close

Trufa de caramelo vegana

Cada vez mais se tem variedades e receitas para atender aos veganos. Coma receita de hoje não é diferente.

A trufa de caramelo vegana, apesar de não ser low carb, possui ingredientes saborosos, nutritivos e presente em muitas dietas.

Está é uma alternativa de doce para veganos, vegetarianos e todos que gostam de doces saudáveis e saborosos 🙂

Já está com água na boca?

Confira a receita, compartilhe, faça e deixe sua opinião nos comentários.

Trufa de caramelo vegana

Ingredientes da Trufa de caramelo vegana

150g de tâmaras

100g de Damasco

70 a 100g de coco fresco seco

Por fim, suco e raspas de 1/2 laranja

Opcional para enrolar

Xerém de caju

Coco ralado

Chia

Por fim, nibs de cacau

Modo de Preparo da trufa de caramelo vegana

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar homogêneo, logo após, enrole e passe na Chia, no xerém ou se preferir coma pura.

Fica maravilhoso! 

Para mais receitas saudáveis siga o perfil da minha esposa Carol, e ative as notificações para você fica por dentro de tudo e não perde nada.

Benefícios das Tâmaras

Por estar seca o conteúdo de calorias presente nas tâmaras é maior do que a maioria das frutas frescas. O teor calórico das tâmaras é semelhante ao de outras frutas secas, como passas e figos, por exemplo ( 1 ).

A maioria das calorias das tâmaras vem de carboidratos. O resto é de uma quantidade pequena de proteína. Apesar de suas calorias, as tâmaras contém vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

Obter fibra suficiente é importante para sua saúde geral. E as tâmaras presente na trufa de caramelo vegana, são uma importante fonte de fibra. A fibra pode beneficiar sua saúde digestiva, evitando a constipação, por exemplo. Além do mais, promove movimentos intestinais regulares, contribuindo para a formação de fezes (2).

Além disso, a fibra em tâmaras pode beneficiar o controle do açúcar no sangue. A fibra retarda a digestão e pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito depois de comer (3).

Por esta razão, as tâmaras têm um baixo índice glicêmico (IG), que mede a rapidez com que o açúcar no sangue aumenta após a ingestão de um determinado alimento (4).

Além do mais, as tâmaras fornecem vários antioxidantes para a saúde, incluindo um risco reduzido de várias doenças.

Isso é ótimo, afinal, os antioxidantes protegem suas células dos radicais livres, que são moléculas instáveis ​​que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças (6).

Além disso, as tâmaras contêm vários minerais, incluindo fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Todos estes foram estudados pelo seu potencial para prevenir doenças relacionadas a osteoporose, por exemplo (7).

Por fim, as tâmaras têm o potencial de ajudar na regulação do açúcar no sangue devido ao seu baixo índice glicêmico, fibras e antioxidantes. Sendo assim, elas podem controlar o diabetes (8).

Benefícios do damasco

Assim como as tâmaras, os damascos presentes na trufa de caramelo vegana também possuem benefícios para a saúde. Redondas e amarelas, elas parecem uma versão menor de um pêssego, mas compartilham a acidez das ameixas roxas.

Eles são extremamente nutritivos e têm muitos benefícios à saúde, como melhor digestão e saúde ocular, por exemplo.

Os damascos são uma grande fonte de muitos antioxidantes, incluindo beta-caroteno e vitaminas A, C e E.

Além do mais, eles são ricos em um grupo de antioxidantes polifenóis chamados flavonóides, que foram mostrados para proteger contra doenças, incluindo diabetes e doenças cardíacas (9, 10, 11).

Os principais flavonóides dos damascos são os ácidos clorogênicos, as catequinas e a quercetina (12).

Estes compostos trabalham para neutralizar os radicais livres, que são compostos nocivos que danificam as células e causam estresse oxidativo. Além do mais, o estresse oxidativo está ligado à obesidade e a muitas doenças crônicas, como as doenças cardíacas (13, 14, 15).

Damasco contém muitas vitaminas

Os damascos possuem múltiplos compostos que são essenciais para a saúde dos olhos, incluindo as vitaminas A e E (16, 17).

A vitamina A desempenha um papel vital na prevenção da cegueira noturna, um distúrbio causado pela falta de pigmentos leves em seus olhos, enquanto a vitamina E é um antioxidante lipossolúvel que penetra nos olhos diretamente para protegê-los dos danos dos radicais livres, por exemplo.

Os damascos são particularmente ricos em fibras solúveis, o que é importante para manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue, cem como, colesterol (18, 19).

Além disso, a fibra retarda o movimento dos alimentos através do trato digestivo e alimenta as bactérias benéficas do intestino. Afinal, a saúde intestinal está ligada a um menor risco de obesidade (20).

Por fim, como sugestão de acompanhamento você pode optar por sucos detox ou chás.

Chás para acompanhar trufa de caramelo vegana
Chás para acompanhar trufa de caramelo vegana

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoAperitivo VeganoCarol Pimenteldestaquedoce veganodr. juliano pimenteldra carol pimentelemagrecimentoestilo de vida veganoreceitareceita veganareceitassaúdeveganosvitamina avitamina Cvitamina e

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta