Selecione a página

Retenção de líquido

Retenção de líquido

Suas pernas estão sempre inchadas, no final do dia você está muito cansada e seu ânimo para fazer o que precisa é zero? É possível que você esteja com retenção de líquido.

O corpo humano contém entre 55% a 75% de água. Ela é crucial para que todas as funções do corpo ocorram da maneira correta.

Mas, para que tudo isso ocorra de maneira saudável, essa água precisa circular. Ela não pode ficar retida. 

Os principais incômodos causados pela retenção de água são inchaço, ganho de peso e fadiga.

Isso porque você, está de fato, carregando um peso a mais que não deveria.

O que é retenção de líquido?

Regularmente há o vazamento de fluidos para os tecidos do corpo a partir do sangue. 

Os fluidos que se acumulam nos tecidos são drenados por uma rede de tubos chamada sistema linfático e conduzidos para a corrente sanguínea.

A retenção de água acontece quando o líquido não drenado volta para o sistema venoso.

Existem 2 grandes categorias de retenção de líquidos:

  • edema generalizado – quando o inchaço ocorre em todo o corpo
  • edema localizado – quando partes específicas do corpo são afetadas.

A ampla gama de causas inclui a reação do corpo ao clima quente, uma alta ingestão de sal e os hormônios associados ao ciclo menstrual.

No entanto, é recomendável que você consulte seu médico em vez de se auto tratar, porque o edema pode ser sintomático de condições médicas graves, como doenças cardíacas, renais ou hepáticas.

Duas dicas para lidar com a retenção de líquidos com segurança

1. Exercício

A inatividade física é um dos principais culpados da retenção de água, portanto, levantar e se movimentar é uma maneira simples de ajudar a reduzir o peso da água rapidamente e evitar que os tecidos do corpo retenham o excesso de água nos pés e tornozelos.

É claro que aumentar sua atividade física é uma vantagem para todos, porque também pode ajudá-lo a perder gordura e a construir músculos.

O exercício também pode fazer com que você perca peso de água, queimando glicogênio para fornecer energia. Isso não apenas esgota o glicogênio armazenado no fígado e nos músculos, mas também remove toda a água que está ligada a ele para causar perda de peso.

Isso não significa que você precisa ir à academia duas vezes por dia para evitar o acúmulo de peso de água. Qualquer forma de atividade física é útil.

Experimente alguns truques de exercícios , como usar as escadas em vez do elevador, dar um passeio durante o horário de almoço ou levantar-se do sofá ou do computador para um alongamento rápido uma vez por hora.

2. Proteína 

A proteína desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio de fluidos e impedindo que a água e o sal vazem para os tecidos do corpo, portanto, obter proteína suficiente em sua dieta é crucial para evitar o acúmulo de água.

Isso é especialmente importante para pessoas em qualquer tipo de dieta restritiva. Vegetarianos e veganos, por exemplo, devem estar especialmente atentos ao monitoramento da ingestão de proteínas.

Então, quanta proteína você realmente precisa? Uma boa regra é apontar para um grama de proteína para cada quilo de peso corporal. 

Alguém que pesa 150 quilos, por exemplo, pesa 68 quilos e deve tentar consumir pelo menos 68 gramas de proteína por dia.

Boas fontes de proteína incluem frutos do mar, aves, cortes magros de carne bovina, ovos, feijão e legumes. Escolha carnes frescas e variedades de feijão enlatado com baixo teor de sódio para evitar o alto consumo de sal e reduzir ainda mais a retenção de água.

O mais importante que você precisa entender é que os hábitos saudáveis sempre serão a solução para seus problemas físicos e emocionais.

Mas, adotar um estilo de vida completamente diferente sozinho não é fácil. Se você deseja ter uma vida mais saudável e quer a minha ajuda por 21 dias, conheça o D21.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.