close
Receitas

Berinjela ao forno: Praticidade e Muito Sabor

Dr Juliano Pimentel

Um dos modos mais conhecidos de fazer berinjela é fritando a leguminosa. Porém, há formas ainda mais saudáveis de preparar esse alimento, como nessa receita de berinjela ao forno.

Sem contar que a berinjela possui vários benefícios para a saúde, e ainda pode beneficiar o emagrecimento saudável.

Então, não deixe de experimentar e compartilhar.

Berinjela ao forno

INGREDIENTES:

  •          2 Berinjelas médias fatiadas;
  •         1 Cebola média fatiada;
  •         1 Tomate grande fatiado;
  •         Orégano a gosto;
  •         1 colher (café) rasa de sal;
  •         Azeite de oliva;
  •         1/2 xícara (chá) vinagre de maçã.

MODO DE PREPARO:

Em um refratário espalhe azeite de oliva

Arrume em camadas a cebola, tomate e a berinjela

Misture o vinagre com o sal, o azeite e o orégano

Depois de arrumadas as camadas no refratário, faça pequenos furos com o garfo e regue com a mistura do vinagre e azeite

Cubra com papel alumínio e leve para assar por cerca de 30 minutos à 180ºC

Sirva ainda quente

Benefícios da Berinjela

img_agua_de_berinjela_com_limao_para_emagrecer_17443_orig
Berinjela Assada: é rica em antioxidantes. Imagem: (Divulgação)

A berinjela possui características inconfundíveis que podem trazer diversos benefícios para a sua saúde, entre eles o emagrecimento.

Trata-se de um alimento de baixíssimo teor calórico, pois esse vegetal possui somente 30 calorias para cada 100 gramas, além disso, é rico em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos.

Na berinjela você encontra vitaminas do Complexo B, vitamina K, vitamina C, potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio.

Estudos mostram que ela pode prevenir doenças como câncer, doenças do coração e diabetes, além de ajudar no bom funcionamento do cérebro. Isso tudo porque ela é rica em antioxidantes como a tripsina, e em ácido clorogênico.

O nasunin, também presente na berinjela, ajuda a reduzir o colesterol ruim, fazendo bem ao coração.

Como a berinjela é rica em antioxidantes, os radicais livres são combatidos, prevenindo o envelhecimento precoce.

Berinjela faz bem até para a sua pele! Combatendo os radicais livres, a berinjela também faz com que sua pele fique muito mais bonita e jovem por muito mais tempo.

E ela também tem vitamina C, o que dá maciez e suavidade a pele.

Há ainda outros benefícios.

Por ser um alimento riquíssimo em fibras, a berinjela vai ajudar seu intestino a funcionar melhor, assim, as toxinas serão eliminadas de forma muito mais eficaz.

As fibras da berinjela beneficiam assim a promover o seu emagrecimento.

Além disso, as fibras dão saciedade rápida e duradoura, o que faz você comer menos e sentir menos fome.

Benefícios do Tomate

Você sabia que além de muito saboroso, o tomate é também muito saudável?

Ele pode prevenir o câncer de pâncreas, cervical e próstata. O tomate também protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares.

A fruta age como anti-inflamatório, sendo também muito benéfica para a atividade cerebral. Além disso, é ótima para combater as infecções e exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

O tomate contém grandes quantidades de vitaminas (A, complexo B e C) e sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).

Há ainda outros benefícios!

Os tomates são a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer.

O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate. Por isso, quanto mais intensa for a cor do fruto, mais rico em antioxidante ele será.

Faça o Download

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

Por todos esses motivos, inclua o tomate a sua dieta.

Como anda a sua alimentação? Você tem escolhido se alimentar de verdade, ou ainda desliza com alimentos processados, industrializados ou açucarados?

As receitas aqui do site são um ótimo início para que você faça escolhas melhores na hora de montar o seu prato. Use-as a seu favor!

Com o passar do tempo, a alimentação de verdade vai se tornar uma rotina para você, ajudando a melhorar sua saúde e disposição.

Aliás, outro hábito saudável que você pode incorporar ao seu dia a dia é a ingestão de chás termogênicos para acelerar o seu metabolismo. Para ter acesso ao material basta preencher o formulário abaixo.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, para você e para a sua família, eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : anti-inflamatórioantioxidantesberinjelacâncer de pâncreasdr. juliano pimentelemagrecimento saudávelfibrasinfecções bacterianaslicopenolow carbmineraispotássioradicais livresreceitareceitassaúdetomatevitamina Cvitamina Kvitaminas do complexo B

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. EU AINDA NÃO PAREI DE COMER TODAS AS PORCARIAS, MAS DIMINUI 90% E FAÇO JEJUN QUE APRENDI COM VC E FIZ MEU MARIDO QUE TEM MUITO PROBLEMAS DE SAÚDE TAMBÉM FAZER. ESTAMOS NOS SENTINÃO MELHOR A CADA DIA.
    EU JÁ PERDI PESO E ELE TAMBÉM. CADA SEMANA VOU ME.ORGANIZANDO MAIS E REPASSO PARA TODAS AS PESSOAS .PRINCIPALMENTE PARA AS QUE ESTÃO TRISTES. TENHO AMIGOS ÁRABES QUE FAZEM O JEJUM POR CULTURA religiosas e eles mesmo dizem que o jejum.os tronam mais residentes. Moro na Bélgica e não sigo muito ao vivo, mas vejo tudo seu. Deus te abençoe.

  2. Dr te sigo desde 03 de dezembro e já faço o jejum intermitente, estou muito feliz por Deus ter colocado você em meu caminho e sei que terei resultado em breve, Dr será que poderia fazer uma live da alimentação de bebes e crianças, pq o senhor diz que leite não é bom mais a médica dela diz que tenho que dar leite o que faço?

Enviar Resposta