Sintomas da Menopausa e Formas de Tratamento
Muitas mulheres sofrem com os sintomas da menopausa, e o desconforto que ela pode causar. Talvez você esteja passando por ela agora. Mas você sabe tudo sobre esta fase e como passar por ela com mais alegria?
É possível diminuir os sintomas e viver com qualidade de vida.
Conheça agora os sintomas, e a forma de amenizar a menopausa de forma natural.
Não deixe de ler e compartilhar.
Sintomas da Menopausa
A menopausa é a pausa permanente do ciclo menstrual da mulher. Ela é considerada a partir de 12 meses depois da última menstruação, portanto, é o fim da sua fertilidade.
Se já faz mais de um ano que você deixou de menstruar, pode ter entrado no período de menopausa, e que você não é mais fértil (não pode ter filhos).
A idade média da menopausa é de 51 anos (1), no entanto, a mulher pode entrar na menopausa precocemente antes dos 40 anos (apenas 1% dos casos); ou menopausa tardia, por volta dos 62 anos.
Muitas mulheres passam a sentir os primeiros sintomas em torno dos 35 anos, o que não significa que ela já está na menopausa.
Nessa idade, o corpo passará a produzir muito menos estrogênio e progesterona, e a fertilidade passará a diminuir.
O estrogênio e a progesterona fazem parte de grupos de hormônios sexuais, produzidos e expelidos pelos ovários mulher.
Eles por sua vez são responsáveis pela saúde reprodutiva, pelo desenvolvimento de características do gênero feminino, entre outras funções.
A menopausa envolve diversas mudanças naturais no corpo da mulher, confira abaixo alguns sintomas.
Menopausa e os Sintomas mais Comuns
Como dito anteriormente, os sintomas da menopausa começam a surgir antes de ela acontecer, e podem começar por volta dos 35 anos de idade, mas pode variar de mulher para muher.
São eles:
– Calor Excessivo: Aumento da temperatura corporal; ondas de calor e suor noturno. O calor pode até causar vermelhidão da pele, principalmente na parte superior do corpo, pescoço e rosto. Cerca de 75% das mulheres apresentam esse sintoma (2), e a maioria apresenta por mais de 2 anos.
– Período menstrual irregular: quando a menstruação passa a ir e vir, com períodos de 2 a 4 meses sem menstruar.
– Oscilações de humor: isso inclui ansiedade, depressão, irritabilidade excessiva e até mesmo diminuição da auto-estima.
– Secura vaginal: falta de lubrificação vaginal e coceiras, devido à diminuição da elasticidade, podendo causar dores durante as relações sexuais.
– Diminuição da libido: falta de apetite sexual, pois o sangue passa a ser menos bombeado na região genital, os lábios vaginais se tornam menores, e o tecido do músculo do clitóris se encolhe.
– Ganho de peso e gordura abdominal: Devido à desaceleração do metabolismo, aumenta a chance do organismo acumular gordura e do sobrepeso.
– Insônia: problemas para dormir e mudanças na qualidade do sono.
– Pele seca e cabelos mais finos.
– Mais vontade de urinar: Devido à mudança no tecido da vagina, algumas mulheres sentem mais necessidade em urinar.
– Diminuição do tamanho dos seios: como os seios não são mais estimulados pelo estrogênio, que diminuiu sua produção; perdem volume e ficam menos densos.
– Alterações no útero, ovários e cérvix: Esses órgãos encolhem, e os músculos dentro do útero se tornam mais rígidos.
– Maior risco de doenças e complicações: aumenta o risco de doenças cardiovasculares e osteoporose; devido à diminuição da produção de estrogêneo, que muda a acumulação de gordura e contribui para a perda de densidade nos ossos e aumento do risco de fraturas.
Menopausa e a Qualidade de Vida
A menopausa é perfeitamente normal em todas as mulheres.
No entanto, existem alguns tratamentos para diminuir o sofrimento dos sintomas.
Eles são feitos com a ingestão de hormônios.
A Terapia de Reposição Hormonal, que repõe os hormônios que não são mais produzidos por esse organismo.
Terapias alternativas também podem ser uma opção, mas qualquer método para o acompanhamento da menopausa precisa do acompanhamento médico.
Consulte o médico e busque a melhor solução junto com ele.
Vou te mostrar agora algumas coisas que podem reduzir os sintomas da menopausa naturalmente:
1) Exercícios
Acrescente os exercícios na sua rotina diária.
Ele aumenta a produção de serotonina (o hormônio da felicidade); que vai melhorar o seu humor, o apetite e a qualidade do seu sono.
Fortalece os músculos, aumenta a disposição; aumenta a auto-estima e fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose.
Quando praticado regularmente, pode ajudar a melhorar os níveis dos hormônios progesterona e estrogênio.
Durante o período da menopausa, o estrogênio fica flutuante, o que pode causar o acúmulo de gordura em lugares como abdômen e cintura.
A própria gordura acumulada também produz mais estrogênio, criando assim a gordura e o excesso de peso indesejados.
2) Uma Alimentação de Verdade
Uma das melhores formas de melhorar os sintomas e tratar a menopausa é por dar atenção aquilo que você come.
A alimentação saudável com os nutrientes, minerais e as vitaminas certas irá ajudar no balanceamento de hormônios, o que reduz alguns sintomas da menopausa.
A melhor forma de comer é com alimentos de verdade, os mais naturais possíveis – esqueça o açúcar e os alimentos processados e industrializados.
Consuma por exemplo: nozes, salsa, óleo de linhaça, aipo, erva-doce e outros alimentos ricos em estrogênio vegetal.
Alimentos ricos em cálcio também podem ajudar; consuma alimentos como peixes, brócolis, leguminosas.
O ferro também é importante, e ele você encontra por exemplo em vegetais verdes, nozes, carnes magras, ovos, aves e em peixes.
Fibras também são essenciais; você encontra em alimentos como: frutas frescas e legumes.
Escolha substitutos saudáveis e naturais para os alimentos prejudiciais.
3) Água
Tome bastante água, é preciso manter-se hidratada sempre, até por conta das alterações hormonais que causam o ressecamento de diversas partes do corpo.
A água ajuda com os inchaços que ocorrem no corpo por causa das alterações hormonais. Ela também ajuda a prevenir o ganho de peso e melhora o metabolismo (3).
4) Preocupe-se com as Suas Emoções
O seu corpo está conectado, por isso aquilo que acontece na sua cabeça como pensamentos e emoções, reflete no corpo através de sensações e sintomas.
Por isso preocupe-se com o seu estresse, desequilíbrio emocional, tristeza e assim por diante.
Converse com pessoas de confiança, ou mesmo um médica para dizer como se sente, comunique-se. Não se isole. Busque formas de externar o que você sente. Se for necessário procure orientação médica.
A yoga e a meditação também podem ser de ajuda.
5) Mude o Estilo de Vida
Ocupe a mente e o corpo com atividades revigorantes e positivas, faça coisas que tragam realização pessoal.
Realize-se! Você pode aprender outro idioma, aprender a dançar, algum outro ofício, viajar, fazer trabalho voluntário, ler livros diversificados e muito mais.
A menopausa pode ser difícil fisicamente e emocionalmente; mas ela é natural, e deve ser aceita como uma nova fase da vida.
No entanto, a alimentação saudável, o consumo de água, a prática de exercícios e o sono correto podem prevenir e diminuir muitos dos sintomas.
Uma transformação nos hábitos vai inclusive diminuir o estresse causado pelo desequilíbrio emocional (4,5, 6,7)
E para melhorar a saúde e equilibrar os hormônios, nada melhor que cuidar da alimentação.
Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação alimentar; com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.
Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.
Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro
VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V2.0
Abraços e fique com Deus.
Dr. Juliano Pimentel
BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!
[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]
Entendi que a alimentação é muito importante mas a reposição tambem trás riscos e aí o que fazer uma vez que se optar tem riscos se nao optar tambem tem riscos