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Kefir: Descubra os Benefícios e Como Ele Ajuda a Emagrecer

Dr Juliano Pimentel

Se você ainda não conhece o kefir e os seus benefícios, esse é o momento para conhecer os seus efeitos sobre a sua saúde. Ele é um alimento natural e que possui mutias  utilidades na culinária.

Os grãos de kefir usados para fermentar bebidas, também chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que ajudam a regular o intestino.

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O que é Kefir?

Durante séculos, o kefir tem sido utilizado na medicina popular européia e asiática devido suas propriedades nutritivas. Neste artigo, irei abordar os seus principais benefícios para a saúde.

Ele é um produto de leite fermentado (leite de vaca, cabra ou ovelha) que tem gosto de iogurte bebível.

A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores de conteúdo podem variar com base no leite do qual é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo (1).

Ele é rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.

Por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir par:

  •         Impulsionar a imunidade;
  •         Tratar doenças Inflamatórias do Intestino;
  •         Construir Densidade Óssea;
  •         Lutar contra alergias;
  •         Melhorar a digestão da lactose;
  •         Matar o Fungo Cândida;
  •         Desintoxicar o organismo.

E estes são apenas alguns dos benefícios de consumir kefir diariamente.

Kefir Emagrece?

Kefir pode te ajudar a perder peso?

O consumo de Kefir ajuda a emagrecer por proporcionar saciedade, e diminuir a ingestão de alimentos. Além disso, ele melhora o funcionamento do seu intestino

Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso é diferente da população microbiana das pessoas magras. Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal (2).

Nesse sentido, segundo alguns especialistas, várias bactérias presentes no kefir podem favorecer a perda de peso. Além disso, ele é um alimento com pouquíssimas calorias e muito nutritivo.

Mas o kefir sozinho não faz milagres. Ele colabora para o emagrecimento, mas para isso é preciso que você se alimente de verdade e mantenha hábitos saudáveis.

Bom Para o Sistema Imunológico

Você sabia que mais de 75% do seu sistema imunológico está alojado no seu sistema digestivo?

Essencialmente, trilhões e trilhões de “boas” bactérias e fungos que vivem no seu intestino são responsáveis por matar os “maus” microorganismos, e isso mantém você vivo e com saúde.

Então, o que acontece quando você toma antibióticos de maneira errada?

Você literalmente está matando as bactérias boas do seu organismo e possibilitando que as bactérias ruins se proliferem. Isso, por sua vez, perturba a simbiose (equilíbrio) de sua microbiota que levará a problemas digestivos e reações imunes (3).

Estudos ligam desde o autismo e a maioria das doenças crônicas à síndrome do intestino permeável e à digestão inadequada. Pesquisas também mostram que o seu consumo ajuda a restabelecer o equilíbrio das bactérias do seu intestino.

Benefícios do Kefir para a Saúde

Kefir
O Kefir é um delicado equilíbrio de leveduras e bactérias

Os “grãos de kefir” na verdade não são grãos, mas são um delicado equilíbrio de leveduras e bactérias.

Capaz de fermentar o leite em cerca de 24 horas, os grãos de kefir podem transformar o leite cru em uma bebida probiótica e refrescante que tem vários benefícios medicinais.

  1. Combate ao Câncer

O consumo de alimentos fermentados é benéfico para o tratamento de diferentes tipos de tumores cancerígenos. O Journal of Dairy Science, por exemplo, publicou um estudo que avaliou as células imunes em camundongos e descobriu que o consumo regular de kefir ajuda a parar o crescimento do câncer de mama (4).

  1. Melhora a Saúde dos Ossos

Um estudo de 2014, publicado na revista de Osteoporosis International, descobriu que consumir kefir beneficia a densidade óssea e pode reduzir o risco de osteoporose. Os pesquisadores descobriram que a bebida fermentada aumenta a absorção de minerais essenciais para a construção do osso, como cálcio e magnésio (5).

  1. Reduz a Inflamação Intestinal

Devido às altas doses de probióticos, incluindo as estirpes de lactobacillus e bifidobacterium, o kefir é também um tratamento natural e eficaz para a síndrome do intestino irritável (6). Estudos descobriram que alimentos ricos em probióticos, incluindo iogurte e kefir, podem ajudar a reduzir a inflamação intestinal.

  1. Reduz Alergias e Asma

Um estudo recente publicado no Journal of Immunology, mostrou que o kefir possui efeitos positivos sobre alergias e asma. No estudo, o kefir suprimiu significativamente marcadores inflamatórios de interleucina-4, células T auxiliares e imunoglobulinas IgE (7, 8).

Os investigadores também afirmaram que o kefir tem fortes propriedades antiinflamatórias que poderiam ser úteis na prevenção da asma.

  1. Melhora a Intolerância à Lactose

Pode parecer loucura, mas sim, produtos fermentados como o kefir podem ajudar as pessoas com intolerância à lactose.

Isso ocorre porque a fermentação muda a composição química dos alimentos e, como no caso do leite fermentado, o kefir é relativamente baixo na lactose (9).

Por isso, se você luta com problemas relacionados à lactose, tente adicionar o kefir à sua dieta em pequenas quantidades. Um estudo publicado no Jornal da American Dietetic Association mostrou que a bebida fermentada melhora a digestão da lactose e a tolerância em adultos com má absorção de lactose.

Se você teve intolerância à lactose, meu conselho é começar colocando uma pequena gota de kefir no interior do braço ou no pulso e deixe secar. Então espere 24 horas e veja se você tem alguma inflamação. Se não houver problemas, tente adicionar apenas uma gota ou duas a uma bebida ou a alguma comida e veja se você tem alguma reação. Você vai aumentando a quantidade até que você esteja certo que você não está reagindo a ela.

Como com qualquer alimento ou dieta, certifique-se de sempre ouvir o seu corpo.

Tipos de Kefir

Para quem tem intolerância à laticínio, existem outros tipos de kefir que ainda são ricos em probióticos e saudáveis, mas que são completamente livres de lactose.

Existem essencialmente dois tipos principais de kefir, e eles diferem de várias maneiras.

Os dois tipos de kefir são: kefir de leite (feito de leite de vaca, de ovelha ou de cabra, mas também de leite de coco) e kefir de água (feito de água açucarada ou de coco, ambos não contendo leite).

Embora o líquido de base utilizado em diferentes tipos de kefirs possa variar, o processo para a fabricação de kefir é o mesmo e os benefícios para a saúde estão presentes em ambos os tipos.

Todo o kefir é feito usando o “grão de kefir” e devem ter açúcar naturalmente presente, ou então adicionado, para permitir que as bactérias saudáveis cresçam e para que o processo de fermentação ocorra.

No entanto, não se preocupe, o kefir são pobres em açúcar, porque a levedura viva ativa essencialmente “come” a grande maioria do açúcar adicionado durante a fermentação.

E tem mais, o kefir pode ser feito em casa, desde que você tenha acesso aos “grãos de kefir”. Para fazer é simples, basta adicionar uma colher de sopa de grãos a duas xícaras de leite, água ou água de coco. Deixe ficar em temperatura ambiente fermentando de 12 a 36 horas. Escorra o líquido com um pano de queijo e seu kefir está pronto.

Você pode até mesmo misturar o kefir no seu suco detox. Preencha o formulário abaixo e tenha acesso a um Guia GRATUITO com as 10 melhores receitas de suco detox para incluir na sua alimentação.

A sua saúde começa pela boca. Por isso, faça boas escolhas na hora de comer.

Para quem prefere, o conteúdo deste artigo está disponível também em vídeo a seguir. Basta dar o play!

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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