close

Você é anêmica? Se sim, é preciso ter em mente a necessidade de cuidar da sua alimentação. Por isso, selecionei os 6 melhores alimentos para anemia! 🙂

A anemia por deficiência de ferro é um tipo mais comum de anemia, é uma condição na qual o sangue não possui glóbulos vermelhos saudáveis ​​e adequados. A parte boa disso tudo é que é possível amenizar os sintomas inserindo na sua dieta alimentos para anemia.

Como o nome indica, anemia por deficiência de ferro é devida a ferro insuficiente. Sem ferro suficiente, seu corpo não pode produzir uma quantidade suficiente de substância nos glóbulos vermelhos que os permita transportar oxigênio (hemoglobina).

Como resultado, a anemia por deficiência de ferro pode te deixar cansada e até mesmo com falta de ar.

Para isso, são necessários exames ou tratamentos adicionais para anemia por deficiência de ferro, especialmente se o médico suspeitar que está sangrando internamente. No entanto, normalmente, é possível corrigir a anemia por deficiência de ferro com suplementação de ferro.

Alimentos para Anemia

Se você é anêmica já sabe que o melhor plano de dieta para anemia inclui alimentos ricos em ferro e outras vitaminas essenciais à hemoglobina e à produção de glóbulos vermelhos.

No entanto, isso não é suficiente. Por isso, você deve também  incluir alimentos que ajudam seu corpo a absorver melhor o ferro.

Existem dois tipos de ferro nos alimentos: ferro heme e ferro não heme.

  • O ferro heme é encontrado em carnes, aves e frutos do mar.
  • O ferro não heme é encontrado em alimentos vegetais e alimentos fortificados com ferro.

Seu corpo pode absorver os dois tipos, mas absorve mais facilmente o ferro heme.

Embora os planos de tratamento da anemia sejam individualizados, a maioria requer 150 a 200 miligramas de ferro por dia.

É difícil conseguir esses níveis apenas com dieta. Por isso, você também pode precisar tomar ferro de prescrição ou um suplemento de ferro de venda livre até que seus níveis sejam reabastecidos.

Adicione estes alimentos à sua dieta para obter mais ferro e ajudar a combater a anemia por deficiência de ferro:

1 – Folhas verdes

Entre os principais alimentos para anemia, estão os verdes folhosos, especialmente os escuros, estão entre as melhores fontes de ferro não heme. Eles incluem:

  • espinafre, couveacelga

As folhas verdes são tão importantes, pois, alguns verdes folhosos, como acelga e couve, também contém folato. Quando uma dieta é pobre em folato isso pode causar anemia por deficiência de folato.  Além dos verdes folhosos, frutas cítricas, feijões e grãos integrais são boas fontes de folato.

Por outro lado, alguns verdes que são ricos em ferro, como espinafre e couve, também são ricos em oxalatos.

Os oxalatos são compostos que impedem a absorção do ferro não heme. Portanto, embora seja benéfico comer suas verduras como parte de uma dieta geral de anemia, não dependa delas apenas para tratar a doença.

Já a vitamina C ajuda o estômago a absorver ferro. Por isso, comer folhas verdes com alimentos que contenham vitamina C, como laranjas, pimentões vermelhos e morangos, pode aumentar a absorção de ferro.

Alguns verdes são boas fontes de ferro e vitamina C, como couve e acelga. Se você tem dificuldades de ingerir essas verduras, faça suco. 

Eu inclusive, tenho um material completo de sucos detox, que pode ser útil para você se inspirar e fazer boas receitas de sucos, que além de desintoxicar, podem te auxiliar no combate a anemia. Quer saber mais sobre esses sucos? Clique na imagem abaixo para receber o material gratuito

Faça o Download

2 – Carne e aves

Todas as carnes e aves contêm ferro heme, aliás, carne vermelha e a carne de cordeiro e de veado são as melhores fontes.

A carne vermelha é satisfatória e nutritiva. Uma porção de 100 gramas de carne moída contém 2,7 mg de ferro, o que representa 15% do RDI (1).

Além disso, a carne também é rica em proteínas, zinco, selênio e várias vitaminas do complexo B (2).

Pesquisadores sugeriram que a deficiência de ferro pode ser menos provável em pessoas que comem carne, frango e peixe regularmente (3).

De fato, a carne vermelha é provavelmente a fonte mais facilmente acessível de ferro heme, potencialmente tornando-a um alimento importante para pessoas que são propensas à anemia (4).

Aves e frango têm quantidades menores. Comer carne ou aves com alimentos não heme de ferro, como folhas verdes, pode aumentar a absorção de ferro.

3 – Carnes de órgãos

Fígado é uma carne que está entre os melhores alimentos para anemia. Muitas pessoas fogem das carnes de órgãos, mas são uma ótima fonte de ferro. O fígado é indiscutivelmente a carne de órgão mais popular.

Carnes orgânicas são extremamente nutritivas. Tipos populares incluem fígado, rins, cérebro e coração – todos os quais são ricos em ferro.

Por exemplo, uma porção de 100 gramas de fígado bovino contém 6,5 mg de ferro, ou 36% do RDI (5).

Carnes orgânicas também são ricas em proteínas e ricas em vitaminas do complexo B, cobre e selênio.

Além disso, as carnes orgânicas estão entre as melhores fontes de colina, um nutriente importante para a saúde do cérebro e do fígado, do qual muitas pessoas não se cansam (6).

É rico em ferro e ácido fólico. Algumas outras carnes orgânicas ricas em ferro são coração, rim e língua de boi.

4 – Frutos do Mar

Salmão é um exemplo de alimento que combate a anemia.

Frutos do mar são uma ótima opção de alimentos para anemia, já que fornecem ferro heme. Mariscos como ostras e camarões são boas fontes, além disso, a maioria dos peixes contém ferro.

Peixes ricos em ferro incluem:

  • sardinhas enlatadas em óleo
  • Atum enlatado ou fresco
  • salmão fresco
  • poleiro fresco
  • arinca fresca

Embora salmão fresco e enlatado sejam boas fontes de ferro, o salmão enlatado é rico em cálcio. O cálcio reduz a absorção de ferro. Por isso, alimentos ricos em cálcio não devem ser consumidos ao mesmo tempo que alimentos ricos em ferro.

Outros exemplos de alimentos ricos em cálcio incluem:

  • leite cru, iogurte, kefir, queijo, sardinhas, brócolis e tofu

5 – Alimentos Fortificados

Muitos alimentos são enriquecidos com ferro. Adicione esses alimentos à sua dieta se você for vegetariano ou tiver dificuldades para comer outras fontes do nutriente.

6 – Nozes e sementes

Por fim, muitos tipos de nozes e sementes são boas fontes de ferroAo escolher nozes e sementes, escolha variedades cruas sempre que possível. Algumas nozes e sementes que contêm ferro são:

  • sementes de abóbora, castanha de caju, pistache, pinhões e sementes de girassol

Amêndoas também aparecem como alimentos para anemia, pois são uma boa fonte de ferro.

Lembre-se sempre:

1 –  Nenhum alimento curará a anemia

2 – Evite alimentos que atrapalham a absorção do ferro

Como você viu neste artigo, a escolha dos alimentos é fundamental, afinal de contas, além de optar por alimentos que são ricos em ferro, é fundamental consumir alimentos que ajudam em sua absorção. 

Faça boas escolhas alimentares, reduza o estresse e pratique exercícios, assim, você conseguirá controlar sua anemia com mais facilidade e eficiência!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentação saudáveldr. juliano pimentelsaúdevsg

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta