close
Alimentação

Benefícios da Couve-Flor: Conheça os 8 Principais

Dr Juliano Pimentel

Os incríveis benefícios da couve-flor para a saúde, incluem a redução do peso,e a melhora na saúde cardíaca, entre outros. Realmente vale a pena inclui-la regularmente nas suas refeições. Ela é um dos vegetais mais nutritivos que existe. Aproveite as diversas vantagens para manter a saúde, e aproveite para excluir os alimentos industrializados por completo do seu cardápio.

A couve-flor pode ser preparada de diversas formas, inclusive como substituta de outros alimentos ricos em carboidratos, como o arroz, por exemplo.

Neste artigo, eu explico quais são os principais benefícios da couve-flor para a saúde (comprovados pela ciência).

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios da Couve-flor

Benefícios da Couve-flor para a Saúde. Imagem: (Divulgação)

Um dos benefícios da couve-flor está relacionado à perda de peso, o que pode ser uma ótima notícia para quem está com sobrepeso ou obesidade.

É um vegetal extremamente saudável e fonte significativa de nutrientes. Também contém compostos únicos que podem reduzir o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas e câncer.

1. Couve-flor contém muitos nutrientes

O perfil nutricional da couve-flor é bastante impressionante.

Trata-se de um vegetal pobre em calorias, mas rico em vitaminas. Na verdade, a couve-flor contém algumas de quase todas as vitaminas e minerais que você precisa.

Aqui está uma visão geral dos nutrientes encontrados na couve-flor (1):

>> Fibra;

>> Vitamina C;

>> Vitamina K;

>> Vitamina B6;

>> Folato;

>> Ácido pantoténico;

>> Potássio;

>> Manganês;

>> Magnésio;

>> Fósforo.

2. Rica em fibra

Um dos benefícios da couve-flor é que ela possui um alto teor de fibras, o que é vantajoso para a saúde geral.

Há 3 gramas de fibra em uma xícara de couve-flor.

Fibra é importante porque alimenta as bactérias saudáveis ​​em seu intestino, responsáveis por ajudar a reduzir a inflamação e promover a saúde digestiva.

Consumir fibra suficiente pode ajudar a prevenir problemas digestivos como constipação, diverticulite e doença inflamatória intestinal (2, 3).

Além disso, estudos mostram que uma dieta rica em fibras vegetais como couve-flor está associada a um menor risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes (4, 5, 6).

Fibra também pode desempenhar um papel na prevenção da obesidade, devido à sua capacidade de promover a plenitude e reduzir a ingestão calórica.

3. Boa fonte de antioxidantes

A couve-flor é uma excelente fonte de antioxidantes, que protegem suas células de radicais livres e inflamação prejudiciais.

Semelhante a outros vegetais crucíferos, a couve-flor é particularmente rica em glucosinolatos e isotiocianatos, dois antioxidantes que demonstraram retardar o crescimento de células cancerígenas (7).

Estudos mostram que os glicosinolatos e os isotiocianatos são especialmente protetores contra câncer de cólon, pulmão, mama e próstata.

A couve-flor também contém antioxidantes carotenóides e flavonóides, que têm efeitos anticancerígenos e podem reduzir o risco de várias outras doenças, incluindo doenças cardíacas (8).

Além do mais, couve-flor contém grandes quantidades de vitamina C, que também age como um antioxidante.

É bem conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios que podem melhorar a imunidade e reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer (9).

4. Couve-flor pode ajudar na perda de peso

Benefícios da couve-flor: Auxilia na Perda de Peso. Imagem: (Divulgação)

Você sabia que a couve-flor pode até mesmo te ajudar a emagrecer? Sim, pois ela possui várias propriedades que colaboram com a perda de peso.

Em primeiro lugar, é pobre em calorias, com apenas 25 calorias por xícara.

Ele também pode servir como um substituto de baixa caloria para alimentos de alto teor calórico, como arroz e farinha.

Como uma boa fonte de fibra, a couve-flor retarda a digestão e promove sentimentos de plenitude. Isso pode reduzir automaticamente o número de calorias que você come ao longo do dia.

A grande quantidade de água presente na couve-flor é outro aspecto positivo para o emagrecimento. De fato, 92% desse vegetal é constituído por água. Consumir lotes de alimentos densos em água e de baixa caloria está associado à perda de peso (10).

5. Rica em colina

Couve-flor é rica em colina, um nutriente essencial que muitas pessoas são deficientes.

Uma xícara de couve-flor contém 45 mg de colina, que é cerca de 11% da ingestão adequada para as mulheres e 8% para os homens.

A colina tem várias funções importantes no corpo. Para começar, desempenha um papel na manutenção da integridade das membranas celulares, sintetizando DNA e apoiando o metabolismo.

A colina também está envolvida no desenvolvimento do cérebro e na produção de neurotransmissores que são necessários para um sistema nervoso saudável. Além disso, ajuda a prevenir a acumulação de colesterol no fígado (11).

Aqueles que não consomem colina suficiente podem ter um maior risco de doença hepática e cardíaca, além de distúrbios neurológicos como demência e Alzheimer.

Ou seja, a couve-flor, juntamente com brócolis, é uma das melhores fontes de origem vegetal do nutriente.

6. Rica em Sulforafano

A couve-flor contém sulforafano, um antioxidante extensivamente estudado.

Muitos estudos descobriram que o sulforafano é particularmente útil para suprimir o desenvolvimento de câncer.

O sulforafano parece ser mais protetor contra o câncer de cólon e próstata, mas também tem sido estudado por seus efeitos em muitos outros tipos de câncer, como mama, leucemia, pâncreas e melanoma.

Pesquisas mostram que sulforafano também pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada e manter as artérias saudáveis ​​- ambos os principais fatores na prevenção de doenças cardíacas (12).

Finalmente, estudos em animais sugerem que o sulforafano pode desempenhar um papel na prevenção do diabetes e reduzir o risco de complicações causadas pela doença, como a doença renal.

7. Alternativa low carb aos grãos e às leguminosas

Couve-flor é incrivelmente versátil e pode ser usado para substituir grãos e leguminosas em sua dieta.

Ela é especialmente útil para aqueles que seguem dietas de baixo teor de carboidratos.

Por exemplo, uma xícara de couve-flor contém 5 gramas de carboidratos. Ao mesmo tempo, uma xícara de arroz contém 45 gramas de carboidratos – nove vezes a quantidade de couve-flor (13).

Experimente fazer arroz de couve-flor.

8. Fácil adicionar a sua dieta

Não só é couve-flor versátil, mas também é muito fácil de adicionar à sua dieta.

Para começar, você pode consumi-la crua, o que requer muito pouca preparação.

A couve-flor também pode ser cozinhada em uma variedade de maneiras, tais como cozinhar, assar ou saltear. Faz um prato excelente ou pode ser combinado com pratos como sopas e saladas.

Sem contar, que a couve-flor é bastante barata e amplamente disponível na maioria dos mercados.

Como você percebeu, existem diversos benefícios da couve-flor para a saúde.

É uma grande fonte de nutrientes, como antioxidantes únicos que podem reduzir a inflamação e proteger contra várias doenças, como câncer e doenças cardíacas.

Além do mais, couve-flor é fácil de adicionar a sua alimentação de verdade

 

Cuide-se hoje e melhore o seu amanhã.

Mas consumir de vez em quando alguns alimentos naturais como a couve-flor, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos!!

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

BAIXE AGORA O MEU EBOOK SOBRE A DIETA DUKAN E CONHEÇA TODAS AS VERDADES SOBRE ELA!!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos industrializadosAlzheimerantioxidantes carotenóidesbenefícios da couve-florbrócoliscâncercolinacouve-flordestaquedoenças cardíacasdr. juliano pimentelfibraleucemiamanganêsperda de pesoprodução de neurotransmissoresredução do pesosaúdesaúde cardíaca.sulforafanovitamina Cvitamina K

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta