close
Ser Pleno

Dicas para melhorar a segurança e reduzir a ansiedade durante a pandemia de coronavírus

Estamos passando por momentos difíceis, no entanto, este período é importante para consideramos o que pode ser feito para manter a saúde do corpo e sanidade mental dentro de casa. Reduzir a ansiedade e o medo da COVID-19 será importante para você e toda a sua família.

Afinal, cuidar de você é fundamental para que você possa cuidar dos outros. Por isso, selecionei algumas dicas práticas para você implementar no seu período de isolamento social.

Com este material quero te ajudar a entender que a saúde é completa. Não é saudável estar com o corpo magro se você sente ódio pelo outro. Da mesma maneira que não é possível ser saudável controlando a ansiedade e dormindo mal.

A saúde é inteira, não é parte! E depende do auto cuidado.

O auto cuidado

O auto cuidado é definido como  “o conjunto de atividades em que se envolve diariamente ao longo da vida” (1). Essas atividades são destinadas a:

  • promover a saúde ideal
  • Prevenir doenças
  • detectar sintomas precocemente
  • gerenciar doenças crônicas

O autocuidado é essencial. Embora às vezes seja visto como um luxo – viagens ao spa, retiros, escapadelas e sucos para viagem, ele é realmente composto de pequenas etapas diárias que você toma para reduzir a ansiedade e melhorar seu bem-estar geral.

Saúde física

A saúde física se resume a basicamente mover e abastecer seu corpo (2). No entanto, isso parece muito difícil para muitas pessoas. Tanto é que temos muitas pessoas com problemas complicados de saúde por não cuidar de si. 

Faz parte do auto cuidado e do controle da ansiedade:

1. Dormir o suficiente

Tente dormir pelo menos sete horas todas as noites. Afinal, se você não dormir o suficiente, vai enfrenta um risco aumentado de problemas como depressão, aumento de ganho de peso e inflamação e diminuição do tempo de atenção.

Aqui no blog tem vários artigos que podem te ajudar a ter um sono melhor e de qualidade. Uma dica extra é o uso de óleos essenciais.

2. Mexer seu corpo todos os dias

Já que não dá para caminhar ao ar livre, nem andar de bicicleta ou frequentar academias e aulas em grupo , faça você mesmo!

No YouTube está cheio de vídeos com exercícios simples e práticos para fazer em casa. Aqui no blog também, você encontrará material sobre atividade física. O mais importante neste momento é mexer seu corpo.

Pode ser a prática de yoga, subir e descer escada ou pular corda, por exemplo. Tenha frequência de prática, ou seja, pratique algum tipo de atividade física todos os dias.

3. Comer saudável

A dieta desempenha um papel de liderança em sua saúde, portanto, concentre-se em comer uma dieta bem equilibrada, cheia de alimentos frescos e integrais sempre que possível.

Faça isso diariamente! Aqui no blog está cheio de receitas saudáveis e fáceis que podem te ajudar nesse período para reduzir a ansiedade!

4. Focar em seu intestino

Sua saúde intestinal afeta muitos aspectos do seu bem-estar geral, da imunidade à absorção de nutrientes, saúde mental e digestão. Inclusive, já escrevi um artigo sobre essa assunto. 

É importante apoiar o seu intestino, bebendo muita água, tomando probióticos , ingerindo alimentos curativos, como caldo de osso e vegetais fermentados, e evitando alimentos inflamatórios.

Saúde Social

Pesquisas mostram que as relações sociais afetam nossa saúde mental, comportamental e física e o risco de mortalidade (3).

As relações sociais podem ter efeitos de curto e longo prazo em nossa saúde, para melhor ou para pior.

Cuidado social para reduzir a ansiedade

Faz parte do autocuidado manter relacionamentos positivos, fornecendo e buscando apoio emocional. Também envolve redes sociais que permitem que você se socialize à distância, fortalecendo, esperançosamente, os relacionamentos.

1. Interação cara a cara

O envolvimento em interações cara a cara nos permite criar conexões positivas e significativas. Porém, neste período use aplicativos de chamadas de vídeo para ter o contato visual com as pessoas importantes para você.

Essa com certeza é uma ótima estratégia para reduzir a ansiedade.

2. Dedicação aos relacionamentos

Relacionamentos reais e positivos são importantes para a nossa saúde, portanto, certifique-se de nutrir as conexões que você tem.

3. Pratique pequenos atos de bondade

Praticar a bondade pode promover um envelhecimento saudável e melhorar o seu humor. Também melhorará o humor de outras pessoas, tornando-a ganha-ganha e reduzindo a ansiedade.

Frequência de prática: diariamente ou várias vezes por semana.

Saúde Mental e Emocional

O que você está fazendo para beneficiar a saúde da sua mente? O autocuidado mental é tão importante quanto o autocuidado físico ou social, porque influencia o seu bem-estar psicológico.

1. Leia um livro inspirador

Ler um livro inspirador ou divertido permite aprimorar algo agradável.

2. Limite o tempo nas mídias sociais

As mídias sociais podem te ajudar a se conectar com outras pessoas, mas muitas delas impactam negativamente sua saúde mental e emocional.

No entanto, vale limitar o tempo nas mídias sociais de 20 a 60 minutos por dia ou o período que você considera positivo.

3. Use a tecnologia com sabedoria

A tecnologia pode ser benéfica por várias razões, desde trabalhar em casa até se comunicar com pessoas distantes e reunir informações sobre tópicos importantes.

Por outro lado ela pode te afastar das interações físicas e os hobbies. Sabendo disso, equilibre seu tempo com a tecnologia, permitindo tempo livre de tecnologia várias horas por dia.

4. Encontre uma saída emocional

O que aumenta o seu humor e saúde mental? Seja pintando, jardinando, costurando ou cozinhando, passe algum tempo fazendo o que lhe traz alegria.

Mas tente fazer isso diariamente ou várias vezes por semana.

Saúde Espiritual

A saúde espiritual é o aspecto do nosso bem-estar que organiza os valores, relacionamentos, significado e propósito de nossas vidas (5).

Existe uma forte relação entre o bem-estar físico e espiritual, e é por isso que é importante se envolver em atividades ou práticas que promovam sua espiritualidade. 

Saúde espiritual para reduzir ansiedade

1. Tire um tempo para curar a oração ou meditação

A oração de cura pode ser muito poderosa, afinal, apresenta impacto positivo em nossos hormônios, neurotransmissores, saúde intestinal, imunidade e digestão.

Por isso, reserve um tempo de pelo menos 5 a 10 minutos, idealmente à mesma hora todos os dias para ficar em oração.

2. Pratique a visualização

Praticar a visualização, especialmente ao orar, promoverá o estabelecimento de metas, ou seja, isso te manterá no caminho certo e melhorará a motivação.

3. Leia livros que elevam espiritualmente

Ler livros espirituais e inspiradores melhorará seu senso de moralidade, gratidão além de reduzir a ansiedade.

Uma ótima maneira de incluir todos estes hábitos positivos no seu dia a dia é através do detox. Afinal, é preciso tirar o que é ruim para incluir o que é bom!

Confira estes depoimentos de pessoas que fizeram o detox e mudaram suas vidas e de suas famílias.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoansiedadecontrolar ansiedadecontrole emocionalcontrole mentaldestaquedr. juliano pimentelIsolamento socialperda de pesoreduzir ansiedadesaúde emocionalsaúde espiritualsaúde físicasaúde mentalsaúde socialsistema imunológico

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta