Vitamina D – Mesmo com sol em abundância há deficiência
A vitamina D é o único nutriente que seu corpo produz quando exposto à luz solar. Sabendo que o Brasil é um país tropical e tem sol praticamente o ano todo, o ideal seria que a população brasileira estivesse com a vitamina D em equilíbrio.
Porém, não é bem assim! Cerca de 50% da população mundial pode não receber sol suficiente, e os brasileiros fazem parte desse grupo (1 ).
E existem algumas razões pelas quais os brasileiros estão com deficiência de Vitamina D.
Antes de saber quais são, compartilhe e escreva nos comentários se você faz parte desta parcela de pessoas deficientes de Vitamina do Sol! 😉
Razões pela alta deficiência de Vitamina D
1 – As pessoas têm medo de sol
É verdade que o sol beneficia a saúde, no entanto em excesso pode causar manchas na pele, queimaduras e até mesmo câncer. Por isso, muitas pessoas o evitam e quando vão a praia ou piscina e se besuntam de protetor solar. Com protetor solar seu corpo não consegue produzir a vitamina.
Além disso, as pessoas trabalham em ambientes fechados e por isso não têm o contato com o sol.
2 – As pessoas tomam sol errado
Ainda assim, tem aqueles que trabalham na rua ou até mesmo no campo, tem a pele marcada pelo sol e ainda assim, possuem deficiência de vitamina D.
Isso acontece porque a exposição solar é feita de maneira equivocada.
E você deve estar se questionando se existe maneira certa de tomar sol. Sim, existe!
O ideal é expor o tronco, os braços e as pernas, sem filtro solar, entre 5 a 10 minutos, antes das 10:00 e depois das 15:00 horas. Além disso, pessoas com predisposição ou que já tiveram câncer de pele devem evitar essa exposição, devendo assim, procurar orientação médica para avaliar a necessidade de suplementação.
O tempo de exposição ao sol varia, dependendo do tipo de pele, local, horário e principalmente época do ano.
3 – As pessoas têm uma dieta desequilibrada
Mesmo tomando sol como indicado para que a síntese da vitamina D aconteça, uma dieta equilibrada representa cerca de 20% da produção do nutriente. Ou seja, se sua dieta não incluir vitamina D para ajudar na absorção do cálcio e do fósforo, o risco de fraqueza óssea e muscular aumenta.
Por que a vitamina D é tão importante?
Durante algum tempo acreditava-se que a vitamina D era benéfica apenas para o metabolismo ósseo, assim como a manutenção dos dentes e balanço de cálcio sanguíneo.
No entanto, estudos recentes demonstraram que o papel da vitamina D é muito mais abrangente, afinal ela age no funcionamento de vários órgãos e sistemas e na prevenção de doenças não comumente associadas a esta vitamina.
Um exemplo é a redução do risco de gripe. Crianças que receberam 12 ml de vitamina D por dia durante 4 meses durante o inverno reduziram o risco de infecção por influenza A em mais de 40% (2). Isso acontece porque a vitamina D aumenta a imunidade do corpo (3).
Além disso, tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 têm sido associados a baixos níveis de vitamina D (4, 5). Em pessoas com diabetes tipo 2, níveis insuficientes de vitamina D podem afetar negativamente a secreção de insulina e a tolerância à glicose.
Existe um grande conjunto de dados epidemiológicos que mostram uma associação entre o risco incidente de câncer e a deficiência de vitamina D. A redução de risco para câncer de mama, por exemplo, é de até 70% quando há vitamina suficiente no corpo (6).
A ingestão diária de referência (IDR) é de 600 UI de vitamina D.
Vitamina D suficiente para a boa saúde
Além de pegar sol, como o indicado anteriormente, é preciso ter um dieta equilibrada. Para isso, você precisa ingerir alimentos que ajudem seu corpo a absorver a vitamina.
Peixes
O arenque é um peixe comido em todo o mundo. Pode ser servido cru, enlatado, defumado ou em conserva.
Este peixe pequeno também é uma das melhores fontes de vitamina D, uma porção de 100 gramas contém quase três vezes do recomendado diariamente (7).
As sardinhas também são uma boa fonte de vitamina D, uma porção de 100 gramas contém 45% do recomendado (8).
Outros tipos de peixe gordo como linguado e a cavala também são boas fontes (9, 10).
O salmão também é um peixe gordo popular e uma ótima fonte de vitamina D.
Ovos
Ovos inteiros são outra boa fonte, além de alimentos maravilhosamente nutritivos.
Enquanto a maioria das proteínas de um ovo é encontrada na clara, a gordura, as vitaminas e os minerais são encontrados principalmente na gema.
Uma gema de ovo típica de galinhas de granja contém 18 a 39 UI de vitamina, que não é muito alta (11, 12).
No entanto, galinhas caipiras criadas a pasto e que vagam para fora à luz do sol produzem ovos com níveis 3 a 4 vezes mais altos (13).
Cogumelos
Excluindo alimentos fortificados, os cogumelos são a única fonte vegetal de vitamina D. Pois, assim como os humanos, os cogumelos podem sintetizar essa vitamina quando expostos à luz UV (14).
No entanto, os cogumelos produzem vitamina D2, enquanto os animais produzem vitamina D3.
Embora a vitamina D2 ajude a aumentar os níveis sanguíneos de vitamina D, ela pode não ser tão eficaz quanto a vitamina D3 (15, 16).
Por fim, uma característica da Vitamina é que ela promove o metabolismo da gordura, cortando a produção do hormônio da paratireoide, o que acelera a quebra da gordura pelo fígado.
Além de todos esses benefícios ela ainda atua no emagrecimento.
Se seu objetivo é perder peso, faça exames para ver como está sua vitamina D e conheça meu Programa Detox 7 Dias.
Desenvolvi esse projeto para ajudar as pessoas a perderem peso de maneira eficiente e segura.
Meu objetivo com esse programa é ensinar a você com simplicidade e eficiência a fazer boas escolhas para potencializar seu corpo a trabalhar sempre em 100%.
EU QUERO MEU CORPO 100% EFICIENTE.Este programa promete:
- Ajudar o seu Fígado a Limpar o Organismo;
- Acelerar a sua Queima de Gordura;
- Desbloquear a “Retenção de líquido” que pode te deixar INCHADA;
- Economizar horas com preparo de Receitas malucas que não funcionam;
- E muito, muito mais!
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
Dr. Juliano já faço parte da família saúde plena, estou fazendo jejum de 16 horas, cortei açúcar e glúten. É necessário fazer o detox? O que posso fazer para ajudar a desintoxicar meu corpo sem ser através do detox?