozes como amêndoas, sementes de chia ou
linho, legumes, e grãos (de preferência sem glúten ou excesso de carboidratos) como a quinoa.
6- Gorduras e Proteínas Saudáveis
Outra forma saudável de quebrar o jejum para quem tem gastrite, é consumir alimentos ricos em proteínas, gorduras saudáveis e ômega-3.
As proteínas ajudam a reparar a parede intestinal, e tratam problemas digestivos como síndrome do intestino com vazamento, o que pode desencadear a inflamação de gastrite.
As boas fontes de proteína incluem: a carne alimentada com grama, peixe selvagem, sementes de chia, ovos ou aves.
Peixes como o salmão ou sardinha são especialmente benéficos porque são alimentos ricos em ômega-3, que são anti-inflamatórios.
Outras gorduras saudáveis que são fáceis de digerir incluem o óleo de coco ou de azeite, o abacate, a manteiga e a manteiga Ghee.
Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.
Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva! Inscreva-se para participar do curso sobre Jejum Intermitente.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel