Vasculite: O que é e os principais sintomas.
Desde que o ator Ashton Kutcher contou sobre sua vasculite o assunto viralizou. E trouxe para vocês informações sobre essa condição autoimune.
A vasculite é um grupo de distúrbios inflamatórios que afetam os vasos sanguíneos, artérias pequenas ou grandes.
A pergunta que não é calar é: A vasculite pode ser curada?
Depende!
Em alguns casos, após o tratamento da vasculite, a condição entrará em remissão.
Ou seja, não está mais ativo, mas ainda permanece em seu sistema. Sendo assim, os sintomas podem voltar mais tarde devido a uma variedade de gatilhos que afetam o sistema imunológico da pessoa.
Para outros, a vasculite é crônica (de longo prazo) e não responde bem ao tratamento.
A maioria das pessoas é capaz de gerenciar bem seus sintomas. Mas todos reagem ao tratamento de forma um pouco diferente.
O mais importante que você precisa saber é que não importa que tipo de tratamento o paciente precise, certos hábitos e mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir os sintomas.
Essas mudanças incluem comer uma dieta anti-inflamatória, permanecer moderadamente ativo, reduzir o estresse, descansar o suficiente e tomar certos suplementos.
O que é vasculite?
A vasculite (também chamada de distúrbio vasculítico) é uma condição caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos.
Os sintomas de vasculite geralmente incluem fadiga, sintomas de febre como náusea e fraqueza. Às vezes, causa complicações mais sérias devido aos órgãos vitais não receberem sangue suficiente.
Ainda não há clareza do porquê algumas pessoas desenvolvem vasculite. Mas tudo indica que a condição é consequência da aquisição de certos vírus ou infecções, ou um histórico de uso de certas drogas ou medicamentos (1).
Vários sistemas do corpo podem ser impactados negativamente pela vasculite.
Tudo depende de quais artérias são “atacadas” pelo sistema imunológico .
Para você ter ideia, as artérias que abastecem os órgãos vitais com sangue e nutrientes às vezes podem sofrer. Isso pode incluir artérias que alimentam o cérebro ou o fígado.
Às vezes, porém, a vasculite afeta vários órgãos ou sistemas diferentes ao mesmo tempo. Mas em outras pessoas apenas um órgão (como a pele) pode ser danificado.
Sinais e sintomas comuns de vasculite
Como a vasculite pode acontecer em diferentes órgãos, os sinais e sintomas variam muito.
Às vezes, os sintomas de vasculite são diretamente devidos à inflamação das artérias. Mas outras vezes sintomas secundários se desenvolvem devido a danos contínuos de órgãos e destruição de tecidos.
No início, porém, é comum que os sintomas da vasculite sejam leves. Então eles pioram à medida que a inflamação aumenta e a condição progride.
Como os sintomas são generalizados e inespecíficos (podem ser causados por muitos problemas de saúde diferentes), pode ser difícil para os pacientes receberem um diagnóstico adequado rapidamente.
Cada caso de vasculite é um pouco diferente. Além disso, existem vários tipos de vasculite que causam sintomas diferentes.
Principais sintomas
- Sintomas de febre como tonturas, perda de apetite, fadiga, sudorese, náuseas, etc.
- Alterações de peso devido a problemas digestivos.
- Danos nos nervos ou sensações nervosas incomuns. Isso pode incluir dormência, formigamento, fraqueza ou “alfinetes e agulhas”.
- Alterações cognitivas, incluindo problemas relacionados ao humor, confusão, dificuldade de aprendizado, etc.
- Uma erupção cutânea ou descoloração da pele. Isso pode incluir a pele parecendo esburacada, desenvolvendo feridas ou úlceras (especialmente na parte inferior das pernas) ou parecendo escura devido à hemorragia que resulta em inchaços vermelho-azulados.
- Problemas digestivos, incluindo dores de estômago, diarréia, fezes com sangue, náuseas e vômitos.
- Problemas cardíacos, como pressão alta, arritmia cardíaca, angina ou maior risco de ataques cardíacos. Problemas renais, incluindo retenção de líquidos (edema), disfunção e insuficiência renal.
- Dores musculares, dores nas articulações, articulações inflamadas, inchaço e dificuldade em se mover normalmente.
Algumas pessoas também experimentam problemas de saúde mental secundários, como medo, ansiedade, depressão e estresse, devido a se sentirem sobrecarregados por sua condição. Isso pode levar à diminuição da qualidade de vida se não for tratada.
Por isso meus queridos o ideal é que você tendo o diagnostico de vasculite ou não precisa adotar um estilo de vida mais saudável.
Inclusive esse é o assunto do próximo artigo.
E antes que seja tarde demais, participe do desafio 21 dias!
São três semanas de acompanhamento comigo para você adotar hábitos saudáveis em sua rotina. TOQUE AQUI e permita que o D21 transforme sua vida!
Abraços e fique com Deus,
Dr. Juliano Pimentel.