close
Receitas

Receita de Conserva de Kimchi

O kimchi é um prato muito popular na Coreia, feito principalmente de acelga e pimenta, costuma acompanhar sopas e pratos principais. Uma opção saborosa e diferente para as suas refeições.

Geralmente se deixa fermentar a conserva com a pimenta por alguns dias, antes de se consumir o kimchi.

A receita original contém glúten e açúcar, mas da para preparar esta receita de um jeito muito saboroso, sem glúten e sem açúcar!

Atenção aos gástricos: a receita contém bastante pimenta.

Confira como prepará-lo!

Kimchi

Ingredientes:

  • 1 acelga grande
  • 1/2 xícara de sal rosa (o sal só será usado para desidratar a acelga, pois ela será bem lavada e o sal não será consumido)
  • 6 cebolinhas picadas
  • 1 pedaço 5cm de gengibre, ralado
  • 2 pimentas vermelhas picadas
  • 1 colher de chá de pimenta caiena, ou mais, dependerá do gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de água
  • Sementes de gergelim a gosto

Modo de Preparo:

  1. Corte a acelga ao meio, e posicione as metades em uma bacia grande.
  2. Pegue algumas pitadas do sal rosa e vá passando nas folhas de cima para baixo, esfregando o sal e para que a acelga possa ser desidratada.
  3. Após terminar de salgá-las, coloque algum peso em cima delas, e deixe até o próximo dia para que possam ser desidratadas.
  4. No dia seguinte, escorra todo o líquido que a acelga soltou e lave muito bem as folhas para tirar todo o sal, esta parte é de extrema importância.
  5. Tire toda a água da acelga após lavava, espremendo-a
  6. Em uma vasilha, misture a os pedacinhos da pimenta fresca, a pimenta caiena, a cebolinha, o alho picado, o gengibre e adicione um pouco de água para que se forme uma pasta.
  7. Com as mãos, esfregue a pasta de pimenta nas folhas das acelgas, pode passar bastante para que se pegue bastante tempero.
  8. Corte a acelga em kimchi, em partes quadradas de mais ou menos 5~10cm, e reserve as partes em um pote de vidro, de 1 a 3 dias, para que a pimenta fermente com as folhas.
  9. Após o tempo de fermentação, você pode armazenar o kimchi na geladeira, por alguns dias.
  10. Ao servi-lo, polvilhe uma porção das sementes de gergelim e bom apetite!

Benefícios do Gergelim

Kimchi: Possui Gergelim que é rico em Proteínas. Imagem: (Divulgação)

As sementes do gergelim vem de uma planta chamada Sésamo, e em suas vagens habitam as sementes do gergelim, e é lá que estão seus óleos valiosos.

Inclusive, elas contêm bastante proteína; então para quem não consome carne ou ovos, é importante que se consuma o gergelim ou outros alimentos que contém a proteína.

O óleo de gergelim é rico em ácido linoleico, e é bastante benéfico para a saúde.

Uma pesquisa descobriu que o gergelim afeta positivamente hormônios ligados ao desempenho sexual e a libido, principalmente se tratando de mulheres já na menopausa. (1)

E já que as sementes de gergelim possuem muitos nutrientes, tais como o manganês, cálcio, ferro, magnésio e outros compostos, ele é um alimento importante para mulheres grávidas, também.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, para você e para a sua família, eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acelgaconservaConserva de Kimchicoreanoferrogergelimglútengrávidagravidezhormônioskimchimanganêsmenopausaorientalpimentaproteínasem-glútensementes de gergelim

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta