close
Ser Pleno

Corpo, mente e espírito: Descubra o poder deste equilíbrio!

É muito comum profissionais da saúde tratar do assunto baseado exclusivamente na saúde corporal. No entanto, entendo a saúde como um conjunto em que corpo, mente e espírito em perfeito equilíbrio constituem uma saúde completa.

Uma pessoa só está bem quando há a cura em todas os aspectos que envolvem sua saúde. Um corpo magro, com uma mente ansiosa e um espírito doentio não é uma pessoa saudável.

A saúde plena adota uma abordagem de saúde e cura para toda a pessoa, que inclui corpo, mente e espírito.  São partes separadas que juntas formam um ser. E para haver saúde, precisam estar em harmonia.

Compartilhe este artigo com pessoas especiais para você!

O corpo

O corpo é a nossa estrutura física que contém nossos cérebros, partes do corpo, músculos e gordura.

A verdade é que nosso corpo consiste em aproximadamente 50 trilhões de células, que coletivamente organizam nossos tecidos, nervos, ossos e órgãos em nossa forma física externa.

corpo, mente e espírito
O equilíbrio entre corpo, mente e espírito irá beneficiar sua saúde.

Seu corpo é um veículo, um veículo para sua existência, uma ferramenta. É a maior ferramenta que existe para a expressão daquilo que você demanda. O corpo geralmente se comunica conosco através de sintomas e sensações físicas.

O corpo é a única casa que realmente possuímos e é o componente físico. Mas sem a alma ou a conexão com a força vital, o corpo é inútil. 

Quando estamos em desequilíbrio as emoções negativas surgem, mas quando uma pessoa está totalmente conectada, então as emoções de tristeza, medo, insegurança, desesperança, pânico, infelicidade, tédio, ciúme ou raiva desaparecem rapidamente.

A mente

Mente pode funcionar em diferentes níveis, é o mecanismo de pensamento que leva nosso corpo físico a experimentar, trabalha com o cérebro e o espírito e, como tal, determina como o corpo responde.

A mente recebe a todo tempo uma grande quantidade de sinais que influenciam nossas ações.

Quando a mente começa a depender mais das respostas aprendidas do que das intuitivas e pode surgir uma discrepância com o caminho do espírito, criando insatisfação e desequilíbrio. 

Quando isso acontece, as pessoas podem enfrentar decepções, fracassos, estresse, ansiedade, perda de fé, perda de auto-estima, baixa confiança, medo do futuro, desesperança e depressão.

O espírito

A espiritualidade é o núcleo do nosso ser, por isso, nunca podemos experimentar a felicidade suprimindo nosso espírito.

A mente precisa alimentar a espiritualidade sem a qual a vida não existe. Ao conectar-se ao nosso sistema de orientação interior e elevar a nossa consciência, a mente nutre a alma e somos capazes de alcançar paz profunda e bem-aventurança interior. 

Cuidar de nossos corpos nos ajuda a manter uma consciência saudável e clara. Tornar-se mais consciente de nossa Alma nos ajuda a cultivar uma maior consciência em nossas vidas.

Conexão de cura entre corpo, mente e espírito 

Já observou como o emagrecimento para algumas pessoas parecem ser simples e para outras parece ser muito difícil?

Pois é! Isso acontece porque a obesidade é uma doença e para ter saúde e cura é preciso fazer uma escolha pessoal, é preciso observação e comprometimento.

Conexão de cura entre corpo, mente e espírito

Por isso, quanto mais consciente sobre a importância do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, maior serão as chances de experimentar a saúde por completo. 

A espiritualidade, por exemplo, pode estar ou não relacionada à religião, fato é que para alcançar a espiritualidade é preciso que o corpo esteja nessa sintonia. Seja através da oração, da respiração, meditação, da leitura ou simplesmente ajudando o outro. 

Essas ações que o corpo realiza alimentam a espiritualidade  e causam uma sensação de bem estar, ou seja, beneficia a mente. 

Quando você está muito ansiosa, por exemplo, tem dificuldades para dormir, para se concentrar, no entanto, ao fazer uma oração ou beber um chá morno é possível acalmar o coração, a mente e o espírito. Você se conecta consigo mesmo.

E assim acontece com tudo! Tudo que o corpo faz reflete na mente e no espírito e vice versa. 

Corpo, mente e espírito

Nós somos inteiros! Não somos apenas corpo, ou apenas mente nem mesmo só espírito, somos completos. Por isso, não faz sentido algum cuidar apenas de uma dessas partes.

Ter essa consciência é fundamental para alcançar a saúde completa. 

O seu estado corporal, como você vê no espelho, suas reações são  fruto desses três aspectos implementados e colocados em sua vida.

E eu digo isso, porque a gente pode escolher criar dor e prazer. Pode escolher criar conexão ou desconexão. A gente pode escolher criar alegria ou tristeza. Nesse sentido, você observa que o problema está no processo de escolha.

O grande segredo para manter a saúde e o equilíbrio entre corpo, mente e espírito está nas escolhas. Quais são as escolhas que você tem feito diariamente, eles têm beneficiado seu corpo, sua mente ou seu espírito? 

Umas das maneiras que oriento meus alunos para conquistarem o equilíbrio do corpo, mente e espírito e através do DETOX!

Só assim, eles conseguem eliminar tudo o que o que faz mal e mantém em equilíbrio corpo, mente e espírito.

Ouça os áudios de quem já fez o Detox!

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoauto cuidadoauto-estimaautocuidadoautoestimabeneficiam a saúdebeneficiar a saúdeboa saúdementepaz de espíritosaúde mentalsaúde plena

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta