Selecione a página

Suplementos para dor – Quais são os melhores?

Suplementos para dor – Quais são os melhores?

A suplementação monta uma estrutura de recuperação metabólica, por isso, o uso de suplementos para dor é tão eficiente.

De maneira geral os suplementos incluem ingredientes como vitaminas, minerais, ervas, aminoácidos e enzimas. Os suplementos garantem que você obtenha o suficiente das substâncias vitais que o corpo precisa para funcionar, outros podem ajudar a reduzir o risco de doenças.

Os suplementos para dor fazem parte de uma abordagem mais integrativa associada a outros hábitos para melhor saúde.

Antes de seguir com o conteúdo, quero te fazer um convite para participar do meu grupo no Telegram. Lá você recebe pílulas diárias de saúde e fica por dentro das lives que eu faço diariamente. 

O que causam as dores 

Suplementos para dor física

Suplementos para dor física

As dores físicas são motivadas de diferentes maneiras. A dor física pode estar relacionada ao colchão, postura, a maneira como você senta, anda ou pisa, por exemplo.

Além disso, grande parte das pessoas que sofrem com dores musculares tem relação emocional com elas. Isso acontece porque as pessoas não processam o que lhe é dado e não deixam fluir. Assim, surge a sensação de incapacidade, de importância e de sofrimento ruminando as pessoas. 

A dor crônica pode ser fruto da somatização. Afinal, as maiores dores não são físicas, são emocionais. E quando você não sabe lidar com as dores da alma elas te paralisam e te levam para um estado de completa impotência.

E claro, a dor crônica tem relação direta com todo o aspecto metabólico do seu corpo. Ou seja, está relacionada com intoxicação, falta de nutrientes, falta de movimento e inúmeros aspectos.

Sendo assim, os suplementos para dor funcionam ajudando seu corpo a desinflamar e eliminar os metais pesados.

Suplementos para dor

Os suplementos para dor são úteis quando a dor é motivada por inflamação ou outros aspectos metabólicos.

Por isso, eles devem ser associados a mudanças de estilo de vida como alimentação de verdade, prática de exercícios físicos, meditação, sono eficiente e controle do estresse e ansiedade.

Selecionei os suplementos mais indicados para os tipos de dor física mais comuns.

Suplementos para Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica que os sintomas incluem fadiga, névoa cerebral e dor generalizada. 

Pessoas com essa condição geralmente apresentam pontos sensíveis e doloridos em áreas específicas do corpo.

Pessoas com fibromialgia também apresentam dores crônicas nos músculos, ligamentos e articulações. Essa dor vai e vem com o tempo.

Para o tratamento da fibromialgia, algumas das melhores evidências apoiam o uso de S-adenosilmetionina (SAMe). Ou seja, um composto que existe naturalmente como resultado do metabolismo dos mamíferos.

Uma revisão de sete ensaios clínicos descobriu que o SAMe beneficia a depressão relacionada à fibromialgia e a intensidade da dor no ponto sensível (1).

Além disso, o aminoácido 5-hidroxitriptofano (5-HTP) atravessa a barreira hematoencefálica e tem efeitos sobre os níveis de serotonina. 

Opções de suplementos para dor de fibromialgia mais acessíveis são:

Ginseng, você pode usar 1 colher de chá de raiz fervida picada para fazer 1 xícara de chá. Ele melhora a qualidade do sono, diminui a fadiga e melhora a satisfação geral com a vida.

Erva de São João, a dosagem recomendada varia de 250 a 300 miligramas, tomada duas a três vezes ao dia. Diminui a inflamação, mas pode interferir com outros medicamentos, por tanto, consulte o médico.

Magnésio, mineral encontrado em alimentos como amêndoas, sementes de abóbora, chocolate amargo e espinafre. Também está disponível em forma de cápsula e como solução tópica.

Suplementos para Dor de cabeça

Suplementos para dor de cabeça

Suplementos para dor de cabeça

Diferentes fatores causam dor de cabeça. Sendo assim, existe uma variedade maior de suplementos que podem solucionar a dor. A maioria das pesquisas sobre suplementos dietéticos explorou o uso de suplementos para prevenir ou tratar enxaquecas. 

Um agente, a vitamina B2 (riboflavina), praticamente se tornou o padrão de cuidado na prevenção de enxaquecas. Um estudo demonstrou que 400 mg por dia de riboflavina diminuíram significativamente a frequência da enxaqueca e o número de dias com dor de cabeça em 55 pessoas após 3 meses de tratamento. 

Um extrato de rizoma da planta butterbur é eficaz na prevenção da enxaqueca. Provavelmente devido ao relaxamento do músculo liso e inibição de leucotrieno. Ensaios clínicos  que 50 a 75 mg duas vezes ao dia de um extrato de butterbur padronizado diminuiu o número de ataques de enxaqueca por mês. Além disso, diminuiu o número de pacientes que precisam de tratamentos medicamentosos para enxaqueca

Coenzima Q10 (CoQ10), com uma faixa de dosagem de 150 a 300 mg por dia, e magnésio, 300 a 600 mg por dia, também foram estudados para a prevenção da enxaqueca. Isso porque  esses dois nutrientes diminuem a frequência e a gravidade da enxaqueca, o número de dias de cefaleia e, no caso da CoQ10, os dias com náusea (2). 

Além disso, tanto a CoQ10 quanto o magnésio são considerados para enxaquecas pediátricas, enquanto o magnésio também é usado para enxaquecas associadas à menstruação, por exemplo.

Suplementos para Dor nas articulações

A dor nas articulações acontecem devido à inflamação. A cúrcuma com o ingrediente ativo curcumina, demonstrou inibir vários mediadores inflamatórios. Combinado com Boswellia promove menos inchaço, dor e perda de movimento articular em pacientes com artrite. 

Já o rizoma de gengibre contém compostos que inibem as prostaglandinas pró-inflamatórias que melhora a dor no joelho. Principalmente quando combinada com a galanga.

A garra do diabo é uma planta usada tradicionalmente para artrite, assim como dores lombares e dores de cabeça. 

As atividades antiinflamatórias da unha do diabo são devidas a um glicosídeo iridóide, o harpagosídeo, possivelmente por meio de sua inibição de vários mediadores inflamatórios via inibição. As dosagens da garra do diabo de 50 a 100 mg por dia podem ser eficazes na redução da dor na coluna, joelho e quadril.

Além disso, as duas espécies de unha de gato (Uncaria tomentosa e U. guianensis), contêm uma variedade de compostos que têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Em um estudo os pacientes que tomaram unha de gato tiveram uma redução maior nas articulações doloridas do que o grupo de controle. No entanto, não houve diferenças no número de articulações inchadas, a duração da rigidez matinal ou parâmetros laboratoriais.

Por fim, os ácidos graxos ômega-3, especialmente o de origem marinha (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) reduzem a inflamação. 

Pelo menos 2,7 g de EPA mais DHA diariamente apresenta resultados depois de 3 a 4 meses na Artrite Reumatoide, por exemplo. 

Embora também tenha havido pesquisas com sementes de linhaça ou óleo de linhaça, benefícios foram observados na dor avaliada pelo paciente, rigidez matinal, número de articulações afetadas e uso de AINE (3).

Suplementação para dor

Como você pode observar para cada dor existe um composto que pode ser útil. No entanto, o uso do suplemento precisa ser supervisionado pelo seu médico, ou ser consumido um produto de confiança.

Se você sente dores físicas constantes, conheça o Pure Detox. Esse é um suplemento desenvolvido por mim, para  minha família e que está disponível para você. 

A suplementação com PURE DETOX atua em dores físicas, mesmo não sendo um remédio para dor. Isso ocorre porque metabolicamente quando existe deficiência em algumas áreas com três meses de uso você consegue perceber o alívio da dor. 

Uma das maneiras de conseguir essa harmonia do corpo é a associação de alimentação natural, exercícios físicos e suplementação. 

Foi por isso que desenvolvi o Pure Detox, um suplemento que vai ativar o modo acelerado do seu organismo. Elimine as toxinas mortais, aumente a energia e melhore a perda gordura e muito mais com o Pure Detox.

>> Conheça o PURE DETOX

Abraços e fique com Deus. 

Dr. Juliano Pimentel 

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *