Selecione a página

Você Já Saiu Para O Trabalho Sem tomar café da manhã?

Você Já Saiu Para O Trabalho Sem tomar café da manhã?

Não deu tempo, será que faz mal ficar não tomar café da manhã? Quantas vezes você já saiu para o trabalho sem comer? Você não tem tempo para o café da manhã?

Pois então, você está praticando Jejum Intermitente! E, como eu venho falando, o jejum não necessariamente é ruim, existem muitos benefícios quando ele é feito corretamente. Eu explico mais sobre o assunto no vídeo. Confira!

jejum intermitente é atualmente uma das tendências de saúde e atrai muitas pessoas da área fitness. Isso acontece, devido aos benefícios que ele pode trazer. As pessoas se utilizam desta técnica para perder peso, melhorar a saúde e simplificar o seu estilo de vida saudável.

Muitos estudos indicam que o jejum pode ter efeitos poderosos sobre seu corpo e cérebro, e pode até mesmo ajudar viver mais e com mais qualidade de vida.

Jejum Intermitente

jejum intermitente (JI) é um termo usada para nomear um padrão alimentar que se alterna entre períodos de jejum e alimentação.

Os métodos de jejum intermitentes comuns envolvem jejuns diários de 16 horas, ou jejum por 24 horas, duas vezes por semana (1).

Muitos ainda temem jejuar, mas essa técnica é na verdade bastante natural. Além do mais pode ser iniciada com o simples fato de não tomar café da manhã.

Basta pensar, os seres humanos fizeram jejum durante a evolução. Às vezes era feito por falta de comida, por questões religiosas, como o Islamismo, o Cristianismo e o Budismo, por exemplo (2).

Quando você reflete sobre o assunto, entende que nossos antepassados não tinham supermercados, geladeiras ou alimentos disponíveis durante todo o ano.

Às vezes eles não conseguiam encontrar nada para comer. Sendo assim, nossos corpos evoluíram para poder funcionar sem comida por longos períodos de tempo. Ou seja, jejum soa bem mais natural do que comer de 3 em 3 horas.

Jejum – Não tomar café da manhã

Nós já fazemos jejum durante o sono, por exemplo. Então, o jejum intermitente pode ser tão simples quanto prolongar esse jejum um pouco mais.

Você pode fazer isso simplesmente ao não tomar café da manhã. Ou seja, comendo sua primeira refeição ao meio-dia e sua última refeição às 20:00.

Se você não tomar café da manhã, precisa saber o que comer.

Se você não tomar café da manhã, precisa saber o que comer.

Fazendo isso, você faz jejum por 16 horas todos os dias e restringe a sua alimentação a uma janela alimentar de 8 horas (período do dia em que você pode comer).

Esta, por exemplo, é a forma mais popular e simples de jejum intermitente, conhecido como o método 16/8.

Nenhum alimento é permitido durante o período de jejum. Mas, você pode beber água, café, chá e outras bebidas naturais não calóricas (sem adicionar açúcar ou adoçantes, é claro).

Porém, não se esqueça que para ter efeitos positivos, de não tomar café da manhã para fazer o JI você deve se alimentar corretamente durante as janelas alimentares.

Além disso, prefira sempre alimentos de verdade, como carnes, frutas e verduras. Por isso, esqueça de vez os alimentos industrializados, açucarados e processados.

Por último, pessoas com problema de saúde, ou que sentem dificuldade em jejuar devem sempre procurar orientação médica antes de iniciar a prática.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *