Selecione a página

Sintomas de Gastrite: Conheça os Principais Indícios

Sintomas de Gastrite: Conheça os Principais Indícios

Muitas pessoas confundem os sintomas de gastrite com outros problemas gástricos. Acabam se automedicando e correndo o risco de piorar os sintomas, sem nunca resolver o problema ou trazer alívio verdadeiro.

Conviver com esse tipo de problema, prejudica a sua saúde gástrica e consequentemente o todo o organismo, afinal, o seu organismo está conectado.

A automedicação é um perigo desnecessário, por isso, consulte sempre um médico.

Veja agora quais são os principais sintomas de gastrite e as suas três variações.

Leia ate o final e compartilhe!

O que é gastrite?

A gastrite é uma inflamação do estômago e a erosão do revestimento dele, que é a mucosa gástrica (1).

Essa mucosa gástrica, precisa desenvolver um ácido chamado de ácido clorídrico, responsável por dissolver os alimentos no seu estômago.

Esse mesmo ácido também protege o revestimento do seu estômago do ácido próprio dessa região.

Quando esse equilíbrio é quebrado, porém, surgem doenças como a gastrite (2).

Podemos definir a gastrite em dois níveis: Gastrite aguda, quando os sintomas duram um curto período de tempo e gastrite crônica quando persiste por muito tempo ou até anos.

Além dessas, também existe a gastrite atrófica que é uma forma de gastrite crônica mas que causa a perda gradual de células glandulares gástricas, que são substituídas por tecidos intestinais e fibrosos.

Sintomas de Gastrite Aguda

Sintomas de Gastrite: Náusea. Imagem: (Divulgação)

Geralmente as pessoas com gastrite aguda sofrem dores agudas e recorrentes nas áreas abdominais e na parte superior do estômago.

Além disso, é comum ter desconforto na hora das refeições, inchaço estomacal, queimação e problemas semelhantes.

É comum que a pessoa tenha náusea, vômitos, gases, perda de peso ou do apetite, por exemplo.

Soluços, arrotos e alterações nos movimentos intestinais e na aparência das fezes também são sintomas comuns. Aliás, as fezes podem ficar mais escuras que o habitual, mas também pode assumir uma coloração de alcatrão ou sangrenta.

Sintomas de Gastrite Crônica

Os principais sintomas da gastrite crônica são perda de apetite, mau gosto na boca, constipação, bem como aumento do fluxo de saliva.

Além desses sintomas mais comuns, pessoas com gastrite crônica podem sentir inquietação, dores de cabeça, palidez e fraqueza. Em alguns casos, porém, pode ter também perda de peso (3).

No entanto, muitos pacientes que sofrem com a gastrite crônica podem não sentir os sintomas.

Ao longo do tempo e dos danos sobre a mucosa o organismo pode perder a capacidade de produzir ácido gástrico.

Quando há o desequilíbrio da quantidade do ácido gástrico no estômago, graves problemas digestivos desenvolvem.

Outra preocupação é a perda da capacidade de secretar substância fator intrínseco, necessária para a absorção da vitamina B12.

Afinal, com a deficiência da vitamina B12 o organismo desenvolve anemia perniciosa que causa cansaço e dormência dos membros ou formigamento.

A gastrite crônica deixa essa mucosa gástrica mais fina devido a destruição das células saudáveis. Através de exames de sangue é possível detectar esse tipo de anemia.

Quando a mucosa é danificada durante muito tempo sem tratamento, a gastrite crônica pode desenvolver-se para o estágio de metaplasia, com um grande risco em transformar-se no câncer gástrico.

Sintomas de Gastrite Atrófica

Na gastrite atrófico, com a mudança do forro gástrico, surge o risco do surgimento da má absorção, deficiências nutricionais e também  o aumento de reações auto-imunes.

Esses pacientes geralmente desenvolvem baixa produção de ácido gástrico e hipergastrinemia. Que aumenta a possibilidade de anemia e crescimento tumoral (3)

Os sintomas podem surgir e desaparecer durante várias semanas.

Caso eles persistam por mais tempo ou cause sintomas mais graves como excesso de sangue nas fezes, talvez a gastrite possa ser descartada, por isso consulte sempre o médico.

Causas de Gastrite Aguda

A gastrite aguda pode ser provocada por agentes que causam irritações, ou infecções estomacais que atacam o revestimento do muco, que protege a mucosa do estômago.

Esses agentes podem vir de aspirinas, assim como remédios anti-inflamatórios, drogas, álcool em grande quantidade, e algumas infecções.

Os estágios iniciais da infecção pela bactéria helicobacter pylori também pode causar a gastrite aguda, e que é muito comum na região estomacal.

Além disso, a ingestão de chá em excesso e café podem ser uma das causas. Bem como a má alimentação e o estresse que também são fatores a serem considerados.

Causas de Gastrite Crônica

A gastrite crônica geralmente é consequência da infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. Pylori).

Mas, as doenças autoimunes e a doença de Crohn também podem causar a gastrite crônica.

Por fim, cirurgias gástricas aumentam a exposição do estômago à bile e pode também causar gastrite crônica.

Sintomas de Gastrite: Dicas para reduzir os sintomas

Sintomas de Gastrite: consuma alimentos como derivados de kefir. Imagem: (Divulgação)

Existem formas de evitar o surgimento ou o agravamento da gastrite aguda. A reeducação alimentar é a melhor maneira para evitar essa inflamação

Por isso, retire de sua dieta alimentos que prejudicam e agridem as paredes estomacais.

Ou seja, alimentos processados e industrializados, cheios de gordura saturada, sódio, açúcares adicionados, fritos pioram os sintomas.

Aliás, esse tipo de alimento também pode causar a gastrite em pessoas que estão com a área estomacal saudável.

Manter uma dieta pobre em nutrientes, minerais e vitaminas é prejudicial. Afinal, promove a inflamação no trato digestivo. Além disso, evite alimentos picantes, cigarro, café e frutas cítricas.

Prefira alimentos frescos e naturais, como alimentos probióticos Kefir e os seus derivados (4). Além de alimentos com baixo teor de gordura como peixe e frango, por exemplo. É importante também incluir alimentos ricos em fibras como maçã, brócolis e cenoura.

Por fim, beba bastante água e procure manter uma vida mais saudável e equilibrada.

Para ter resultados ainda melhores assista a este vídeo com dicas práticas de como acabar com a gastrite!

https://www.youtube.com/watch?v=g3wOqqJ3t2c

Abraços e fique com Deus!!
Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Gostei muito de seu artigo , pois tirei varias duvidas. Parabéns e continue nos estruindo com seu conhecimento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *