close
Receitas

Baba Ganoush (Receita Árabe)

Dr Juliano Pimentel

Experimente uma receita prática, nutritiva e muito saudável para substituir os alimentos industrializados, como o Baba Ganoush. Ela consiste em uma pasta de berinjela árabe, muito saborosa. Essa receita é bem semelhante ao hummus, uma pasta de grão-de-bico (1).

As duas receitas possuem dois ingredientes chaves, o alho, e as sementes de gergelim, ou tahine. A grande diferença entre essas receitas está no ingrediente principal, no caso do Baba Ganoush utilizamos a berinjela, ao invés do grão-de-bico.

Não deixe de ler e saborear.

Baba Ganoush

Baba Ganoush: Berinjela. Imagem: (Divulgação)

INGREDIENTES:

  • 1 Berinjela grande e cortada;
  • 1 Xícara de tahini ou das sementes de gergelim;
  • Papel manteiga;
  • 3-4 Dentes de alho descascados e esmagados ;
  • 1-2 Colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 Xícara de salsinha picada;
  • Sal, pimenta e especiarias à gosto.

 

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno.

Em uma assadeira forrada com papel manteiga, adicione as fatias de berinjela. Coloque o sal e espere a berinjela descansar por 10 a 15 minutos para remover a umidade.

Remova o excesso de água com uma papel toalha. Grelhe a berinjela no forno de 5 a 8 minutos. Remover a casca é opcional.

Coloque a berinjela no processador de alimentos ou no liquidificador.

Misture os outros ingredientes.

Sirva.

A forma de servir o seu Baba Ganoush é muito variada, por permitir que você use a imaginação. Algumas dicas é servi-lo com legumes picados, alimentos crocantes para petisco como aipo, pimentões e cenouras cruas.

Outra boa opção é servir com pão low carb, substituindo a maionese.

Os Benefícios da Salsa

O petroselium crispum, mais conhecida como salsa, salsinha, que pode também pode ser reconhecida como salsa-hortense, é uma planta muito versátil e importante (2).

As suas utilidades vão desde dar sabor aos alimentos até chás e propriedades medicinais, como, por exemplo, auxiliar na limpeza dos rins, em caso de cálculos renais.

A salsa pode ser indicada para tratar infecções urinarias, dor de dente, pedra nos rins, entre outros problemas (3).

Possui uma ótima ação diurética e antiinflamatória. Essas propriedades, diuréticas auxiliam na eliminação de organismos infeciosos do seu corpo.

Ela também auxilia no emagrecimento por ajudar o corpo a não reter líquidos, melhorando assim o inchaço nas pernas e barriga (4). Por isso, muitas pessoas utilizam a salsa em seus sucos detox junto com outros alimentos.

A salsa também é ótima como estimulante da menstruação, e para auxiliar no combate das cólicas menstruais, além de ser rica em ferro.

Contra Indicações E Efeitos Colaterais

A salsa é contra indicada para mulheres grávidas e para os pacientes com inflamação renal.

Quando ingerida em excesso pode causar alergias e estimular a antecipação da menstruação.

A salsa, assim como esses outros alimentos saborosos da nossa receita de Baba Ganoush, faz parte dos alimentos de verdade e ricos em benefícios para a saúde que eu tanto falo. Mas nessa e em outras receitas você pode substituir por outros alimentos naturais.

Isso quer dizer, que até nos momentos de pequenos lanches e petiscos você pode comer de forma nutritiva. Incluí-los a nossa alimentação diária só trará benefícios.

Opte por alimentos naturais que saciam e nutrem o corpo, e não prejudicam a saúde como os alimentos industrializados.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alhobaba ganoushberinjeladr. juliano pimentelhummusóleo de cocopão low carbpasta de grão-de-bicoreceitareceita Árabereceitassalsinhasaúdesementes de gergelimsucos detox

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta