close
AlimentaçãoArtigos

Conheça os benefícios da batata doce para sua saúde

Ricas em fibras, vitaminas e minerais, esses são alguns dos benefícios da batata doce. 

Descubra por que esses vegetais de raiz doces e ricos em amido são tão bons para você e descubra as melhores maneiras de cozinhá-los;)

Leia, comente e compartilhe!

A maioria dos benefícios da batata doce, está relacionada ao seu valor nutricional.

A batata doce é uma fonte rica de fibras, além de conter uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo ferro, cálcio, selênio, e é uma boa fonte da maioria das vitaminas B e vitamina C.

Um dos principais benefícios nutricionais dos doces batata é que elas são riquíssimas em um antioxidante conhecido como beta-caroteno, que se converte em vitamina A quando consumida. E uma dica valiosa é que se você adicionar um fiozinho de azeite antes de servir a batata doce, você aumenta a absorção do betacaroteno e consequentemente aumenta os benefícios da batata doce no seu organismo.

Saiba mais sobre por que precisamos de  fibras, vitaminas e minerais

As vitaminas e minerais são um grupo de nutrientes naturais encontrados em alimentos e suplementos necessários para uma boa saúde, bem como, para o crescimento, recuperação, desempenho e funcionamento metabólico.

Eles são chamados de ‘micronutrientes’ porque nosso corpo precisa apenas de pequenas quantidades para funcionar corretamente. 

No entanto são fundamentais para as funções no nosso corpo. Por isso, é preciso que elas façam parte da alimentação.

Antes de continuar a leitura assista essa receita de Pão de queijo feito com batata-doce roxa.

Ah, e no final deste artigo, você terá outras receitas saudáveis e saborosas feitas com batata doce!

Principais benefícios da batata doce para sua saúde

Equiliíbrio da saúde intestinal 

A batata doce promove a saúde intestinal porque contém fibra e antioxidantes.

A batata doce contém dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel (1).

Quando você ingere a batata doce, as fibras contidas nela permanecem dentro do trato digestivo e oferece uma variedade de benefícios à saúde relacionados ao intestino.

A diferença entre as fibras são na verdade um conjunto de benefícios para seu intestino. 

Digo isso, porque as fibras solúveis absorvem a água e amolecem as fezes. Por outro lado, fibras insolúveis não absorvem a água, porém adicionam volume às fezes (2).

Além disso, as fibras solúveis e insolúveis também podem ser fermentadas pelas bactérias do cólon, criando compostos chamados ácidos graxos de cadeia curta que alimentam as células do revestimento intestinal e as mantêm saudáveis ​​e fortes (3, 4).

Devido esse benefício da batata doce, existem estudos relacionando o consumo deste vegetal a um menor risco de câncer de cólon. O indicado é que uma dieta contendo entre 20 a 33 gramas de batata doce por dia pode proporcionar  movimentos intestinais mais regulares (5, 6, 7).

Por fim, os antioxidantes presentes na batata-doce também podem proporcionar benefícios intestinais.

Isso acontece porque os antioxidantes presentes na batata-doce roxa promovem o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, incluindo certas espécies de Bifidobacterium e Lactobacillus (8, 9).

Sendo assim, quantidades maiores desses tipos de bactérias no intestino estão associadas a uma melhor saúde intestinal e a um menor risco de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) e diarreia infecciosa (10, 11, 12).

Pode ter propriedades de combate ao câncer

A batata doce oferece vários antioxidantes, que podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer. Um desses antioxidantes são as antocianinas que retardam o crescimento de certos tipos de células cancerígenas em estudos com tubos de ensaio, incluindo os da bexiga, cólon, estômago e mama (13, 14, 15).

Um estudo comprovou que ratos alimentados com dietas ricas em batata-doce roxa apresentaram taxas mais baixas de câncer de cólon em estágio inicial. Ou seja, esse estudo sugere que as antocianinas nas batatas podem ter um efeito protetor (16, 17).

Por fim, também foi constatado que extratos de batata-doce e casca de batata-doce possuem propriedades anticâncer em estudos com tubos de ensaio (18, 19).

No entanto, estudos ainda não testaram esses efeitos em humanos.

Manter a visão saudável também é um dos benefícios da batata doce

Dessa vez, graças ao antioxidante beta-caroteno, um dos benefícios da batata doce é o apoio na saúde dos olhos. 

Cerca de 200 gramas de batata doce assada fornece mais de sete vezes a quantidade de beta-caroteno que o adulto médio precisa por dia (20).

Vitamina A é um dos benefícios da batata doce e contribui para a boa visão

O beta-caroteno é convertido em vitamina A em seu corpo e usado para formar receptores de detecção de luz dentro dos olhos (21, 22).

Em países desenvolvidos a  deficiência severa de vitamina A é uma preocupação que pode levar a um tipo especial de cegueira conhecida como xeroftalmia. Por isso, a ingestão de alimentos ricos em beta-caroteno, como batata doce de polpa alaranjada, pode ajudar a prevenir essa condição (23).

A cor alaranjada da batata doce é proveniente do beta caroteno. Porém, a batata-doce roxa também parece ter benefícios para a visão.

Um estudo realizado em tubo de ensaio descobriu que as antocianinas podem proteger as células dos olhos contra danos, que podem ser significativos para a saúde ocular geral (24).

A batata doce pode beneficiar seu sistema imunológico

Como já disse, a batata-doce de polpa alaranjada é uma das fontes naturais mais ricas de beta-caroteno, um composto à base de plantas que é convertido em vitamina A em seu corpo (25).

E a vitamina A é crucial para um sistema imunológico saudável. Afinal, os baixos níveis sanguíneos estão associados à redução da imunidade (26, 27)

Além disso, o  intestino é onde seu corpo é exposto a muitos patógenos potenciais causadores de doenças. Portanto, um intestino saudável é uma parte importante de um sistema imunológico saudável.

Estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade do sistema imunológico de responder adequadamente a ameaças em potencial (28).

Não foram realizados estudos para determinar se a batata doce, em particular, afeta a imunidade, porém, manter a batata doce presente na sua alimentação pode prevenir a deficiência de vitamina A (29).

Todo mundo pode comer? 

Em geral, as batatas doces são um excelente complemento para uma dieta equilibrada. No entanto, eles contêm algo conhecido como oxalatos. Os oxalatos ligam o cálcio e outros minerais.

Sendo assim, muitos oxalatos na dieta podem causar pedras nos rins e, portanto, devem ser ingeridos com moderação se você tiver pedras nos rins ou se houver um alto risco de desenvolvê-las.

Todos podem aproveitar os benefícios da batata doce, porém é preciso cautela

Pessoas com diabetes também devem manter o consumo de maneira moderada. Além disso, é ideal consultar seu médico.

Como o cozimento afeta o valor nutricional da batata doce?

Sempre há interferência no valor nutricional dos alimentos quando em contato com altas temperaturas. E com a batata doce não é diferente, isso porém, não significa algo ruim. 

Cozinhar batata-doce reduz seus níveis de beta-caroteno, embora a fervura pareça ter uma retenção maior em comparação com o cozimento (30). A boa notícia, porém, é que cozinhar batata doce parece aumentar o seu teor de vitamina C (31) .

Receitas saudáveis com batata doce

Para você aproveitar os vários benefícios da batata doce sem enjoar do sabor, separei 4 receitas com batata doce saudáveis e muito fáceis de fazer. 

Aperitivo De Batata-Doce Com Bacon

Receita De Salada De Batata-Doce Picante Com Espinafre

Biscoito De Batata-Doce

Chips De Batata Doce

Se você está buscando pelos benefícios da batata doce para ter uma alimentação mais natural e benéfica para seu corpo, sugiro que junto com as alterações na alimentação você faça também um detox.

Não é segredo para ninguém que estamos o tempo todo expostos à toxinas, isso através da alimentação, da poluição, do contato com eletrônicos…

E a desintoxicação do corpo é uma maneira de ajudar seu organismo a absorver melhor as vitaminas e minerais dos alimentos. 

Se você nunca fez um detox, conheça meu Programa Detox 7 dias. Você vai se surpreender com os resultados.

Clique para conhecer o D7D e potencializar os benefícios da batata doce no seu organismo.
Faça detox para potencializar os benefícios da batata doce no seu corpo.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãobatata docebatata doce amarelabatata doce roxaBatata Doce SautéBenefícios da Batata-doceintestino presointestino reguladomater o intestino reguladoperda de pesoreceitareceitas batata docesaúdesaúde do intestinovitamina avitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta