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Vitamina D e os Incríveis Benefícios para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

A vitamina D é essencial para prevenir diversos problemas de saúde, aumentar a qualidade de vida e contribuir para manter o bom funcionamento de diversas áreas do corpo. Por isso, manter uma alimentação rica nessa vitamina é muito importante.

Trata-se de uma vitamina solúvel em gordura; que é armazenada no fígado e nos tecidos gordurosos.

Isso significa que o aumento da gordura corporal tem a capacidade de absorver a vitamina D, e impedi-la de ser usada no organismo.

Há diferenças entre a vitamina D de outras vitaminas. O organismo é capaz de produzi-la por conta própria (1).

Descubra agora os principais benefícios dessa vitamina e melhore a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Vitamina D

A falta de vitamina D no organismo afeta a estrutura esquelética, pressão arterial, imunidade, humor, função cerebral e capacidade de proteção contra o câncer (2).

Existem dois tipos de suplementação de vitamina D: vitamina D2 e vitamina D3. 

Fontes de Vitamina D

Fontes dessa vitamina incluem: peixe, suplementos como óleo de fígado de bacalhau, entre outros alimentos. No entanto, a exposição direta ao sol é a melhor maneira de absorver a vitamina D (3).

Deficiência de Vitamina D

A deficiência dela pode desenvolver problemas no organismo, como:

Osteoporose, fraturas e outros problemas ósseos;

-Raquitismo ou osteomalacia;

– Doença cardíaca;

Pressão alta;

– Câncer;

Doenças autoimunes;

– Depressão;

– Insônia;

Artrite;

– Diabetes;

– Asma;

Esclerose múltipla;

– Dor crônica;

– Psoríase;

Hiperparatireoidismo (Tireoide hiperativa);

Fibromialgia;

Autismo.

Benefícios da Vitamina D 

Além de prevenir as doenças citadas acima, existem outros benefícios, como:

  1. Contribui para a saúde dos ossos

Ela desempenha um papel na absorção do cálcio nos ossos. Calcitriol (convertido em vitamina D) mantém os níveis de cálcio equilibrados.

Além disso, ela tem um efeito importantes sobre outras vitaminas e minerais que contribuem para a saúde, incluindo a vitamina K e fósforo.

Parcialmente responsável por manter os níveis de fósforo no sangue; e uma vez que a vitamina D afeta a capacidade do cálcio para se ligar às proteínas, acredita-se que ela também está ligada à vitamina K.

Estudos apontam que ela pode melhorar a saúde musculoesquelética, deixar lento o processo de envelhecimento da estrutura esquelética; e reduzir a taxa de fraturas e quedas em adultos mais velhos (4).

O fósforo, além de cálcio e outros compostos, é necessário para mineralizar adequadamente a densidade óssea.

  1.  Previne diabetes

O diabetes resulta da falta de insulina ou da secreção inadequada de insulina, após aumentos na resistência à insulina.

De acordo com estudos, uma vez que o cálcio é necessário para a secreção de insulina; a vitamina D pode contribuir para manter o seu bom funcionamento e prevenir o diabetes (5).

A suplementação pode aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a inflamação; e estudos indicam que ela ajuda na prevenção e tratamento de ambos os tipos de diabetes (tipo 1 e tipo 2).

  1. Prevenção do câncer

A deficiência dessa vitamina no organismo, pode aumentar o risco de câncer, especialmente câncer de mama, câncer do colo do útero e câncer de próstata.

A vitamina D pode afetar o risco de cânceres de mama, cólon e ovário possivelmente devido ao seu papel no ciclo de vida da célula ou sua capacidade de bloquear excesso de estrogênio (6).

  1. Combate doença cardíaca

Ela pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que está envolvido na regulação da pressão arterial, níveis de colesterol e inflamação.

A deficiência dessa vitamina aumenta as chances de doença cardíaca coronária, e outros sintomas cardíacos (7).

  1. Melhora a imunidade

Ela ajuda com a replicação celular saudável, e pode desempenhar um papel na proteção contra o desenvolvimento de condições autoimunes, além de resfriados comuns.

As células imunes contêm receptores para a vitamina D. Estudos afirmam que ela previne doenças inflamatórias prolongadas ou excessivas.

A inflamação é muitas vezes a raiz de doenças crônicas e doenças autoimunes: esclerose múltipla, artrite reumatoide, síndrome do intestino irritável e outros distúrbios digestivos, pressão arterial elevada e muito mais (8).

  1. Equilíbrio hormonal

Ela age como um hormônio no organismo e sob os efeitos da função cerebral; por isso, a deficiência de vitamina D é associada ao risco de transtornos do humor, incluindo depressão, depressão sazonal e ansiedade (9).

A diminuição dos níveis dessa vitamina no organismo, também podem interferir na produção adequada de testosterona e estrogênio, levando à desequilíbrios preocupantes.

  1. Ajuda na concentração

A falta dessa vitamina no organismo afeta a capacidade de tomar decisões, foco, prejudica o desempenho em exames, concentração e para reter informações (10).

Algumas pesquisas apontam uma correlação entre baixos níveis de vitamina D, e o desenvolvimento da esquizofrenia e esclerose múltipla.

Como você pode observar, essa vitamina desempenha um papel importante em prevenir doenças e cuidar da saúde.

Por isso, não se esqueça da exposição ao sol no período apropriado, e consumir alimentos ricos em vitamina D.

Veja também o vídeo:

Benefícios da Vitamina D

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Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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