close

Para quem ama doce e está priorizando uma alimentação low carb, essa receita de torta de maçã é para você! 😉

A Carol, minha esposa, preparou essa torta de maçã low carb, que é simplesmente maravilhosa. Por isso, você compartilhar com vocês!

Confira! E comente o que você achou.

Torta de maçã low carb

Ingredientes da torta de maçã:

  • 2 maçãs pequenas picadas em cubos
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1/2 xícara de farinha de coco branca
  • 1/3 de xícara de xilitol ou eritritol
  • 1/4 de xícara de óleo de coco derretido
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher de chá de fermento químico

Modo de Preparo da torta de maçã

Primeiramente, misture todos os ingredientes secos em uma vasilha até ficar homogêneo, reserve. Em seguida, use outra vasilha para bater os ovos com o óleo de coco até ficar homogêneo.

Logo após, misture as maçãs com os ingredientes secos e acrescente os ovos com o óleo de coco, a massa fica mais esfarelenta, lembrando uma farofa úmida.

Em seguida, coloque a massa em uma forma pequena untada e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos. Por fim, espere esfriar, desenforme e decore com canela em pó.

Fica simplesmente divina! Pessoas em processo de emagrecimento seguindo a estratégia Low Carb podem consumir!

Benefícios da maçã

As maçãs são ricas em fibras solúveis, ou seja, as fibras ajudam a melhorar o processo digestivo (1, 2). 

O consumo regular de fibras em maçãs garante movimentos suaves do intestino e a prevenção da constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável (SII) e outros distúrbios estomacais, por exemplo.  

Além disso, a fibra também estimula a liberação de sucos digestivos e gástricos para garantir a absorção eficiente de nutrientes, ao mesmo tempo em que retira o excesso de colesterol de suas veias e artérias para garantir uma saúde cardíaca adequada e reduzir as chances de aterosclerose.

Potencial anticancerígeno da maçã

Maçãs têm mostrado melhora moderada no tratamento de vários tipos de câncer, particularmente câncer de pele, mama e cólon em estudos demonstrados em animais.

O consumo regular de uma ou mais maçãs por dia pode reduzir o risco de câncer de pulmão e cólon. Sendo assim, o consumo da torta de maçã pode ser benéfico.

Além do mais, as maçãs mostram uma capacidade distinta e inegável para reduzir o câncer de pulmão. Bem como,  retardar sua propagação se ele se desenvolver. 

As maçãs contêm pectina, um tipo de fibra que age como um probiótico, que ajuda especificamente a melhorar o  funcionamento das bactérias que vivem no nosso intestino grosso (3).

As maçãs estimulam o metabolismo no trato digestivo e promovem boas bactérias no intestino. Este efeito prebiótico leva a uma melhoria da saúde, maximizando a absorção de nutrientes e eliminando as bactérias e toxinas prejudiciais. 

Além do mais, estudos  demonstraram que a ingestão regular de maçã está associada a um risco reduzido de acidentes vasculares cerebrais trombóticos em homens e mulheres (4).

Anemia e maçã

Por fim, as maçãs são úteis para aliviar os sintomas e tratar a anemia, uma vez que contêm ferro.

Ao aumentar o número de glóbulos vermelhos no corpo, as maçãs não só previnem a anemia como também asseguram a oxigenação adequada dos sistemas orgânicos essenciais.

Ou seja, isso resulta em melhor circulação sanguínea e bom funcionamento dos sistemas orgânicos.

Benefícios do gengibre

O gengibre parece ser altamente eficaz contra náusea (5). Por exemplo, tem uma longa história de uso como remédio contra a doença do mar, e há algumas evidências de que pode ser tão eficaz quanto a medicação prescrita (6).

Além do mais, o gengibre também pode aliviar náuseas e vômitos após a cirurgia e em pacientes com câncer submetidos à quimioterapia (7, 8).

Mas pode ser o mais eficaz quando se trata de náuseas relacionadas à gravidez, como enjoos matinais, por exemplo.

Além disso, o gengibre demonstrou ser eficaz contra a dor muscular induzida pelo exercício.

Em um estudo, foi demonstrado que consumir 2 gramas de gengibre por dia, durante 11 dias, reduziu significativamente a dor muscular em pessoas realizando exercícios de cotovelo (9).

Vale lembrar, que o gengibre não tem um impacto imediato, mas pode ser eficaz na redução da progressão diária da dor muscular (10).

Além do mais, acredita-se que estes efeitos sejam mediados pelas propriedades anti-inflamatórias.

Gengibre pode baixar os níveis de colesterol

Altos níveis de lipoproteínas LDL (o colesterol “ruim”) estão ligados a um risco aumentado de doença cardíaca.

Afinal, os alimentos que você come podem ter uma forte influência nos níveis de LDL.

Em um estudo de 45 dias com 85 indivíduos com colesterol alto, 3 gramas de gengibre em pó causaram reduções significativas na maioria dos marcadores de colesterol (11).

Isto é corroborado por um estudo em ratos com hipotireoidismo, em que o extrato de gengibre reduziu o colesterol LDL de forma semelhante à droga atorvastatina, que reduz o colesterol (12).

Ou seja, ambos os estudos também mostraram reduções no colesterol total e triglicerídeos no sangue.

Alem de todos os benefícios proporcionados pelos ingredientes presentes na torta de maçã, você pode ainda consumir chás.

Confira algumas receitas de chás que podem acompanhar a receita de torta de maçã e ainda beneficiar sua saúde.

Chás para acompanhar torta de maçã
Chás para acompanhar torta de maçã

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos industrializadosdr. juliano pimentelGostosuras Low Carblow carbobesidadeperda de pesoreceitareceita low carbreceitassaúdetorta de maçãtorta de maçã low carbtorta low carbvitamina Cvitaminas

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta