Toxinas emocionais são tão prejudiciais quanto veneno
As toxinas emocionais estão agindo silenciosamente e podem até te matar.
Dias atrás escrevi um artigo sobre como as toxinas podem prejudicar sua saúde e vida em geral, e dessa vez quero focar especificamente nas toxinas emocionais, que são tão pouco faladas.
Se não leu o artigo anterior, confira.
Na internet eu vejo de tudo… e muito que leio nos comentários são frases em que as pessoas se colocam em lugar de vítima, como por exemplo:
- Meu marido me irrita
- Meu filho me estressa
- O chefe me deixa louca
É sempre o outro o causador da dor, estresse e preocupações.
Mas, deixa eu te dizer uma coisa: Não são as circunstâncias estressantes que prejudicam você, o que te faz mal é sua reação às circunstâncias.
Pra se ter ideia, a sua reação nos primeiros 60 segundos em um um evento estressante, que determina se você vai lidar com isso de maneira negativa ou positiva.
Ou seja, não é o que o outro faz, fala ou se comporta. A sua reação depende do seu comportamento em relação a isso.
Sabendo disso, vamos iniciar nossa jornada sobre as toxinas emocionais.
Leia até o final e compartilhe no grupo da família!
O que são toxinas emocionais?
De maneira geral entenda que algumas “emoções tóxicas” são tão prejudiciais quanto uma toxina física (1).
Toxinas emocionais são sentimentos como: amargura, falta de perdão, ressentimento, retaliação, raiva, ódio, culpa, vergonha, tristeza, arrependimento, ciúme, desamparo, depressão, apatia, solidão, medo, rejeição, por exemplo.
As emoções negativas são causadas por seus pensamentos e energia. Ou seja, pela perspectiva que você olha a vida, por seus pensamentos e claro, por suas reações a tudo isso.
O ponto positivo de tudo isso é que a chave para se tornar resiliente às toxinas emocionais é ter a consciência de que você pode mudá-los a qualquer momento. Se você mudar seu foco, você muda sua vida.
Entenda que os obstáculos estão separados da vida, mas sua perspectiva em relação a eles determina as emoções que você sente.
Principais toxinas emocionais e como elas te prejudicam
Ansiedade
A ansiedade geralmente vem de se sentir inseguro e ameaçado. Essa sensação tóxica cresce em seu corpo e mente, fazendo você se sentir desanimado e até deprimido. Alguns outros sintomas são medo, falta de concentração e confiança e insônia.
Angústia
Essa emoção cria um estado contínuo de desconforto, tristeza e arrependimento. A angustia muda a maneira como você ouve e fala, além de influenciar suas habilidades de tomada de decisão. Por fim, a angústia pode paralisar você e, mais importante, pode afetar as pessoas ao seu redor e todo o seu futuro.
Medo
O medo que você não conseguiu superar uma vez pode permanecer por anos em sua vida. Somente descobrindo as origens do seu medo você será capaz de enfrentá-los e superá-los.
Insatisfação crônica
A insatisfação se torna tóxica quando está permanentemente insatisfeito com sua vida. Um sentimento ocasional de insatisfação ajuda você a se tornar uma pessoa melhor a cada dia, mas a insatisfação crônica faz com que você busque constantemente algum padrão de perfeição, que na verdade não existe.
Ciúme
O ciúme está relacionado ao medo de perder alguém. E embora seja normal se preocupar com a pessoa amada e às vezes sentir um pouco de ciúme, o sentimento se torna tóxico quando envolve ameaças, controle e proibição, por exemplo.
Raiva tóxica
Em certas situações, um sentimento de raiva bem controlado pode te ajudar a superar as dificuldades. Às vezes, ajuda você a permanecer focado e alerta, mas a raiva se torna um problema real se se transformar em violência.
Inveja
Por fim, inveja é uma das emoções tóxicas mais prejudiciais que deixa uma pessoa infeliz. Além disso, esse sentimento também faz com que as pessoas ao seu redor sofram. Afinal, você não consegue comemorar o sucesso dos outros, o que o leva ao caminho da amargura e o torna incapaz de lidar com situações em que os outros são felizes e estão indo bem.
Como eliminar as emoções tóxicas?
O primeiro passo para eliminar as emoções tóxicas é reconhecer que elas existem e que só você pode mudar isso. Aliás, e muito mais fácil e possível você se mudar do que mudar o outro. Por isso, lidar com as situações é um problemas que deve ser resolvido por você.
1 – Desenvolva a autoconsciência
Autoconsciência é compreender o que você está pensando ou sentindo em um determinado momento, ou seja, quais são seus verdadeiros desejos.
A maioria de nós está tão distraída com o que está acontecendo ao nosso redor que reagimos às situações inconscientemente e não temos nada para buscar na vida.
Você não pode passar a vida no piloto automático. Afinal, fazer isso pode levar a um sofrimento prolongado, porque você está passando pela vida sem rumo, sem melhorar, e sentirá que sua vida não tem sentido.
O projeto mais difícil em que você trabalhará é você mesmo. Além do mais, a autoconsciência é a base para sua felicidade e controle de suas emoções.
Faça o exercício e reflita sobre:
- Como falo comigo mesmo quando não há ninguém por perto?
- Estou sempre me criticando?
- Tenho mais pensamentos negativos ou positivos?
- Tenho algum objetivo que me inspire?
- Que hábitos estão me impedindo de seguir em frente?
- Quais são meus pontos fortes e fracos?
Ou seja, reserve um tempo para se fazer perguntas mais inteligentes sobre o que você quer e a vida pode começar a trabalhar essas respostas em sua realidade. Ao fazer a si mesmo perguntas melhores, você faz com que o cérebro se concentre em respostas melhores.
2 – Tenha um tempo para você
Quando você está passando mau você dedica um tempo da sua vida para tomar os remédios e fazer o necessário. Quando você precisa aprender sobre algo, por exemplo, você dedica um tempo da sua vida para estudar. Sendo assim, reserve também um tempo para cuidar dessas toxinas emocionais.
Isso vai refletir em sua vida de vários aspectos. Afinal, a chave para desenvolver uma compreensão mais profunda de suas emoções e ter controle sobre elas é fazer um diário todos os dias. Pois, quanto mais claro você se tornar sobre o que está sentindo, mais fácil será direcionar suas emoções na direção certa.
Por isso, quando estiver em uma situação estressante ou se sentindo sobrecarregada, dedicar alguns minutos para escrever o que quer que está em minha mente.
Será um grande alívio, afinal é como se sua mente tivesse o botão de reset pressionado. Vale lembrar que estresse, ansiedade e sensação de opressão, por exemplo, são indicadores de que você precisa sair da sua cabeça e mudar sua energia.
3 – Meditação
Por fim, a meditação pode ajudar você a lidar muito melhor com essa emoções tóxicas. Digo isso, pois através da meditação você se torna mais capaz de direcionar sua energia e focar nos pensamentos que você deseja ter.
Ou seja, se você está em um momento que pode surgir um estresse, com a pratica da meditação, você tem esse elemento para te ajudar a eliminar esse sentimento de estresse.
Aqui no blog tem vários artigos sobre meditação, confira e escolha o melhor método para você colher os benefícios ainda hoje!
Antes de ir, assista a este vídeo que com certeza vai engrandecer ainda mais sua jornada e te ajudar a lidar com as emoções tóxicas!
Abraços e fique com Deus.
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube