Selecione a página

Testosterona Baixa: Perigos e Sintomas

Testosterona Baixa: Perigos e Sintomas

testosterona baixa preocupa a maioria dos homens por prejudicar o seu desejo sexual, e alguns outros por questões de estética, e dificuldades para ganhar massa muscular. Mas será que esse desequilíbrio pode afetar outras áreas da saúde do homem?

Hoje eu quero falar sobre como a testosterona baixa prejudica a saúde masculina, e como prevenir isso.

Não deixe de ler e compartilhar!

Faça o Download Sucos Detox podem evitar dor no intestino

Receitas para ter vitalidade

Testosterona Baixa

A testosterona é um hormônio produzido tanto pelas áreas reprodutoras masculinas quanto pelas femininas. Nos homens ele é produzido geralmente nos testículos e nas mulheres é através das glândulas adrenais.

No homem ele serve para desenvolver características do corpo masculino, construir músculos e manter o desejo sexual; diferente do que acontece no corpo feminino, já que para elas a quantidade de testosterona produzida é muito menor.

Geralmente a sua produção acelera em torno de 30 vezes à mais, durante o período da adolescência e quando o jovem está no início da vida adulta. A importância desse hormônio passa por todo o corpo, do cérebro aos vasos sanguíneos e aos ossos.

Então se você sofre com uma diminuição de testosterona, acredite que os efeitos colaterais ultrapassam as questões de estética.

É extremamente importante manter esses hormônios em quantidades equilibradas no seu organismo.

A partir dos 30 anos ela começa a diminuir, e diminui cada vez mais durante a velhice.

A única forma confiável para descobrir é consultando um médico especialista, que vai indicar os exames de sangue a serem feitos.

Com o tratamento adequado, muitos dos sintomas que surgiram podem ser revertidos ou diminuídos.

Testosterona Baixa e os Perigos

Testosterona Baixa e os Perigos. Imagem: (Divulgação)

Sem a produção adequada desse hormônio o homem se torna estéril.

Isso pode acontecer devido a importância desse hormônio para a produção e o desenvolvimento do esperma (também chamado de processo de espermatogênese).

O homem que sofre com a testosterona baixa, pode sentir os seguintes sintomas:

1 – Queda no Desejo Sexual

O sintoma mais conhecido entre os homens é a queda da libido, com isso o homem sente redução do apetite sexual; inclusive diminuindo o desejo de masturbar-se, que é uma prática saudável de autoconhecimento e prazer (5).

ejaculação precoce também pode ocorrer. Problemas em ter ou manter ereções também pode ser um sintoma que surge quando esse hormônio está baixo.

Muitas áreas cerebrais e fora dela, como a amígdala estão envolvidas no processo da testosterona, então tudo acaba sendo afetado pela falta do hormônio.

2 – Redução da Massa Muscular

A testosterona coloca o seu corpo em estado anabolizante, e nesse processo ela auxilia o corpo a produzir e montar proteínas que ajudam a formar a massa magra.

Com a queda do hormônio, o corpo começa a destruir o tecido muscular ao invés de ajudá-lo a construir.

E com o tempo você perceberá as diferenças e reações do seu organismo, e a perda de massa muscular.

3 – Aumento da Gordura Abdominal

De acordo com uma pesquisa americana; os homens que sofrem com a testosterona baixa podem apresentar o aumento de uma enzima chamada lipoproteína lipase. Ela por sua vez gera os lipídios, que são blocos em células de gordura visceral.

Essa gordura, também conhecida por gordura abdominal se forma em volta dos órgãos podendo desenvolver doenças como diabetes, sobrepeso e doenças cardíacas.

4 – Desequilíbrio Emocional

Outro efeito colateral negativo que pode surgir devido a testosterona baixa, é o desequilíbrio emocional.

Com esse desequilíbrio aumentam as probabilidades de surgir a depressão e a ansiedade; que pode afetar a capacidade dos testículos em produzirem a testosterona.

5 – Ossos Fracos

Os ossos podem perder a proteção e resistência necessária; isso faz com que o corpo sinta dificuldades para reconstruir as áreas danificadas a tempo.

Com isso, podem surgir a osteoporose, densidade óssea e fraturas.

6 – Redução da Memória

A memória também pode ser afetada, assim como as funções mentais, raciocínio lógico, habilidades espaciais; aumentando as chances do desenvolver da doença de Alzheimer.

Isso acontece, pois determinadas áreas cerebrais responsáveis pela memória e a atenção ficam afetadas; essas áreas possuem receptores de testosterona, e quando não recebem suficiente hormônio, as células cerebrais podem sofrer sequelas.

7 – Saúde do Coração

A testosterona baixa pode aumentar os riscos de problemas cardíacos.

De acordo com uma pesquisa inglesa, isso acontece devido a testosterona pode abrir os vasos sanguíneos para a passagem de sangue para o coração.

Além disso, a pesquisa afirma que os homens que sofrem com a testosterona baixa e não recebem tratamento adequado a tempo, correm mais riscos de falecerem por ataques cardíacos, que os homens que estão com os hormônios equilibrados.

8 – Diminuição do Pênis

Esse pode ser outro sintoma; devido a diminuição do fluxo natural de testosterona, áreas como escroto, pênis e testículos podem atrofiar ou encolher (1,2,3).

Isso afetaria a circunferência do pênis e o comprimento, assim como pode acontecer com a diminuição do saco escrotal, que perde metade do tamanho.

O Que Causa a Testosterona Baixa?

Alguns motivos para a testosterona baixa:

  •  Envelhecimento
  • Lesões ou infecções
  • Retirada dos testículos
  • Quimioterapia e outros tratamentos contra câncer
  • Anormalidades genéticas
  • Hemocromatose (excesso de ferro no sangue)
  • Disfunção da glândulas pituitária (importante glândula cerebral) ou do hipotálamo
  • Doenças inflamatórias graves
  • Insuficiência renal crônica
  • Cirrose do fígado
  • Obesidade
  • Alcoolismo
  • Estresse

Como Aumentar a Testosterona

Sempre consulte o médico para verificar como estão os níveis de testosterona, e receber o tratamento adequado.

Existe uma alimentação adequada para aumentar a testosterona, e impedir que você sofra desequilíbrio hormonal. Os alimentos saudáveis estão associados ao equilíbrio hormonal, e podem beneficiar a sua saúde de diversas formas.

Manter a saúde do hormônio da testosterona, também envolve excluir da alimentação os produtos que alteram os níveis hormonais e prejudicam a saúde, como os alimentos industrializados, processados e embutidos.

Faça o Download Sucos Detox podem evitar dor no intestino

 

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

3 Comentários

  1. Muito informativo a matéria. Dr. Juliano, o médico clínico geral pode pedir o exame de testosterona?

    Responder
  2. olá, gostei muito da matéria e estrutura do site, muito bem organizada. A matéria serviu bem para minhas pesquisas. Espero encontrar sempre bons assuntos assim. Gratidão!

    Responder
  3. Obrigado por ajudar muitas pessoas com seus artigos e suas dicas eu me chamo Rodrigo tenho 40 anos e estou com minha tosterona baixa acabei de ler seu artigo me ajudou muito vou procurar uma ajuda médica urgente abraço que Deus te abençoe cada dia mais

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *