close
Receitas

Salada de Atum Rica em Omega-3

Dr Juliano Pimentel

Esta salada de atum é uma ótima maneira de você aumentar o seu consumo desse peixe, um dos melhores alimentos ricos em omega-3.

Essa é a salada de atum clássico, sem maionese industrializada ou qualquer outra porcaria. É tão fácil de preparar, e o sabor de atum se destaca através dos outros ingredientes complementares e igualmente deliciosos.

Não deixe de experimentar e compartilhar.

INGREDIENTES:

  •         1 atum picado em lascas;
  •         3 talos de salsão (ou aipo);
  •         12 tomates cereja;
  •         1 cebola grande;
  •         1 colher (sopa) de vinagre de maçã;
  •         3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  •         Sal a gosto;
  •         Pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO:

Reserve o atum picado em lascas.

Corte os talos de salsão em lascas grandes, os tomates-cereja ao meio e a cebola em rodelas.

Em uma saladeira, disponha o atum, o salsão, o tomate e a cebola.

Faça um molho misturando o sal, a pimenta, o vinagre e o azeite.

Regue a salada e revolva os ingredientes com delicadeza para que o molho se espalhe bem.

Benefícios do Atum

20150925
O atum é rico em vitamina B e omega-3

O atum é um alimento saudável com propriedades interessantes.

Ele é fonte de proteínas, omega 3, ferro, magnésio, potássio, fósforo, selênio, vitaminas B3, vitamina B6 e vitamina B12, além de ter, em cada 100g, 108 calorias, 0,95 g de gorduras, 23 g de proteínas e 0 g de carboidratos a cada 100 g. Vale ressaltar que essas propriedades são do atum sem óleo.

O Atum é um alimento extremamente nutritivo. É rico em proteínas de alta qualidade e uma excelente fonte de nutrientes importantes, como o complexo de Vitamina B e 0mega-3.

Os ácidos graxos omega-3 no atum são responsáveis por uma longa lista de benefícios cardiovasculares. O omega-3 ajuda o sistema cardiovascular, auxiliando na prevenção de ritmos cardíacos irregulares, tornando-se menos provável a formação de coágulos de sangue e melhorando a razão do bom colesterol (HDL) para o colesterol ruim (LDL).

Além do omega-3, o atum contém boas quantidades de Vitamina B6 que, juntamente com o ácido fólico, reduz os níveis de homocisteína, prejudiciais para as paredes das artérias, um importante fator de risco para aterosclerose.

Comer atum também protege contra a degeneração macular (DMRI) do olho, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda de visão central. Essa é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50. Estudos sugerem fortemente que o aumento da ingestão de omega-3 que são os ácidos gordos, podem também reduzir o risco de síndrome do olho seco, uma causa importante e prevalente de queixas oculares.

Estudos ainda demonstram que o Atum previne contra o câncer nos ovários, de mamas, pâncreas, e todas as partes do aparelho digestivo, incluindo a boca, faringe, esôfago, estômago e cólon.

Há ainda outros benefícios em consumir atum que envolvem o cérebro.

O Omega-3 pode ajudar a diminuir o declínio cognitivo e prevenir a doença de Alzheimer, pois leva sangue saudável para o cérebro e reduz a inflamação, auxiliando a transmissão de sinais eléctricos no cérebro e reduzindo os tipos de lesões tão comumente encontrados em pacientes que sofrem os estragos da doença de Alzheimer.

Benefícios do Tomate

tomate
O tomate possui propriedades antiinflamatórias

O tomate é saboroso, fácil de encontrar e saudável!

Ele é associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. O tomate também protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares.

A fruta age como antiinflamatório, sendo também muito benéfica para a atividade cerebral. Além disso, é ótima para combater as infecções e exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

O tomate contém grandes quantidades de vitaminas (A, complexo B e C) e sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).

Há ainda outros benefícios!

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer.

O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate. Por isso, quanto mais intensa for a cor do fruto, mais rico em antioxidante ele será.

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

Por todos esses motivos, inclua o tomate a sua dieta.

Essa é mais uma receita que prova que comer bem não precisa ser sem graça e sem gosto!

Me conta, a alimentação de verdade já faz parte do seu dia a dia?

No meu site você encontra todas as informações mais importantes para mudar de vez a sua dieta. E começo te explicando o porquê é tão importante cortar o açúcar da sua alimentação, basta preencher o formulário abaixo para ter acesso ao Guia GRATUITO.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Ebook Açucar
BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : atumdr. juliano pimentelreceitareceitassaladasaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta