close
Receitas

Pão de Abóbora com Bacon Low Carb

pão abóbora

Uma receita saborosa pode também ser saudável, confira a receita de pão de abóbora com bacon low carb e os benefícios desses ingrediente para sua saúde.

Gostou?

Leia, comente e compartilhe.

Ingredientes

4 ovos

1 xícara de purê de abóbora cabotiã (ou seja, cozinhe e amasse a abóbora com o garfo)

1/2 xícara de óleo de coco sem sabor

1/3 xícara de leite de coco

1 xícara de farinha de amêndoas

1 xícara de farinha de coco

1/2 xícara de farinha de linhaça dourada

4 colheres de chá de fermento em pó

1/4 xícara de coco ralado ou resíduo do leite de coco

1 pitada de xilitol 

Sal à gosto (usei 1/2 colher de chá)

Pimenta à gosto

1/4 colher de chá de noz moscada

1/4 colher de chá de gengibre em pó

1/2 xícara de bacon artesanal picadinho

Modo de preparo da receita de pão de abóbora com bacon low carb

Para iniciar o preparo da receita de pão de abóbora com bacon low carb misture a farinha de amêndoas, farinha de coco, farinha de linhaça, fermento. Assim como, o xilitol, sal, noz moscada, gengibre, páprica, pimenta e reserve.

Em uma vasilha bata os ovos com um garfo ou fouet e misture o óleo de coco, bem como, o leite de coco, purê de abóbora e o coco ralado,

Misture delicadamente os ingredientes secos com os úmidos até ficar homogêneo, por último, acrescente o bacon artesanal,

Depois de tudo misturado, coloque em uma forma e leve ao forno pré aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito).

A receita de pão de abóbora com bacon low carb pode ser servida quentinha com manteiga ghee ou em temperatura ambiente. Além de uma explosão de sabores esse pãozinho é super rico nutricionalmente e dá muita saciedade!

Por fim, vale congelar também.

Além do rápido preparo esse paõzinho também é nutritivo, graças aos bons ingredientes presente na receita.

Para mais receitas saudáveis, visite o Instagram da Carol.

Benefícios da abóbora

A abóbora é um alimento altamente nutritivo e particularmente rico em vitamina A e seu alto conteúdo antioxidante pode reduzir o risco de doenças crônicas.

Os radicais livres são moléculas produzidas pelo processo metabólico do seu corpo. Embora altamente instáveis, eles têm papéis úteis, como destruir bactérias nocivas.

 

receita de pão de abóbora com bacon low carb
Receita de pão de abóbora com bacon low carb

No entanto, o excesso de radicais livres em seu corpo cria um estado chamado estresse oxidativo, que tem sido associado a doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer (1).

As abóboras contêm antioxidantes, como alfa-caroteno, beta-caroteno e beta-criptoxantina. Estes podem neutralizar os radicais livres, impedindo-os de danificar suas células.

Estudos em tubo de ensaio e em animais mostraram que esses antioxidantes protegem a pele contra os danos causados ​​pelo sol e diminuem o risco de câncer, bem como, doenças oculares e outras condições (2, 3).

No entanto, tenha em mente que mais pesquisas baseadas em humanos são necessárias para fazer recomendações de saúde.

Embala Vitaminas Que Podem Aumentar A Imunidade

Além do mais, a abóbora é carregada com nutrientes que podem impulsionar o sistema imunológico.

Por um lado, é rica em beta-caroteno, que o seu corpo se transforma em vitamina A .

Estudos mostram que a vitamina A pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater infecções. Por outro lado, pessoas com deficiência de vitamina A podem ter um sistema imunológico mais fraco (4, 5, 6).

A abóbora também é rica em vitamina C , que demonstrou aumentar a produção de glóbulos brancos, bem como, ajudar as células imunológicas a trabalhar com mais eficácia e a curar as feridas mais rapidamente (7, 8).

Além das duas vitaminas mencionadas acima, a abóbora também é uma boa fonte de vitamina E, bem como, ferro e ácido fólico. O melhor é que, todos esses elementos demonstraram ajudar também o sistema imunológico (9).

A vitamina A, a luteína e a zeaxantina podem proteger sua visão

Com o tempo a visão é diminuída, no entanto, o consumo de vitamina pode ajudar a evitar essa perda.

Felizmente, comer os nutrientes certos pode diminuir o risco de perda de visão. A abóbora é abundante em nutrientes que foram ligados à visão forte como seu corpo envelhece.

Por exemplo, seu conteúdo de beta-caroteno fornece ao corpo a vitamina A necessária. Além do mais, pesquisas mostram que a deficiência de vitamina A é uma causa muito comum de cegueira (10, 11).

Em uma análise de 22 estudos, cientistas descobriram que as pessoas com maior consumo de beta-caroteno tinham um risco significativamente menor de catarata, uma causa comum de cegueira (12).

Por fim, a abóbora também é uma das melhores fontes de luteína e zeaxantina.  Ou seja, dois compostos ligados a menores riscos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e catarata (13).

Além disso, contém boas quantidades de vitaminas C e E, que funcionam como antioxidantes e podem impedir que os radicais livres danifiquem suas células oculares.

Benefícios Do Bacon

Nessa receita porém, não é apenas a abóbora que possui benefícios. O bacon também possui vários benefícios para sua saúde.

O bacon é uma proteína de carne de porco. A proteína encontrada no bacon é extremamente valiosa para manter os nossos níveis de energia e um corpo totalmente funcional e saudável. Sendo assim, o bacon pode promover esses benefícios. 

Além do mais, reduz pressão sanguínea. Alguns estudos de universidades e centros médicos mostraram que a inclusão de bacon como parte moderada de uma alimentação de verdade reduz a pressão sanguínea, bem como, os níveis de açúcar no sangue. Ajudando assim, a prevenir e aliviar os efeitos da diabetes, bem como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

Muitas pessoas tem medo do bacon, pois acham que ele é uma gordura nociva. Mas a realidade é outra, e o bacon ajuda a saciar o nosso apetite pois é rico em proteína, ajudando o corpo a perder peso (14).

Além do mais, o bacon está cheio de um nutriente muito importante chamado Colina, que ajuda a aumentar nossa inteligência e memória. Além disso, esse nutriente ajuda combater os efeitos debilitantes da doença de Alzheimer e outras deficiências mentais crônicas.

Bacon nos fornece quantidades substanciais das vitaminas, bem como, minerais importantes, necessários para que o nosso corpo funcione de forma saudável. O bacon possui, por exemplo, tiamina (vitamina B1), niacina (vitamina B3), vitamina B12, vitamina B6, Riboflavina (Vitamina B2), Fósforo, Pantotenato, Magnésio e Ferro.

Por fim, o bacon faz você se sentir feliz, satisfeito, reduzindo  o estresse em nossas vidas e aliviando os efeitos negativos da frustração e outro sentimentos ruins.

Suco detox associado ao Pão de Abóbora com Bacon Low Carb
Suco detox associado ao Pão de Abóbora com Bacon Low Carb

Abraço e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : abóboraalimentaçãobaconbacon benefíciosbaconsbenefícios da abóborabenefícios do baconsdestaquedr. juliano pimentelemagrecimentolow caróleo de cocopão low carbreceitaReceita de Pão Low Carbreceita low carbsaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta