close
Ser Pleno

Agosto chegou! Ainda dá tempo de cumprir as metas listadas no início do ano?

Todo final de ano é a mesma coisa, uma lista com várias promessas para serem cumpridas ao longo do ano é feita. E você, conseguiu cumprir as metas?

Esse ano em especial, está sendo bem conturbado para o mundo inteiro, principalmente aqui no Brasil. O distanciamento social, a mudança de rotina e todos os ajustes necessários para manter a saúde e integridade física colaborou para que a maioria das promessas listadas no início do ano não fossem cumpridas.

Mas, se você não colocou suas metas em dia, isso não significa que você precisa terminar o ano assim. Apesar da sensação ser de que o tempo está passando mais rápido, ainda temos quatro meses pela frente.

Metas mais comuns

Existe um padrão de metas que se repete por muitos anos e por várias pessoas. E a saúde está geralmente relacionada a essas metas.

  • Emagrecer

Sejam dois, ou vinte quilos, perder peso é uma meta presente na lista de muitas pessoas.

Estar com o corpo saudável, realmente, determinante e benéfico para várias camadas da vida. Afinal, eliminar os quilos extras beneficia a auto estima que pode impactar tanto no relacionamento afetivo, quanto no trabalho. Impacta na energia, ânimo, contribui para a saúde familiar. 

No entanto, cumprir a meta de emagrecer não parece ser tão fácil para algumas pessoas. Afinal, ela sempre se repete. Essa dificuldade de perder peso pode estar relacionada a dificuldade da mente de entender, absorver a necessidade da perda de peso e do esforço que será necessário para cumprir as metas de maneira efetiva.

  • Ganhar mais dinheiro

Empreender, ter seu próprio negócio, aumentar as possibilidades de fonte de renda é também uma das metas que marcam presença nas listas de promessas.

E assim, como a perda de peso, cumprir as metas relacionadas à saúde financeira é desgastante e permanece como promessa por muitos e muitos anos.

Cumprir as metas de ganhar mais dinheiro

Para tirar essa meta do papel além de estudar, estruturar o negócio e trabalhar para isso acontecer será preciso também ajustar a sua mente. É muito comum iniciar um negócio e no meio do processo se boicotar por causa de uma crença negativa relacionada a falta de dinheiro ou por não merecimento.

Mais uma vez, uma meta que precisa de um olhar para a saúde mental e espiritual para ser cumprida.

  • Estilo de vida saudável

A frase mais falada e ouvida em dezembro é: “A partir de janeiro eu vou acordar cedo, me exercitar, optar por alimentos mais naturais, vou meditar, diminuir o consumo de industrializados, vou entrar na academia”…. e por aí, vai.

Passa janeiro, e cumprir as metas relacionadas ao estilo de vida saudável fica pra depois do carnaval, depois da páscoa, depois das férias, até chegar o próximo janeiro e repetir o ciclo novamente.

A frustração por conseguir colocar esse plano em prática pode ser extremamente latente, mas enquanto você não aceitar verdadeiramente o significado que manter esse estilo de vida representa em sua vida, dificilmente conseguirá colocá-lo em prática.

Bom, citei apenas 3 metas, mas com certeza as dicas abaixo se aplicam para que você consiga cumprir suas metas independente de qual seja. 

A dificuldade de cumprir as metas 

Nós tendemos a ter uma visão distorcida e superficial das coisas. Ao dizer, por exemplo, “quero perder dois quilos”, o foco está apenas na perda de peso, mas o que de fato esses dois quilos representam?

Por que você deseja eliminar esse peso? O que te motiva a fazer isso, verdadeiramente? O que você deseja sentir depois de ter dois quilos a menos?

Aprofundar o olhar para o que as metas realmente representam e como vão impactar no seu dia é um exercício necessário para entender mais sobre si mesmo.

Estou dizendo isso, pois, é possível que desejo perder dois quilos não seja uma vontade sua, mas uma necessidade que você criou em sua mente a partir do pensamento dos outros em relação a você.

E quando a meta é criada baseado no pensamento e julgamento do outro em relação a você, dificilmente você consegue colocá-la em prática. Afinal, é uma meta do outro e não sua. 

Mas, essa diferenciação entre o que é o seu desejo e o que é uma projeção dos outros sobre você, só será possível alcançar através de um processo de interno e cuidadoso de olhar para dentro de si.

É assim, aplicando esse método que eu já ajudei milhares de pessoas a alcançarem suas metas. Seja perda de peso, melhor relacionamento com a família, melhora da auto estima, segurança profissional, ou a encontrar a sua essência. 

São por esses motivos que meus treinamentos, até os voltados para o emagrecimento, são realizados considerando a memória, a espiritualidade e a conexão. Afinal, nós somos seres complexos, para mudar um pontinho, é preciso mudar o todo.

Se você deseja ter uma experiência mais profunda sobre quem você é de fato, e se tornar uma pessoa inabalável que consegue cumprir suas metas, independente de época do ano, tenho um convite especial para você. 

Entre os dias 31 de agosto a 04 de setembro eu darei um treinamento gratuito Jornada Saúde Plena.  Serão 5 dias repletos de informação e prática para te ajudar a ter o controle das suas 7 saúdes. Clique aqui, para garantir sua vaga.

Dicas práticas para cumprir as metas ainda esse ano

Da sua lista de metas escolha a meta que você mais deseja cumprir. Em um papel escreva essa meta e anote porque essa meta é tão importante para você.

Comece o texto assim: Cumprir a meta X é importante para mim, pois … (complete com o que você acredita que vai melhorar sua vida depois de ter a meta cumprida).

Dicas prática para cumprir as metas.

Agora, anote o prazo para cumprir essa meta. “Até o dia X eu terei feito … (escreva a meta novamente).

O passo será definir o processo que te levará a cumprir a meta. Você vai separar essa meta em vários objetivos que precisam ser cumpridos até a data pretendida.

Suponha que a meta seja emagrecer. Para que isso aconteça será necessário ajustar a alimentação, fazer atividades físicas, ter uma conexão maior com seu corpo, diminuir o estresse e o que mais você achar necessário.

Então, liste tudo o que será necessário fazer para que a meta se cumpra. Com essa lista feita, é momento de definir as datas e o cronograma de como essas etapas serão cumpridas.

Por exemplo:

Durante os próximos 60 dias, acordarei 15 minutos mais cedo e farei 10 minutos de meditação.

Durante os próximos 60 dias farei jejum de 14 horas e minha primeira refeição será um suco detox.

Toda terça, quinta e sábado dos próximos 60 dias farei uma hora de bicicleta.

Todo domingo e quarta dos próximos 60 dias irei preparar saladas, vegetais e todas as refeições saudáveis da semana. 

Seja bem específica quanto aos dias e o que será feito. Importante lembrar que você não deve colocar muitos objetivos, pois pode ficar difícil colocar em prática.

Monte um roteiro do que será feito ao longo dos dias e deixe em um lugar à vista. Sempre que cumprir os objetivos do dia, marque no roteiro e vibre com sua conquista. 😉

Vai ser necessário esforço, independente de qual seja a meta, pois ela vai exigir mudanças de hábitos e de pensamentos. Mas, não desista.

Espero que as dicas tenham te ajudado. E te espero no nosso encontro ao vivo, uma JORNADA PARA VOCÊ DESCOBRIR DE UMA VEZ POR TODAS COMO DESENVOLVER O PODER DAS 7 SAÚDES

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : cumprir metasemagrecermetassaúde plenaser felizser pleno

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta