Selecione a página

Toxoplasmose: Sintomas, Transmissão e Tratamento

Toxoplasmose: Sintomas, Transmissão e Tratamento

A toxoplasmose é uma doença semelhante à gripe causada por um parasita unicelular chamado Toxoplasma gondii.

A toxoplasmose geralmente causa sintomas semelhantes aos da gripe que desaparecem sem tratamento.

No entanto, complicações mais graves, como encefalite e problemas de desenvolvimento, podem ocorrer em algumas pessoas (1).

Mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico comprometido, por exemplo, correm maior risco de desenvolver complicações graves de saúde com toxoplasmose.

É uma doença que pode ser transmitida de várias maneiras, mas principalmente através dos alimentos. Por isso, conhecer a transmissão e a melhor maneira de evitar o contágio.

Não deixe de ler e compartilhar!

Sintomas

Os sintomas não aparecem para todas as pessoas com toxoplasmose. De fato, o sistema imunológico impede que o T. gondii afete o corpo.

Embora os indivíduos mais afetados não sejam sintomáticos, alguns podem desenvolver sintomas semelhantes aos da gripe, especialmente pessoas cujo sistema imunológico é menos eficaz que o normal.

Sintomas de toxoplasmose podem ser confundidos com gripe

Sintomas de toxoplasmose podem ser confundidos com gripe

Esses sintomas podem incluir:

  • dores no corpo
  • bem como, gânglios linfáticos inchados
  • dores de cabeça (2)
  • febre
  • além de fadiga (3)

Os sintomas geralmente duram um mês ou mais

Pessoas com HIV ou AIDS, indivíduos em tratamento quimioterápico e receptores de transplantes de órgãos, por exemplo, têm o sistema imunológico enfraquecido. Sendo assim, o parasita causador da toxoplasmose pode desencadear a reativação de uma infecção anterior (4,5,6).

Afinal, eles também podem desenvolver sintomas mais graves, como:

  • Dor de cabeça, assim como, confusão
  • Coordenação deficiente, bem como, convulsões
  • Por fim, infecções pulmonares

Uma pessoa com toxoplasmose também pode ter problemas visuais, pois o parasita pode infectar o olho. Isso é conhecido como toxoplasmose ocular e pode ocorrer em qualquer pessoa com a doença.

A toxoplasmose ocular pode causar os seguintes sintomas no olho:

  • uma diminuição na visão
  • bem como, visão embaçada
  • vermelhidão
  • dor, especialmente quando exposta a luz brilhante

Se uma mulher se infectar com o T. gondii durante a gravidez, por exemplo, ela corre o risco de transmitir a infecção para o recém-nascido. No início da gravidez, a infecção pode resultar na perda do feto.

Geralmente, os bebês nascidos com o parasita apresentam sintomas

  • como convulsões
  • ampliação do baço, bem como, aumento do fígado
  • icterícia (7)
  • além de, infecções oculares graves

Na maioria das vezes,porém, os bebês não apresentam sintomas no nascimento. Muitos desenvolvem sintomas de toxoplasmose, como perda auditiva, problemas de desenvolvimento mental ou infecções oculares, por exemplo.

Causas da toxoplasmose

O T. gondii é o parasita causador da toxoplasmose. Você pode pegá-lo de carne contaminada que é crua ou não completamente cozida. Além do mais, você pode obter toxoplasmose bebendo água contaminada (8).

Em casos raros, a toxoplasmose pode ser transmitida através de uma transfusão de sangue ou de um órgão transplantado.

Além disso, o parasita também pode existir nas fezes. Isto significa que pode ser encontrado em alguns produtos não lavados que foram contaminados com esterco. Por isso, lave bem o seu produto para evitar a toxoplasmose.

O parasita também é encontrado nas fezes de gatos. Embora o T. gondii seja encontrado em quase todos os animais de sangue quente, os gatos são os únicos hospedeiros conhecidos.

Isso significa que os ovos do parasita só se reproduzem sexualmente em gatos. Ou seja, os ovos saem do corpo do felino por excreção.

Apesar de gatos geralmente não apresentar sintomas de toxoplasmose, eles são hospedeiros.

As pessoas só são infectadas pela toxoplasmose se ingerirem o parasita. Ou seja, isso pode acontecer quando expostos a fezes de gatos contaminados. É mais provável de acontecer a infecção ao limpar uma caixa de areia sem lavar as mãos depois (9).

Além do mais, as mulheres grávidas têm um risco aumentado de passar toxoplasmose para o feto dessa maneira.

No entanto, a maneira mais comum de se infectar com o parasita da toxoplasmose é comer carne crua ou frutas e vegetais não lavados.

Você pode se infectar nas seguintes situações

  • Em contato com fezes de gato que contêm o parasita, por exemplo.
  • Você pode acidentalmente ingerir os parasitas se tocar sua boca depois de jardinar, bem como, limpar uma caixa de areia ou tocar em qualquer coisa que tenha entrado em contato com fezes de gatos infectadas.
  • Gatos que caçam ou que são alimentados com carne crua são mais propensos a abrigar o T. gondii (10).
  • Consumir comida ou água contaminada.
  • Cordeiro, porco e carne de veado são especialmente propensos a serem infectados com T. gondii. Ocasionalmente, produtos lácteos não pasteurizados, por exemplo, também podem conter o parasita.
  • Uso de facas contaminadas, bem como, tábuas de corte ou outros utensílios.
  • Utensílios de cozinha que entram em contato com carne crua podem abrigar os parasitas, a menos que os utensílios sejam lavados em água quente com sabão.
  • Comer frutas e legumes não lavados, por exemplo.
  • A superfície de frutas e vegetais pode conter o parasita. Sendo assim, lave e descasque completamente todos os produtos, especialmente os que você come crus.
  • Em casos raros, a toxoplasmose pode ser transmitida através de um transplante de órgão ou transfusão de sangue.
  • Por fim, quando uma pessoa é infectada pelo T. gondii, o parasita forma cistos que podem afetar quase qualquer parte do corpo, geralmente o cérebro e o tecido muscular de diferentes órgãos, incluindo o coração.

Prevenção da Toxoplasmose

Certas precauções podem ajudar a prevenir a toxoplasmose:

Por isso, use luvas sempre que trabalhar ao ar livre e lave bem as mãos com sabão e água (11).

A carne, especialmente o cordeiro, a carne de porco e a carne de vaca, podem abrigar organismos do toxoplasma. Não prove carne antes de estar totalmente cozido. Além disso, evite carne crua curada.

Depois de preparar a carne crua, lave tábuas de corte, bem como, facas e outros utensílios em água quente com sabão para evitar a contaminação cruzada de outros alimentos. Lave as mãos depois de manusear carne crua (12).

Esfregue frutas e vegetais frescos, especialmente se você planeja comê-los crus. Por isso, remova as cascas quando possível, mas somente após a lavagem.

Por fim, leite não pasteurizado e outros produtos lácteos podem conter parasitas do toxoplasma, por isso, evite.

Para os amantes do gato

Se você estiver grávida ou em risco de toxoplasmose ou suas complicações, siga estas etapas para se proteger:

Mantenha o seu gato dentro de casa e alimente-o com comida de gato seca ou enlatada, não carne crua.

Peça a alguém que limpe a caixa de areia do seu gato. Se isso não for possível, use luvas e máscara facial para trocar a maca.

Em seguida, lave bem as mãos. Por fim, mude o lixo diariamente para que os cistos excretados não tenham tempo de se tornar infecciosos.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Olá boa tarde, meu nome é Patrícia tenho toxoplasmose que minha mãe passou pra mim na gravidez, tenho um probleminha na vista direita mas nada grave, pergunto quando eu engravidar tem alguma perigo de passar pra meu bebê?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *