close
AlimentaçãoArtigos

Alimentação do idoso – Quais são os Alimentos Proibidos?

Alimentação do idoso – Quais são Alimentos Proibidos?

Comer uma dieta bem equilibrada é uma parte importante de se manter saudável com a idade.

Alimentação do idoso - é preciso equilíbrio para ter saúde
Alimentação do idoso – é preciso equilíbrio para ter saúde

Isso pode ajudar a manter um peso saudável, assim como ajuda a ficar energizado e a obter os nutrientes de que você precisa.

Além do mais, a alimentação também diminui o risco de desenvolver condições crônicas de saúde, como doenças cardíacas e diabetes.

A verdade é que,a alimentação desempenha um papel central em todas as nossas vidas. E a alimentação do idoso deve estar cada vez mais adequada.

Por isso, neste artigo listei quais alimentos devem ser evitados pelo idoso.

Gostou do tema?

Leia, comente e compartilhe

Alimentação do idoso – Quais são Alimentos Proibidos

1 – Alimentação do idoso – Atenção para o ponto

Ovos crus ou mal cozidos, carne e aves mal passadas pode prejudicar a saúde do idoso.

Isso porque, alimentos pouco cozidos, como ovos, carne, frango e sushi podem causar intoxicação alimentar. Além disso, pode desencadear sépsis e choque séptico.

Embora qualquer pessoa possa desenvolver infecção e sepse, os idosos correm maior risco.

Além do mais, algumas carnes também devem ser evitadas. Aliás um dos cortes mais saudáveis ​​de carne, como o bife magro, podem ser os mais difíceis de mastigar (1).

Por isso, priorize carne moída magra com menos de 10% de gordura. Assim, mantém a nutrição e facilita a mastigação e digestão.

2 – Alimentação do idoso – Sódio

Alimentos com alto teor de sódio também devem ser evitados na alimentação do idoso.

Digo isso porque, muito sal pode ser um problema para os adultos mais velhos, especialmente se você ele tem um histórico de hipertensão.

Se você achar que a comida está sem sabor, adicionar diferentes tipos de ervas e especiarias. Outra dica importante é, tirar o sal da mesa. Em vez disso, faça um molho de ervas para usar como tempero adicional.  

Além disso, esteja sempre atento ao teor de sódio nos rótulos nutricionais (2,3).

O recomendado é que idosos com mais de 71 anos devem limitar sua ingestão de sódio a não mais que 1,2 gramas por dia.

Além do mais, consumir muito sódio pode aumentar a pressão arterial e colocar o idoso em maior risco de ataque cardíaco e derrame.

3 – Alimentação do idoso – Cafeína

A cafeína além de prejudicar o sono também pode aumentar a ansiedade e fazer o coração bater mais depressa ou irregularmente.

Por isso, pessoas da terceira idade devem evitar consumir muita cafeína. Afinal, isso pode ser perigoso se você tiver um problema cardíaco.

Além do café, a cafeína também é encontrada em muitos chás, alguns refrigerantes, chocolate e até mesmo alguns medicamentos, incluindo analgésicos vendidos sem receita.

Embora a cafeína possa não ser um problema para todos, pode fazer com que algumas pessoas se sintam ansiosas ou nervosas (4, 5).

Outro ponto importante, é reduzir a cafeína lentamente. Pois, parar a cafeína muito rapidamente pode causar dores de cabeça, náuseas ou vômitos.

Por isso, substitua lentamente as bebidas com cafeína por água, chá de ervas e café descafeinado.

4 – Alimentação do idoso – Bebidas açucaradas

Um refrigerante gelado pode parecer tentador se você estiver com calor e sede, mas refrigerantes e muitas bebidas esportivas contêm uma grande quantidade de açúcar.

250 ml de refrigerante pode ter até 27g de açúcar. Se o idoso tem pré-diabetes, por exemplo, o consumo regular desses tipos de bebidas pode elevar seu nível de açúcar no sangue a um diagnóstico de diabetes (6, 7).

Além do mais, o excesso de açúcar também leva à obesidade e a outros problemas de saúde que dificultam ainda mais a saúde do idoso.

5 – Alimentação do idoso – Industrializados “sem açúcar”

À primeira vista, uma bebida ou produto alimentar contendo um adoçante artificial pode parecer uma boa alternativa aos produtos ricos em açúcar, mas eles não são.

Além do mais, adoçantes artificiais contribuem para o ganho de peso e causam outros problemas de saúde (8,9).

Alimentação do Idoso, é melhor substituir bebidas açucaras por chá e água
Alimentação do Idoso, é melhor substituir bebidas açucaras por chá e água

Embora as calorias possam ser mais baixas, o idoso pode ficar tentado a consumir mais desses produtos para satisfazer a vontade de doce.

Por isso, esse tipo de alimento e bebida deve ser evitado.

6 – Alimentação do idoso – Bebidas alcoólicas

Desfrutar de uma bebida alcoólica ocasional é inofensivo para muitas pessoas. No entanto, se você vive com uma doença crônica, como diabetes, ou toma certos tipos de medicamentos, como anti-histamínicos, analgésicos e medicamentos para hipertensão, o álcool deve ser evitado.

Fato é que, beber moderadamente pode reduzir o risco de ataque cardíaco e alguns tipos de derrames.

Mas à medida que envelhece, o álcool pode afetá-lo de forma diferente, mesmo se você estiver acostumado a um copo de vinho no jantar ou a uma cerveja com TV.

Além do mais, o álcool interrompe o sono e pode elevar a pressão arterial também. O álcool também pode causar hipoglicemia em pessoas com diabetes (10).

E mais importante, o álcool afeta a maneira como os medicamentos funcionam.

7 – Alimentação do idoso – Vegetais crus

Idosos normalmente tem dentes sensíveis, deteriorados ou ausentes. Por esse motivo, os vegetais crus estão na lista de alimentos a serem evitados.

Mas não perca as vitaminas e fibras.

Em vez disso, cozinhe os legumes até ficarem mais macios. Ou faça purê de vegetais como cenouras, abóboras e beterrabas. Além disso, você pode ainda em sopas ou ensopados.

8 – Alimentação do idoso – Laticínios

Pessoas de terceira idade geralmente têm mais dificuldades para digerir leite e derivados de laticínios (11).

Em pequenas quantidades, pode até ser que não cause problemas. Aliás, alguns produtos lácteos são mais bem tolerados que outros.

Iogurte natural sem gordura e queijos com baixo teor de gordura são opções especialmente nutritivas, ou tente laticínios sem lactose.

E a melhor opção é, sem dúvida, o leite vegetal. Isso porque são carregados de fibras, que auxiliam o trato intestinal.

É comum que as pessoas que cuidam da alimentação dos idosos, libere algumas regalias, devido a idade da pessoa.

Mas é importante estar atento para não prejudicar a saúde.

O consumo de açúcar, por exemplo, faz mal em qualquer idade. Inclusive, desenvolvi um material sobre os perigos do açúcar. Confira.

Alimentação do idoso evitar açúcar
Alimentação do idoso evitar açúcar

Abraço e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaralimentaçãoalimentação balanceadaalimentação idosoalimentação terceira idadebebida alcoólicabebidas açucaradascafé descafeinadocafeínadestaquedr. juliano pimentelfibrashipertensãohipertensão arterialIdososlaticíniosleite vegetalmetabolismoPacientes idososReduzir a ingestão de sódiosaúdesistema imunológicosódioterceira idadevegetaisvegetais crus

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta