close
Alimentação

Canela de Velho – Conheça os Benefícios Dessa Planta

O chá de Canela de Velho é um tratamento natural alternativo para artrose, artrite, artrite reumatoide, fibromialgia, entre outros.

Conhecido como o chá para dor nos ossos, a Canela de Velho é utilizada por beneficiar o organismo de várias maneiras.

A canela de velho apresenta efeitos anti-inflamatórios e muitos outros benefícios para a saúde. Acompanhe as propriedades existentes nesta planta e como ela pode beneficiar sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

clique aqui detox 7 dias

Miconia Albicans

Miconia Albicans é o nome científico dado a Canela de Velho. Esta erva é muito utilizada principalmente no Nordeste brasileiro, onde o uso é abundante.

Um dos principais usos da Canela de Velho é para tratar algumas enfermidades relacionadas a doenças nas articulações como a artrose e outros tipos de dores pelo corpo.

Essa planta possui ação analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana entre outras propriedades medicinais.

A Miconia Albicans possui flavonóides e compostos triterpênicos que são os princípios ativos das suas propriedades medicinais e terapêuticas.

Por isso essa planta pode ser anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, tônica digestiva, antimicrobiana, entre outras.

Além disso, a Canela de Velho tem funções que ajudam a melhorar o funcionamento de praticamente todo o corpo, pois pode atuar no sistema nervoso, sistema digestivo, sistema cardiovascular e até mesmo ter funções terapêuticas no organismo.

A Canela de Velho apresenta proteção contra o desenvolvimento de neuropatia dolorosa, antinociceptiva, ou seja, reduz a capacidade do cérebro de sentir dor, além do mais, ajuda a inibir a glicação proteica no diabetes

Também é um conhecimento popular seus efeitos contra doenças estomacais, gastrite e intestinais como diarreia.

A Miconia Albicans pertence à família de Melastomataceae, que é uma família botânica que tem distribuição subtropical e tropical.

Aproximadamente dois terços das espécies de Melastomataceae encontram-se na América do Sul.

A parte da planta que contém todos esses benefícios e que é usada são as folhas.

Usos e ação da Canela de Velho

O chá das folhas de Canela de Velho é usado interna e externamente. Tem ação internamente na corrente sanguínea.

Sendo assim, você pode tomar o chá das folhas ou aplicar o próprio chá ou as folhas na localidade afetada. A ação anti-inflamatória atua de forma eficaz nos joelhos inchados, diminuindo as dores.

Geralmente o tratamento com o Chá de Canela de Velho deve ser feito por um período mínimo de 30 dias e pode ser prolongado por mais tempo.

No entanto, é bom consultar um profissional médico, para que não haja contraindicação do consumo do chá.

O consumo da canela de velho pode ser feito de duas maneiras. A partir das folhas ou em cápsula.

A melhor opção é através das folhas, pois dessa maneira o consumo é mais natural.

Benefícios da Canela de Velho

O Chá de Canela De Velho Possui Vários Benefícios Para a Saúde

Por causa da ação antioxidante presente na Miconia Albicans, ela tem o potencial de ajudar a combater radicais livres, aliviando assim, as dores e inflamações nas articulações.

São muitos os benefícios da Canela de Velho para tratamentos terapêuticos. Pois, a Canela de Velho possui nutrientes que podem auxiliar em tratamentos terapêuticos como artrose, artrite reumatoide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais (1).

Além disso, apresenta muitos outros benefícios.

Canela de Velho como tratamento de Artrose

A Miconia Albicans ajuda a reduzir o inchaço, inflamações e dores causadas nos ossos por causa do desgaste da cartilagem que gera a Artrose.

Tomar o chá de acordo com as recomendações pode curar e evitar que a doença volte a aparecer.

Além de auxiliar no tratamento da artrose, a canela-de-velho também é utilizada para outras finalidades e traz outros benefícios para a saúde.

Ela é utilizada para aliviar dores provenientes de outros tipos de inflamações além das articulares, como torcicolos, tendinites, reumatismos, bursites, torções nos pés, hérnias de disco e dores na coluna (2,3).

Canela de Velho ajuda na purificação do sangue

Essa planta também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e purifica o sangue, agindo ainda contra os radicais livres evitando doenças inflamatórias.

A Canela de Velho promove uma melhor circulação sanguínea, a Miconia Albicans.

Canela de Velho auxilia na Digestão

A Canela de Velho possui muitos nutrientes que atuam como tônico digestivo, por isso ela age contra doenças estomacais, intestinais como diarreia, gastrite, azia e má digestão (4,5).

Canela de Velho ajuda a controlar a diabetes

Ela ajuda a melhorar a circulação e assim melhorar a taxa glicêmica, com isso é possível que evite problemas como a diabetes (6).

Canela de Velho tem ação anti-inflamatória

Estudos com as folhas de Canela de Velho, Micania Albicans, seja o extrato ou as folhas, atestam sua ação anti-inflamatória contra o desenvolvimento de neuropatia dolorosa.

Extratos e compostos isolados de Canela de Velho, como triterpenos, flavonóides e quinonas são os responsáveis pela ação antibiótica e anti-inflamatória.

Canela de Velho protege as células

Flavonoides é uma substância conhecida e valorizada como um antioxidante capaz de reduzir os radicais livres que causam danos à saúde.

Esta substância, presente na Canela de Velho, tem como principal função prevenir ou retardar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

A Miconia Albicans demonstrou ter propriedades antimutagênicas, ou seja, a Canela de Velho é capaz de proteger as células contra danos no DNA e prevenir doenças como câncer e malformações no desenvolvimento do organismo (7).

Efeito analgésico da Canela de Velho

Estudos mostraram que os extratos de hexano, cloreto de metileno e etanol obtidos a partir das folhas da Canela de Velho apresentam efeitos analgésicos.

Extratos orais de hexano e cloreto de metileno produziram antinocicepção significativa, ou seja, a redução da capacidade cerebral para perceber a dor.

Por isso, a canela de Velho é utilizada como efeito analgésico.

Contraindicação da Canela de Velho

Não existem contraindicações para o uso da Miconia Albicans, pois ela é uma planta natural e suas propriedade medicinais vêm sendo estudadas há anos.

Porém, o consumo do chá Canela de Velho, por mulheres grávidas, não é recomendado sem a orientação de um médico, uma vez que muitos tipos de chás podem causar abortos espontâneos. Por isso consulte seu médico antes.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãocanela de velhocháchá canela de velhochásdestaquedr. juliano pimentelerva canela de velhoervasvsg

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta