close
Receitas

Mousse de limão com biomassa – Refrescante, saborosa e saudável

Receita de sobremesa saudável é sempre bem vinda, não é mesmo? Por isso, vou compartilhar com vocês a receita da Carol, minha esposa, de mousse de limão com biomassa.

Anota aí todos os ingredientes, faça e deixe nos comentários o que você achou!

Mousse de limão com biomassa

Ingredientes:

1 xícara e 1/2 de suco de limões espremidos e coados (pode usar maracujá que também fica delícia)

1 xícara e 1/2 de água

1/2 xícara de xilitol ou stevia

1 colher de chá de ágar-ágar (quem não tem, pode usar gelatina sem sabor)

1/2 xícara de biomassa de banana verde – raspas de limão para enfeitar

Modo de preparo da mousse de limão com biomassa

Leve ao fogo a água, o suco de limão, o xilitol, o ágar-ágar para cozinhar por uns 4 minutinhos sem parar de mexer. Logo após, acrescente a biomassa e bata bem. Se sentir necessidade use o liquidificador.

Por fim, coloque em tacinhas e leve gelar até endurecer. Enfeite com as raspas de limão e sirva.

Para mais receitas, já sabe! Segue o instagram da Carol.

Biomassa de banana verde

O melhor desta receita de mousse de limão com biomassa é justamente a biomassa. A biomassa de banana verde não possui sabor característico de banana, e pode ser adicionada em muitos alimentos. Por não conter glúten e é uma boa opção para quem quer se alimentar de forma mais saudável; ou sofre com a doença celíaca e precisa fazer substituições alimentares.

Prática e versátil, ela pode beneficiar a sua saúde de diversas formas. Se você nunca fez a biomassa, confira o vídeo a baixo!

Ela é capaz de melhorar a imunidade, além de contribuir para a saúde intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, e evitar o acúmulo de gordura abdominal (gordura visceral).

A fibra solúvel presente nesse alimento não é digerida, ou seja, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do seu intestino e contribui para o desenvolvimento da flora intestinal.

Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui.

A biomassa de banana verde também possui vitamina A, importante para a saúde dos olhos e da pele.

Você encontra também as vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, por exemplo, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos; além de potássio, manganês e fósforo.

Um dos benefícios da biomassa é inclusive, ajudar no emagrecimento. Por isso, é uma boa opção a receita de mousse de limão com biomassa.

Biomassa de banana ajuda a emagrecer

O amido resistente presente na biomassa funciona como uma fibra solúvel, ou seja, promove a saciedade e ajuda a controlar o apetite.

Com o apetite controlado você come menos, e isso ajuda a perder peso.

Por isso, acrescentar a biomassa de banana verde pode sim ajudar a emagrecer. Desde que ela faça parte de uma alimentação saudável, sem alimentos industrializados açucarados. Ou seja, como uma aliada à uma vida ativa e com bons hábitos.

Se você se alimenta de maneira mais saudável, a biomassa pode trazer ainda mais benefícios para o seu organismo. Afinal, ela reduz a absorção de gorduras e de açúcar provenientes da alimentação, o que também colabora com o controle do peso.

Outro ponto e que no preparo de receitas, ela substitui o creme de leite, a maionese, o óleo e o leite condensado, ou seja, ela ajuda a encorpar os ingredientes.

As receitas ficam mais saudáveis e menos calóricas, sem interferir no sabor.

Mas comer a biomassa não garantirá a perda de peso, somente auxiliará o processo.

Logo, não adianta comer a biomassa todos os dias se você não cuidar da alimentação de uma maneira geral, e se não praticar atividades físicas.

Benefícios do limão na mousse de limão com biomassa

Outro ingrediente indispensável na mousse de limão com biomassa são os limões, que são uma boa fonte de vitamina C.

Pesquisas mostram que comer frutas e vegetais ricos em vitamina C reduz o risco de doença cardíaca e derrame cerebral (123).

No entanto, não é apenas a vitamina C que é considerada boa para o coração . As fibras e compostos vegetais nos limões também podem reduzir significativamente alguns fatores de risco para doenças cardíacas (45).

Por exemplo, um estudo revelou que comer 24 gramas de extrato de fibra cítrica diariamente por um mês reduziu os níveis de colesterol total no sangue.

Os compostos vegetais encontrados nos limões – nomeadamente hesperidina e diosmina – também diminuíram o colesterol (6 7).

Limão beneficia o controle de peso

Além disso, o consumo de limão, na mousse de limão com biomassa pode ajudar a perder peso.

Uma teoria comum é que a fibra de pectina solúvel neles se expande em seu estômago, ajudando você a se sentir satisfeito por mais tempo.

Dito isto, muitas pessoas não comem limões inteiros. E porque o suco de limão não contém pectina, os sucos de limão não promovem a plenitude da mesma maneira.

Outra teoria sugere que beber água quente com limão ajudará a perder peso .

No entanto, sabe-se que a água potável aumenta temporariamente o número de calorias que você queima, então pode ser a própria água que está ajudando com a perda de peso, não o limão (910).

Outras teorias sugerem que os compostos vegetais nos limões podem ajudar na perda de peso.

Pesquisas mostram que compostos vegetais em extratos de limão podem ajudar a prevenir ou reduzir o ganho de peso de várias maneiras (1112).

Em um estudo, camundongos em uma dieta de engorda receberam polifenóis de limão extraídos da casca. Eles ganharam menos peso e gordura corporal do que outros ratos (13 ).

Para manter a alimentação natural, confira essas receitas de suco detox.

Sucos para acompanhar a mousse de limão com biomassa
Sucos para acompanhar a mousse de limão com biomassa

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : biomassa de bananabiomassa de banana verdedieta de doença celíacadoença celíacamousse de limãomousse low carbreceitareceitasreceitas saudáveisreceitas sem glútenSucos para acompanhar a mousse de limão com biomassa

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta