close

Quem olha para um damasco pode não perceber, mas essa fruta é repleta de benefícios para saúde.

Damascos parecem uma versão menor de um pêssego, mas compartilham a acidez das ameixas roxas.

Eles são extremamente nutritivos e têm muitos benefícios à saúde, como melhor digestão e saúde ocular.

O melhor é comer a fruta toda, com casca e tudo, descartando apenas a semente. Para isso é fundamental que você higienize a fruta da maneira correta. Eu inclusive, já escrevi um artigo sobre a maneira correta de lavar frutas

Você tem o hábito de comer damasco? Usa em receitas? Deixe nos comentários como você consome essa fruta. 

Gostou do tema do artigo?

Leia e compartilhe!

Benefícios do damasco

Confira os benefícios do damasco.

1 – Rico  em antioxidantes

Os damascos são uma grande fonte de muitos antioxidantes, incluindo beta-caroteno e vitaminas A, C e E.

Além do mais, eles são ricos em um grupo de antioxidantes polifenóis chamados flavonoides, que foram mostrados para proteger contra doenças, incluindo diabetes e doenças cardíacas, por exemplo(1, 2).

Os principais flavonoides dos damascos são os ácidos clorogênicos, as catequinas e a quercetina.

Estes compostos trabalham para neutralizar os radicais livres, que são compostos nocivos que danificam as células e causam estresse oxidativo. Afinal, o estresse oxidativo está ligado à obesidade e a muitas doenças crônicas, como as doenças cardíacas (3, 4, 5).

Em um estudo em 2.375 pessoas, os pesquisadores desenvolveram um sistema de pontuação para medir as mudanças nos níveis de marcadores inflamatórios.

Eles descobriram que altas ingestões de flavonoides e antocianinas estavam associadas a um índice de inflamação de 42% e 73% menor, respectivamente. A alta ingestão de flavonoides também foi associada a um estresse oxidativo 56% menor (6).

2 – Pode promover a saúde ocular

Os damascos possuem múltiplos compostos que são essenciais para a saúde dos olhos, incluindo as vitaminas A e E (7, 8).

A vitamina A desempenha um papel vital na prevenção da cegueira noturna, ou seja, um distúrbio causado pela falta de pigmentos leves em seus olhos. Enquanto a vitamina E é um antioxidante lipossolúvel que penetra nos olhos diretamente para protegê-los dos danos dos radicais livres.

Damasco pode promover a saúde ocular
Damasco pode promover a saúde ocular

Enquanto isso, o betacaroteno – que dá aos damascos sua cor amarelo alaranjado – serve como um precursor da vitamina A, o que significa que seu corpo pode convertê-lo nessa vitamina (9).

Além disso, outros carotenoides de damasco importantes incluem luteína e zeaxantina. Encontrados nas lentes e retinas de seus olhos, eles protegem contra o estresse oxidativo.

3 – Pode promover a saúde intestinal

Os damascos podem promover a saúde intestinal.

Um copo (165 gramas) de damasco fatiado fornece 3,3 gramas de fibras, o que representa 8,6% e 13,2% do DV para homens e mulheres, respectivamente.

Além do mais, os damascos contêm fibras solúveis e insolúveis. O tipo solúvel se dissolve em água e inclui pectina, gomas e longas cadeias de açúcar chamadas polissacarídeos, enquanto o tipo insolúvel não se dissolve na água e inclui celulose, hemicelulose e lignina (10).

Os damascos são particularmente ricos em fibras solúveis, ou seja, é importante para manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e colesterol (11).

Além disso, a fibra retarda o movimento dos alimentos através do trato digestivo e alimenta as bactérias benéficas do intestino. Um microbioma intestinal saudável está ligado a um menor risco de obesidade, por exemplo (12).

Enquanto um único damasco (35 gramas) contém apenas 0,7 gramas de fibra, é fácil comer alguns de uma só vez.

4 – Damasco é muito hidratante

Como a maioria das frutas, os damascos são naturalmente ricos em água, ou seja, pode ajudar a regular a pressão arterial, temperatura corporal, saúde das articulações e frequência cardíaca (13, 14).

Uma xícara (165 gramas) de damascos frescos fatiados fornece quase 2/3 xícara (142 ml) de água.

Como a maioria das pessoas não bebe água suficiente, comer frutas frescas pode ajudá-lo a alcançar suas necessidades diárias.

Se você está desidratado, seu volume de sangue cai, forçando seu coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Além disso, manter-se hidratado permite que o sangue circule resíduos e nutrientes por todo o corpo (15).

Além do mais, comer damascos pode ser uma maneira fácil de repor a perda de água e eletrólitos após o exercício, já que essa fruta oferece boas quantidades de água e potássio.

Como consumir Damasco

Tanto fresco quanto seco, os damascos proporcionam um lanche rápido e delicioso ou uma adição fácil à sua refeição favorita. Você pode adicioná-los à sua dieta de várias maneiras, incluindo:

  • em mistura com granola
  • fruta fresca como um lanche
  • fatiado e adicionado ao iogurte ou salada
  • usado em compotas, conservas e salsas
  • cozido com carne ou frango

Como são doces e azedos, os damascos podem ser usados ​​como substitutos de pêssegos ou ameixas, por exemplo, na maioria das receitas.

Além disso, você pode também fazer suco com damasco. Confira algumas receitas de sucos detox, você pode adicionar o damasco à receita, ou usá-lo como substituto de outra fruta.

Sucos detox com damasco
Sucos detox com damasco

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos antioxidantesantioxidante naturalbenefíciododadamascodamascoHidrataçãomelhora o funcionamento do intestinoperder pesoregular intestinosaúde dos olhossaúde intestinalSaúde Ocularvitamina avitamina Cvitamina e

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta