Top 12 alimentos anti-inflamatórios – Conheça os benefícios
A inflamação é a resposta saudável do nosso corpo ao combate à doença. Mas quando fica fora de controle, a inflamação pode se tornar crônica. Por isso, a escolha por alimentos anti-inflamatórios contribui inclusive, para a prevenção de problemas de saúde.
Acredita-se que alimentos ricos em açúcar e gordura saturada contribuam para a inflamação, e é por isso que algumas pessoas que têm condições inflamatórias e distúrbios auto-imunes experimentam dietas com pouco açúcar.
Por outro lado, há também alimentos anti-inflamatórios, que podem conter a inflamação do corpo.
Conheça os alimentos anti-inflamatórios.
Gostou? Leia e compartilhe.
1 – Espinafre
O espinafre merece sua reputação como alimento energético. É uma boa fonte de vitamina E, que pode ajudar a proteger o corpo de moléculas causadoras de inflamação chamadas citocinas.
A cor escura permite que você saiba que é denso em nutrientes, como outros verdes folhosos.
2 – Couve
A couve é um dos alimentos anti-inflamatórios, que contém uma variedade de fitonutrientes e antioxidantes que ajudam a proteger nosso corpo contra danos celulares.
Este alimento desintoxicante e denso em nutrientes é uma excelente fonte de vários aminoácidos, vitaminas A, C e K, fibra, magnésio, ferro e cálcio (1).
A couve ajuda a beneficiar de tudo, desde pele brilhante e olhos saudáveis, até um poderoso sistema digestivo e ossos fortes.
3 – Nozes
As nozes são uma fonte de gordura saudável e alimentos anti-inflamatórios. São ricas em fibras, cálcio e vitamina E, e as nozes contêm grandes quantidades de ácido alfa-linolênico, um tipo de gordura ômega-3.
Todas as nozes possuem antioxidantes que podem ajudar seu corpo a combater e reparar os danos causados pela inflamação.
Nozes, juntamente com peixes, verduras e grãos integrais, são utilizados na dieta mediterrânea para reduzir os marcadores de inflamação no corpo.
4 – Chá Preto
Beber chá preto pode ajudar a manter as artérias abertas e contém antioxidantes que protegem as células dos danos.
Um estudo ligou o chá preto a um risco substancialmente menor de câncer de ovário (2).
5 – Gengibre e açafrão
Estas especiarias, possuem propriedades anti-inflamatórias.
A curcumina, elemento presente no açafrão, é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química (3, 4).
Os antioxidantes e compostos bioativos do gengibre podem inibir respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro (5).
6 – Romã
As sementes de romã são uma boa fonte de antioxidantes que podem reduzir tanto o colesterol quanto a pressão sanguínea (6, 7, 8).
Na verdade, os especialistas acham que um composto neles chamado punicalagin tem como alvo a inflamação no cérebro, o que poderia ajudar a retardar a progressão do declínio relacionado ao cérebro.
As punicalaginas são antioxidantes extremamente potentes encontrados no suco e na casca da romã.
7 – Alho e Cebola
Compostos organosulfurados derivados do alho podem diminuir a produção de substâncias no sangue que aumentam a inflamação.
Doses de suplementos de alho demonstraram aumentar as enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzir significativamente o estresse oxidativo em pessoas com pressão alta (9, 10, 11).
As cebolas também estão entre as principais fontes alimentares de flavonóides, especificamente um composto benéfico chamado quercetina (12, 13, 14).
A quercetina ajuda a inibir os agentes causadores de inflamação que atuam na artrite.
Além disso, a cebola possui antocianinas. Encontrada somente em cebolas vermelhas ou roxas, as antocianinas são poderosos antioxidantes e pigmentos que dão à cebola sua cor avermelhada.
8 – Cavalinha
Este peixe é um alimento do Mediterrâneo. O alto teor de gordura na cavala ajuda a combater doenças caracterizadas por alta inflamação, como doenças cardíacas e Alzheimer.
A cavala é também uma fonte de vitaminas B12 e D, a última das quais pode ser difícil de encontrar naturalmente nos alimentos. A vitamina D é importante para manter os ossos fortes e a função do sistema imunológico, além de ajudar o corpo a absorver o cálcio.
9 – Abacaxi
O abacaxi é carregado com vitamina C e contém uma enzima chamada bromelina, que pode ajudar a estimular a digestão de proteínas, reduzir a inflamação do intestino e aumentar a função imunológica.
Adicione abacaxi na sua dieta para ajudar a combater a inflamação, melhorar a digestão e manter seu sistema imunológico forte.
10 – Pimentão
Os pimentões, especialmente os de cor vermelha, são ricos em antioxidantes e pobres em amido.
Semelhante a pimentas picantes, pimentões doces contêm o composto químico capsaicina, que é conhecido por ajudar a reduzir a inflamação e, potencialmente, até mesmo a dor.
11 – Chá Verde
O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis que você pode beber. Reduz o risco de doença cardíaca, câncer, doença de Alzheimer, obesidade e outras condições (15, 16, 17, 18).
Muitos de seus benefícios se devem às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, especialmente uma substância chamada epigalocatequina-3-galato (EGCG).
O EGCG inibe a inflamação reduzindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e os danos aos ácidos graxos em suas células (19, 20).
12 – Pêra
As peras são uma riqueza de antioxidantes como a vitamina C, E e B2 que combate várias doenças e condições dentro do corpo. Além disso, possui funções anti-inflamatórias.
A fibra presente na pêra estimula a secreção de sucos gástricos e digestivos.
Além desses, outros alimentos anti-inflamatórios como pimentas, chocolate amargo, peixe e azeite extra-virgem, são opções de alimentos que ajudam a combater a inflamação e reduzir o risco de doenças.
Cuidados com a inflamação
Mesmo baixos níveis de inflamação crônica podem levar à doença. Por isso, faça o seu melhor para manter a inflamação sob controle, escolhendo uma grande variedade de alimentos deliciosos e ricos em antioxidantes (21) .
Afinal, a essência de uma dieta anti-inflamatória inclui principalmente alimentos à base de plantas, como frutas, legumes, nozes, sementes, feijões e legumes.
Ao comer fontes de proteína animal, certifique-se de escolher frutos do mar selvagens, ovos criados em pasto orgânico e animais terrestres alimentados com capim.
Portanto, pense em sua próxima refeição como uma oportunidade para carregar seu corpo com alimentos anti-inflamatórios o tornará forte e energizado, além de melhorar sua saúde a longo prazo.
Uma dieta saudável é benéfica não apenas para reduzir o risco de doenças crônicas, mas também para melhorar o humor e a qualidade de vida geral.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.