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Alimentação

Vitamina B12 e os Principais Benefícios Para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

A deficiência de vitamina B12 é considerada uma das principais deficiências nutricionais do mundo; um estudo de 2004 mostrou que essa é uma grande preocupação em muitos países, tais como E.U.A, Índia, México, América Central, América do Sul e em certas áreas da África (1).

A vitamina B12 beneficia o seu humor, nível de energia, memória, coração, pele, cabelo, digestão e muito mais.

Neste artigo, eu explico os principais benefícios dela e quais são as principais fontes alimentares.

Não deixe de ler e compartilhar.

Vitamina B12 

A vitamina B12 beneficia o sistema nervoso central de muitas maneiras importantes: ajuda a manter a saúde das células nervosas e a formar a cobertura protetora de nervos, chamada de “bainha de mielina da célula”.

Isso significa que quando os níveis de vitamina B12 estão baixos, quase todas as funções cognitivas podem sofrer.

Ela ajuda também com a digestão e saúde do coração; a deficiência dela pode causar desordens digestivas e um risco maior do desenvolvimento de doença cardíaca (2, 3).

Deficiência de Vitamina B12

A deficiência pode ser difícil de detectar, especialmente considerando que os sintomas dela podem parecer comuns, como fadiga e falta de concentração.

O diagnóstico para a deficiência de vitamina B12, é tipicamente baseado na medição de níveis séricos da vitamina no sangue (4).

Existem opções de rastreio mais precisas, disponíveis para detectar a deficiência.

Mas estas geralmente não são dadas aos pacientes, a menos que tenham um caso conhecido de anemia ou sintomas relacionados com a doença cardíaca (5).

Os sintomas podem incluir (6):

  • Cansaço ou fadiga crônica;
  • Dores musculares e fraqueza;
  • Dor nas articulações;
  • Dificuldade em respirar ou falta de ar;
  • Tontura;
  • Falta de memória;
  • Incapacidade de concentração;
  • Mudanças de humor, como aumento da depressão e ansiedade;
  • Palpitações cardíacas;
  • Má saúde bucal, incluindo sangramento nas gengivas e feridas na boca;
  • Problemas digestivos como náuseas, diarreia ou cólicas;
  • Falta de apetite.

Uma deficiência mais grave da vitamina, também pode causar uma forma de anemia chamada anemia perniciosa; uma condição grave que pode causar perda de memória, confusão e até demência de longo prazo

Idosos correm mais riscos em sofrer com a deficiência; eles tendem a produzir menos ácido estomacal que é necessário para converter a vitamina B12 corretamente.

Como alimentos de origens animais são geralmente as melhores fontes da vitamina, aqueles que seguem uma dieta vegana também estão mais propensos a sofrer com essa deficiência (7).

Outros grupos que estão em maior risco incluem fumantes, alcoólatras, pessoas com anemia e pessoas que sofrem com distúrbio digestivo, como a doença celíaca ou doença de Crohn.

Benefícios da Vitamina B12

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A vitamina B12 melhora o humor. Imagem: (Divulgação)

Ela é essencial para tratar a fadiga adrenal, múltiplas funções metabólicas – incluindo produção de enzimas, síntese de DNA e equilíbrio hormonal. Além de manter o sistema nervoso e cardiovasculares saudáveis.

Descubra quais são os principais benefícios dessa vitamina:

  1. Níveis de energia

Ela beneficia o metabolismo por converte carboidratos em glicose utilizável no corpo. Por esta razão, um dos sintomas da deficiência de vitamina B12 pode ser a fadiga.

Essa vitamina também é necessária para a sinalização de neurotransmissores, que auxiliam na contração muscular.

  1. Previne a perda de memória

A deficiência dessa vitamina pode causar vários distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

Devido ao seu papel na saúde dos nervos e na sinalização dos neurotransmissores, ela beneficia a função cognitiva.

Usada para diminuir o risco de doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer e a demência (8, 9).

  1. Melhora o humor

Ajuda a regular o sistema nervoso, incluindo a redução de transtornos de humor como depressão e ansiedade (10, 11).

A vitamina B12 é necessária para a concentração e processos cognitivos, como a aprendizagem.

  1. Saúde do coração

Beneficia a saúde cardiovascular de várias maneiras, o que é importante considerando o fato de que a doença cardíaca é atualmente uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Ajuda a reduzir os níveis elevados de homocisteína, que agora é considerado um importante fator de risco para doenças cardíacas (12).

A homocisteína é um aminoácido, e os seus níveis no sangue são influenciados pelos níveis sanguíneos de vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B12.

A vitamina B12 auxilia na prevenção de ataque cardíaco e derrame, reduzindo os níveis elevados de homocisteína no sangue.

Há também alguma evidência de que ela ajuda a controlar os níveis elevados de colesterol e pressão arterial alta (13).

  1. Saúde da pele e do cabelo

Ela é essencial para manter a pele saudável, cabelos e unhas, porque desempenha um papel importante na reprodução celular.

Beneficia a saúde da pele, reduzindo a vermelhidão, secura, inflamação e manchas de acne.

  1. Ajuda na digestão

Devido ao seu papel na produção de enzimas digestivas, a vitamina B12 é necessária para manter o metabolismo saudável e a diluição dos alimentos no estômago.

Ela ajuda a promover bactérias saudáveis dentro do ambiente intestinal.

A eliminação de bactérias nocivas no trato digestivo – e simultaneamente a presença de bactérias benéficas – é o que impede distúrbios digestivos como a doença inflamatória intestinal ou cândida.

  1. Gravidez saudável

Ela é necessária para produzir o ácido nucleico, ou DNA – o material genético básico que é usado para produzir vida.

Essa vitamina é um componente vital para a gravidez saudável.

A vitamina B12 também interage com folato no corpo, por isso pode ajudar a diminuir o risco de defeitos congênitos, como defeitos no tubo neural.

  1. Pode ajudar a prevenir o câncer

Essa vitamina está sendo estudada como uma forma de ajudar a diminuir o risco de certos tipos de câncer (14).

Algumas pesquisas preliminares apontam que ela beneficia o sistema imunológico, o suficiente para potencialmente ajudar a prevenir o câncer, incluindo cervical, próstata e câncer do cólon.

  1. Previne a anemia

Ajuda na produção de glóbulos vermelhos.

Ela ajuda a prevenir um tipo de anemia chamada anemia megaloblástica, que resulta em sintomas como fadiga crônica e fraqueza (15).

Melhores Fontes

Vitamina B12 e os Principais Benefícios Para a Saúde
Vitamina B12 e as Principais Fontes. Imagem: (Divulgação)

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, dois passos são necessários para o corpo absorver a vitamina dos alimentos (16).

A saúde do sistema digestivo é importante na absorção e utilização de níveis adequados dessa vitamina.

De acordo com um estudo de 2007, ela é um nutriente difícil de absorver. Adultos saudáveis absorvem e usam aproximadamente 50% da vitamina B12 dos alimentos, e às vezes muito menos (17,18).

Embora a taxa exata de absorção dependa da saúde digestiva de cada pessoa; veja as principais fontes de alimento que fornecem vitamina B12:

  • Carne de boi e fígado de frango;
  • Salmão;
  • Arenque;
  • Cavala;
  • Sardinhas;
  • Atum;
  • Truta;
  • Lombo bovino;
  • Cordeiro;
  • Ovo;
  • Mariscos;
  • Algas azuis-verde comestíveis;
  • Kefir e os seus derivados

A absorção da vitamina pode ser dificultada, com um histórico de alcoolismo ou tabagismo intenso.  

Além do álcool e a nicotina a longo prazo, o uso de antibióticos também pode reduzir a capacidade do estômago para absorver e usar essa vitamina.

Ao notar sintomas de deficiência dessa vitamina, procure orientação médica.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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