close
Alimentação

Kombucha – Descubra seus Benefícios e Como Ele Pode Te Ajudar

Conhecido como o Elixir da Saúde Imortal pelos chineses e originário do Extremo Oriente o kombucha é uma bebida com enormes benefícios para a saúde que se estende ao seu coração, seu cérebro e especialmente, seu intestino.

Kombucha é um chá fermentado que foi consumido por milhares de anos.

Seus benefícios estendem às vantagens tradicionais de um chá, pois também é rico em probióticos benéficos (1).

Kombucha também contém antioxidantes, pode matar bactérias nocivas e pode ajudar a combater várias doenças (2).

Descubra os benefícios do Kombucha e como ele pode te ajudar.

Não deixe de ler e compartilhar!

O que é o Kombucha?

Kombucha é uma bebida fermentada que consiste em chá preto e açúcar que é usado como um alimento probiótico funcional (3,4).

Ele contém uma colônia de bactérias e leveduras que são responsáveis ​​por iniciar o processo de fermentação.

Após a fermentação, o kombucha se torna carbonatado e contém vinagre, vitaminas do complexo B, enzimas, probióticos e uma alta concentração de ácido acético, glucônico e láctico.

A solução de chá de açúcar é fermentada por bactérias e leveduras comumente conhecidas como SCOBY, colônia simbiótica de bactérias e leveduras.

Essas bactérias são conhecidas como bactérias produtoras de celulose, o que significa que elas produzem celulose, que atua como um escudo para as células (5).

Embora seja geralmente feito com chá preto, o kombucha também pode ser feito com chás verdes.

Kombucha é uma fonte rica de probióticos

O kombucha é uma bebida saudável e rica em probióticos

O Kombucha é originado na China ou no Japão.

É feito pela adição de cepas específicas de bactérias, leveduras e açúcar ao chá preto ou verde e, em seguida, permitindo que fermentem por uma semana ou mais (6).

Durante este processo, as bactérias e leveduras formam uma bolha semelhante a cogumelos na superfície, razão pela qual o kombucha também é conhecido como chá de cogumelo.

Essa bolha é, na verdade, uma colônia simbiótica viva de bactérias e leveduras, ou um SCOBY, e pode ser usada para fermentar o novo kombucha.

O processo de fermentação produz vinagre e vários outros compostos ácidos, traçando níveis de álcool e gases que o tornam carbonatado (7).

Uma grande quantidade de bactérias probióticas também é produzida durante a fermentação (8).

Os probióticos fornecem ao seu intestino bactérias saudáveis. Estas bactérias podem melhorar muitos aspectos da saúde, incluindo a digestão, a inflamação e até a perda de peso (9,10).

Por essa razão, adicionar alimentos probióticos como o kombuchá à sua dieta pode melhorar sua saúde de várias maneiras (11).

Kombucha contém antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, moléculas reativas que podem danificar suas células (12,13).

Antioxidantes de alimentos e bebidas são muito melhores para a sua saúde do que os suplementos antioxidantes (14).

O Kombucha, especialmente quando feito com chá verde, tem poderosos efeitos antioxidantes no fígado.

Estudos constatam consistentemente que beber kombucha regularmente reduz em pelo menos 70% a toxicidade hepática, danos no fígado causada por produtos químicos tóxicos (15,16,17,18).

são necessários mais estudos sobre esse assunto, mas parece uma área promissora de pesquisa para pessoas com doença hepática.

Kombucha pode matar bactérias

Uma das principais substâncias produzidas durante a fermentação do Kombuchá é o ácido acético, que também é abundante em vinagre.

Como os polifenóis do chá, o ácido acético é capaz de matar muitos microrganismos potencialmente nocivos (19).

O Kombuchá feito de chá preto ou verde parece ter fortes propriedades antibacterianas, particularmente contra bactérias causadoras de infecções e leveduras Candida (20).

Um estudo descobriu que o kombucha tinha efeitos antimicrobianos e efeitos promotores de crescimento semelhantes aos antibióticos (21).

Os pesquisadores chegaram a sugerir que o chá de kombuchá poderia ser usado como uma alternativa aos promotores de crescimento de antibióticos fornecidos a animais para acelerar o crescimento.

Kombucha pode reduzir o risco de doença cardíaca

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo (22).Estudos descobriram que o kombucha pode melhorar muito dois marcadores dessas doenças, o colesterol LDL e HDL, em apenas 30 dias (23,24).

Ainda mais importante, o chá, especialmente o chá verde, protege as partículas de colesterol LDL contra a oxidação, o que se acredita contribuir para doenças cardíacas (25,26,27).

De fato, os bebedores de chá verde têm um risco até 31% menor de desenvolver doenças cardíacas, um benefício que também deve ser visto pelo consumo de kombucha (28,29,30).

O Kombucha pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue e resistência à insulina (31) .

Um estudo em ratos diabéticos descobriu que o kombucha diminuiu a digestão dos carboidratos, o que reduziu os níveis de açúcar no sangue. Também melhorou a função hepática e renal (32).

O Kombuchá feito de chá verde provavelmente será ainda mais benéfico, já que o próprio chá verde reduz os níveis de açúcar no sangue (33).

De fato, um estudo de revisão de quase 300.000 indivíduos descobriu que os bebedores de chá verde tinham um risco 18% menor de se tornarem diabéticos (34).

Kombucha pode ajudar a proteger contra o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. É caracterizada por mutação celular e crescimento descontrolado.

Em estudos de tubo de ensaio, o kombucha ajudou a prevenir o crescimento e disseminação de células cancerígenas, devido à sua alta concentração de polifenóis do chá e antioxidantes (35,36).

Como as propriedades anti-câncer o funcionamento dos polifenóis do chá não é bem compreendido.

No entanto, pensa-se que os polifenóis bloqueiam a mutação genética e o crescimento de células cancerígenas, ao mesmo tempo que promovem a morte das células cancerígenas (37).

Por esta razão, é possível ver que os bebedores de chá são muito menos propensos a desenvolver vários tipos de câncer (36,37,38).

Para evitar efeitos colaterais negativos, é recomendável que você comece bebendo pequenas quantidades de kombucha e trabalhe em grandes quantidades.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãobebidabenefícios kombuchachásdestaquedr. juliano pimentelKombuchaprobióticossaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta