Selecione a página

Sem trigo: Como adotar uma alimentação livre de trigo

Sem trigo: Como adotar uma alimentação livre de trigo

Que o trigo faz mal você já sabe. Mas depois de perceber os malefícios desse ingrediente na alimentação, o mais difícil é o processo de desmame, de aderir uma dieta sem trigo.

O processo de cada um é muito individual, mas existem algumas dicas que podem ser úteis para você nesse processo.

Como começar um estilo de vida sem trigo

Adotar uma alimentação com menos trigo vale a pena por todos os benefícios que oferece. No entanto, pode ser assustador no início devido à grande quantidade de produtos alimentares em que o trigo é encontrado.

Você espera encontrar trigo em muitos alimentos, como pães, bolos, biscoitos e massas. No entanto, também é usado em vários alimentos que podem não ser tão óbvios. Estes incluem sorvetes, sopas, molhos, molhos para saladas, batatas fritas, ervas e especiarias e carnes processadas, incluindo hambúrgueres e salsichas.

Aposte em uma alimentação sem trigo para ser mais saudável.

Aposte em uma alimentação sem trigo para ser mais saudável. {Imagem Divulgação}

Além disso, se você beber álcool, poderá encontrar trigo na cerveja e na maioria das bebidas espirituosas.

Por isso, a única maneira de ter certeza de que você não está consumindo trigo é verificar a lista de ingredientes em cada produto alimentício que você compra. Comer menos alimentos pré-embalados e aderir a alimentos integrais é a maneira mais fácil de evitar trigo e glúten.

Atenção também com produtos sem glúten. Se um produto diz que é sem glúten, quase sempre será sem trigo. Mas alguns produtos alimentícios podem conter ingredientes como: 

  • Farinha integral, farinha integral, farinha de goma de trigo, farinha crua
  • Migalhas de pão
  • Cuscuz e semolina
  • Base de goma
  • Amido modificado, amido comestível, amido alimentar, biscoito

Portanto, a dica maior e mais importante é sempre conferir a lista de ingredientes no rótulo. 

Você também deve estar ciente de que a contaminação cruzada é um problema comum para aqueles que sofrem de alergia ao trigo.

Os produtos de padarias, talhos e charcutarias entram frequentemente em contacto com o trigo, o que pode causar problemas.

Encontrar alternativas ao trigo

Estabelecer uma dieta sem trigo pode levar tempo, pois você precisa encontrar alimentos alternativos que você possa desfrutar. Felizmente, agora existem muitos bons substitutos prontamente disponíveis. Dê uma olhada nisso ao iniciar sua vida sem trigo:

  • Pão – Existem muitos pães sem trigo no mercado. Escolha um pão feito de farinha de arroz, um pão de mistura de batata e milho ou pão de soda. Se você quer uma alternativa completa ao pão, pode usar torradas ou bolos de arroz como um lanche saudável e saboroso.
  • Macarrão e macarrão – Você pode comprar macarrão e macarrão feitos de arroz em vez de trigo. Outras alternativas de massas são feitas de milho, quinoa ou trigo sarraceno.
  • Biscoitos – Os biscoitos de aveia e milho, doces e salgados, são ótimas alternativas aos biscoitos de trigo.

Quando se trata de fazer molhos ou assar, vale a pena comprar uma farinha que não tenha trigo, como farinha de milho ou farinha de arroz. Farinhas diferentes exigem tempos e técnicas de cozimento diferentes, então espere experimentar por um tempo! 

Você também pode precisar usar um agente de ligação alternativo para fazer o trabalho normalmente feito pelo glúten.

Se você estiver interessado em adotar uma vida livre de trigo para melhorar sua saúde e bem-estar, estou aqui para apoiá-lo em todo o caminho.

Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito! 

Se você quer ter minha ajuda por 21 dias para criar um novo hábito e parar de comer doces, conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel

 

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.