Selecione a página

Melhorar o sistema imunológico com meditação

Melhorar o sistema imunológico com meditação

Nos últimos dois anos houve uma preocupação maior para melhorar o sistema imunológico para evitar complicações com COVID.

E de fato, quando estamos falando sobre imunidade ela precisa estar em dia para nos proteger de patógenos, vírus e microorganismos causadores de doenças.

Nos últimos tempos a meditação está entre um dos hábitos mais precisos para melhorar o sistema imunológico.

Antes de seguir com o conteúdo, quero te fazer um convite para participar do meu grupo no Telegram. Lá você recebe pílulas diárias de saúde e fica por dentro das lives que eu faço diariamente. 

O sistema imunológico

Para melhorar o sistema imunológico é necessário um conjunto de mudanças | Juliano Pimentel

Para melhorar o sistema imunológico é necessário um conjunto de mudanças

É bem provável que você já tenha escutado sua mãe ou avó dizer para comer frutas cítricas e mel para melhorar a imunidade. E de fato a vitamina C é um potente antioxidante. Contribui para a defesa imunológica, apoiando várias funções celulares do sistema imunológico inato e adaptativo.

No entanto, apenas a vitamina C não é suficiente para sustentar sua imunidade. Afinal, estamos falando de um sistema, não de um elemento único. Sendo assim, para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia. 

O que fica cada vez mais claro é a relação entre o sistema imunológico e os hábitos e costumes do indivíduo.

Afinal, isso envolve desde o estilo de alimentação, a prática de exercícios físicos e o estresse.

Sim, a maneira como você lida com estresse, ansiedade e outras condições emocionais impactam o sistema imunológico. Por isso, a meditação é apresentada com uma das atividades a serem exercidas para melhorar o sistema imunológico.

E é exatamente o que veremos agora.

Meditação para melhorar o sistema imunológico

As últimas pesquisas confirmaram o que já sabíamos há alguns anos. Que a meditação tem efeitos benéficos em doenças relacionadas ao estresse. Assim como transtornos psiquiátricos e na sintomatologia de várias doenças. 

Além disso, as mudanças na atividade do sistema imunológico causadas pela meditação podem beneficiar a saúde. Já que influencia os mecanismos que afetam o envelhecimento biológico.

Neutralizar um sistema imunológico desregulado ou hipersensível por meio da meditação, por exemplo, pode melhorar as defesas imunológicas que protegem contra infecções virais e bacterianas. Bem como várias doenças relacionadas à idade. Incluindo doenças cardiovasculares, osteoporose e artrite, diabetes tipo 2, fragilidade e alguns tipos de câncer.

O artigo da New York Academy of Sciences sugeriu que “a meditação mindfulness modula alguns parâmetros imunológicos selecionados de uma maneira que sugere um perfil imunológico mais salutogênico”.

De maneira geral, a mediação da atenção plena parece estar associada a reduções nos processos pró-inflamatórios. Bem como aumentos nos parâmetros de defesa mediados por células. Por fim, aumentos na atividade enzimática que protege contra o envelhecimento celular.

Ou seja, os benefícios vão além dos mentais e espirituais, impactam também o físico. 

Meditação na prática

O mais importante sobre a meditação é você entender que o pensamento permanece, é impossível parar de pensar. 

A meditação, principalmente para melhorar o sistema imunológico, é sobre estar presente. É trazer o pensamento para o agora, e o que temos agora é a respiração. Sendo assim, esse é o foco.

Estar tão presente no agora, que você coloca muita atenção em algo que você faz sem perceber que é respirar.

Há alguns anos gravei um vídeo sobre como silenciar a mente. É sobre o primeiro passo para você iniciar a meditação e esse estado de atenção plena. Confira!

Outros hábitos para melhorar o sistema imunológico

Da mesma maneira que tomar água com limão em jejum não é suficiente para manter a imunidade sempre forte, a meditação apenas também não será.

Lembre que é um sistema, sendo assim, são necessários vários ajustes.

O primeiro deles é eliminar o que prejudica, por isso, a meditação é útil. Afinal, meditar diminui o estresse e a ansiedade.

Além disso, é necessário eliminar também o que inflama seu corpo. Ou seja, leite e derivados, açúcares e alimentos que contém glúten.

Por fim, precisamos considerar que o fumo, álcool, sedentarismo, excesso de peso e insônia também atrapalham o funcionamento do seu corpo.

Pense que o sistema imune precisa estar sempre a disposição para atacar um invasor. Se você mesmo causar estresses no corpo como não dormir ou estar inflamado, tudo isso interfere na ação da imunidade.  

Se há algo desajustado, você precisa ajustar. Por isso, desenvolvi a fórmula do PURE DETOX, um suplemento que vai desinflamar e detoxificar o organismo, promovendo o combate às doenças do estilo de vida e queima de gordura.

Nele você encontra a quantidade de nutrientes ideal para promover a saúde do seu corpo.

Conheça o PURE DETOX

Abraços e fique com Deus. 

Dr. Juliano Pimentel 

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *