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Alimentação

Vitamina B12 e os Principais Benefícios Para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

A deficiência de vitamina B12 é considerada uma das principais deficiências nutricionais do mundo; um estudo de 2004 mostrou que essa é uma grande preocupação de saúde em muitas partes do mundo, incluindo os EUA, Índia, México, América Central, América do Sul e em certas áreas da África (1).

A vitamina B12 beneficia o seu humor, nível de energia, memória, coração, pele, cabelo, digestão e muito mais.

Neste artigo, eu explico os principais benefícios dela.

Não deixe de ler e compartilhar.

Vitamina B12 

A vitamina B12 beneficia o sistema nervoso central de muitas maneiras importantes: ajuda a manter a saúde das células nervosas e a formar a cobertura protetora de nervos, chamada bainha de mielina da célula.

Isto significa que quando os níveis de vitamina B12 são baixos, quase todas as funções cognitivas podem sofrer.

Ela ajuda também com a digestão e saúde do coração; assim a sua deficiência pode causar desordens digestivas e um risco maior do desenvolvimento de doença cardíaca (2, 3).

Os alimentos de origem animal são as melhores fontes alimentares de vitamina B12, incluindo ovo, peixe e aves.

A vitamina B12 pode ser encontrada em menor grau em alimentos fortificados de plantas, como levedura nutricional e algas marinhas.

Deficiência de Vitamina B12

Devido a sua importância para o bom funcionamento do organismo, a deficiência da vitamina B12 pode causar fadiga crônica, depressão e estresse. A deficiência pode ser difícil de detectar, especialmente considerando que os sintomas dela podem parecer comuns, como fadiga e falta de concentração.

O diagnóstico para a deficiência de vitamina B12, é tipicamente baseado na medição de níveis séricos de vitamina B12 dentro do sangue (4).

Existem opções de rastreio mais precisas disponíveis para detectar a deficiência.

Mas estas geralmente não são dadas aos pacientes, a menos que tenham um caso conhecido de anemia ou sintomas relacionados com a doença cardíaca (5).

Os sintomas podem incluir (6):

  • Cansaço ou fadiga crônica;
  • Dores musculares e fraqueza;
  • Dor nas articulações;
  • Dificuldade em respirar ou falta de ar;
  • Tontura;
  • Falta de memória;
  • Incapacidade de concentração;
  • Mudanças de humor, como aumento da depressão e ansiedade;
  • Palpitações cardíacas;
  • Má saúde bucal, incluindo sangramento nas gengivas e feridas na boca;
  • Problemas digestivos como náuseas, diarreia ou cólicas;
  • Falta de apetite.

Uma deficiência mais grave da vitamina também pode causar uma forma de anemia chamada anemia perniciosa; uma condição grave que pode causar perda de memória, confusão e até demência de longo prazo

Idosos correm mais risco de sofrer com a deficiência, isso porque as pessoas mais velhas tendem a produzir menos ácido estomacal que é necessário para converter a vitamina B12 corretamente.

Como alimentos de origens animais são geralmente as melhores fontes da vitamina, aqueles que seguem uma dieta vegana também são mais propensos a sofrer com essa deficiência (7).

Outros grupos que estão em maior risco de sofrer com da deficiência da vitamina B12 incluem fumantes, alcoólatras, pessoas com anemia e pessoas que sofrem com distúrbio digestivo, como a doença celíaca ou doença de Crohn.

Benefícios da Vitamina B12

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A vitamina B12 melhora o humor. Imagem: (Divulgação)

Ela é uma vitamina essencial para tratar a fadiga adrenal, múltiplas funções metabólicas – incluindo produção de enzimas, síntese de DNA e equilíbrio hormonal. Além de manter o sistema nervoso e cardiovasculares saudáveis.

Descubra quais são os principais benefícios dessa vitamina:

  1. Ajuda a manter níveis de energia

Ela beneficia o seu metabolismo, porque converte carboidratos em glicose utilizável no corpo.  Por esta razão as pessoas com deficiências de vitamina B12 muitas vezes sentem fadiga.

A vitamina B12 também é necessária para a sinalização de neurotransmissores que ajudam os músculos se contrair.

  1. Previne a perda de memória

A deficiência de vitamina B12 pode causar vários distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

Devido ao seu papel na saúde dos nervos e na sinalização dos neurotransmissores, a vitamina B12 beneficia a função cognitiva.

E ela é utilizada para diminuir o risco de doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer e a demência (8, 9).

  1. Melhora o humor

Um dos benefícios mais pesquisados da vitamina B12 é a sua capacidade de ajudar na regulação saudável do sistema nervoso, incluindo a redução de transtornos de humor como depressão e ansiedade (10, 11).

A vitamina B12 é necessária para a concentração e processos cognitivos, como a aprendizagem.

  1. Ajuda na manutenção da saúde do coração

A vitamina B12 beneficia a saúde cardiovascular de várias maneiras, o que é importante considerando o fato de que a doença cardíaca é atualmente uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Ela também ajuda a reduzir os níveis elevados de homocisteína, que agora é considerado um importante fator de risco para doenças cardíacas (12).

A homocisteína é um aminoácido, e os seus níveis no sangue são influenciados pelos níveis sanguíneos de vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B12.

A vitamina B12 auxilia na prevenção de ataque cardíaco e derrame, reduzindo os níveis elevados de homocisteína no sangue.

Há também alguma evidência de que ela ajuda a controlar os níveis elevados de colesterol e pressão arterial alta (13).

  1. Melhora a saúde da pele e cabelo

Ela é essencial para manter a pele saudável, cabelos e unhas, porque desempenha um papel importante na reprodução celular.

Beneficia a saúde da pele, reduzindo a vermelhidão, secura, inflamação e manchas de acne.

  1. Ajuda na digestão

Devido ao seu papel na produção de enzimas digestivas, a vitamina B12 é necessária para apoiar um metabolismo saudável e a diluição dos alimentos no estômago.

Uma das maneiras que a vitamina B12 beneficia a digestão?

Ela ajuda a promover bactérias saudáveis dentro do ambiente intestinal.

A eliminação de bactérias nocivas no trato digestivo – e simultaneamente a presença de bactérias benéficas – é o que impede distúrbios digestivos como a doença inflamatória intestinal ou cândida.

  1. Gravidez saudável

Ela é necessária para produzir o ácido nucleico, ou DNA – o material genético básico que é usado para produzir vida.

Portanto, ela não é apenas um nutriente chave para o crescimento e desenvolvimento, mas um componente vital de uma gravidez saudável.

A vitamina B12 também interage com folato no corpo, por isso pode ajudar a diminuir o risco de defeitos congênitos, como defeitos no tubo neural.

  1. Pode ajudar a prevenir o câncer

Essa vitamina está sendo estudada como uma forma de ajudar a diminuir o risco de certos tipos de câncer (14).

Algumas pesquisas preliminares mostram que ela beneficia o sistema imunológico o suficiente para potencialmente ajudar a prevenir o câncer, incluindo cervical, próstata e câncer do cólon.

  1. Previne a anemia

A vitamina B12 é necessária para ajudar a produzir um nível saudável de glóbulos vermelhos.

Ela ajuda a prevenir um tipo de anemia chamada anemia megaloblástica, que resulta em sintomas como fadiga crônica e fraqueza (15).

Melhores Fontes

Vitamina B12 e os Principais Benefícios Para a Saúde
Vitamina B12 e as Principais Fontes. Imagem: (Divulgação)

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, dois passos são necessários para o corpo absorver ela dos alimentos. Primeiro, o ácido clorídrico no estômago separa a dela da proteína à qual a vitamina B12 está ligada nos alimentos.

Depois disso, ela combina com uma proteína feita pelo estômago chamado fator intrínseco e é absorvido pelo corpo (16). Assim, essencialmente, a saúde do seu sistema digestivo é tão importante na absorção e utilização de níveis adequados dela como os alimentos que você está comendo.

De acordo com um estudo de 2007, ela é um nutriente difícil de absorver. Adultos saudáveis absorvem e usam aproximadamente 50% da vitamina B12 dos alimentos, e às vezes muito menos (17).

Essa vitamina presente em alimentos como frango, carne e peixe foi considerada a mais absorvível (18).

Embora a taxa exata de absorvibilidade dependa da saúde digestiva de cada pessoa; veja as principais fontes de alimento que fornecem vitamina B12:

  • Carne de boi e fígado de frango;
  • Salmão;
  • Arenque;
  • Cavala;
  • Sardinhas;
  • Atum;
  • Truta;
  • Lombo de carne de bovino;
  • Cordeiro;
  • Kefir e os seus derivados

A absorção da vitamina pode ser dificultada quando alguém tem um histórico de alcoolismo ou tabagismo intenso.  Além do álcool e a nicotina, a longo prazo, o uso de antibióticos também pode reduzir a capacidade do estômago para absorver e usar essa vitamina.

As carnes são as principais fontes do nutriente e, por isso, devem fazer parte da sua alimentação. Mas se você notar sintomas de deficiência dessa vitamina, procure orientação médica.

Porém, mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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