close
Como Tratar a Tireoide

Melhores alimentos para tireoide.

A glândula tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta que fica perto da base do pescoço.

Quando a glândula tireoide recebe um sinal, chamado TSH, hormônio estimulante da tireoide, ela libera hormônios da tireoide na corrente sanguínea.

Este sinal é enviado da glândula pituitária. Uma pequena glândula encontrada na base do cérebro, quando os níveis dos hormônios tireoidianos estão baixos (1, 2).

Mas às vezes, a glândula tireoide não libera hormônios da tireoide, mesmo quando há muito TSH. Isso é chamado de hipotireoidismo primário e é inclusive, o tipo mais comum de hipotireoidismo.

Para se ter ideia, aproximadamente 90% do hipotireoidismo primário é causado pela tireoidite de Hashimoto.

Ou seja, uma doença auto-imune em que o sistema imunológico ataca erroneamente a glândula tireoide (3).

Além do mais, o hipotireoidismo primário pode ser causado por outros motivos. Como uma deficiência de iodo, um distúrbio genético, tomando certos medicamentos e cirurgias que removem parte da tireoide, por exemplo (4).

Outras vezes, porém, a glândula tireoide não recebe TSH suficiente, o sinal para liberar mais hormônio tireoidiano. Isso acontece quando a glândula pituitária não está funcionando corretamente e é chamada de hipotireoidismo secundário.

Os hormônios tireoidianos são muito importantes. Por isso, é preciso estar atento a melhores alimentos para tireoide e aos piores também.  

Afinal, são os hormônios tireoidianos que ajudam a controlar seu crescimento, assim como o reparo e metabolismo. Ou seja, contribui para o processo em que seu corpo converte o que você come em energia (5).

Melhores alimentos para tireoide  

1 – melhores alimentos para tireoide  – Castanha do pará

A castanha do pará está entre os melhores alimentos para tireoide. Isso porque ela é rica em nutrientes é repleta de selênio, um mineral importante que ajuda a ativar os hormônios da tireoide.

Por isso, a castanha do pará ajuda a combater simultaneamente o estresse oxidativo e alivia a inflamação (6).

Castanha do pará é uma dos melhores alimentos para tireoide.
Castanha do pará é uma dos melhores alimentos para tireoide.

De fato, comer apenas uma porção de castanha seja, crua ou torrada pode eliminar toda a sua necessidade diária de selênio.

Além do mais, pode fornecer uma série de outros micronutrientes valiosos que são essenciais para praticamente todos os aspectos da saúde.

Por isso, a castanha do pará é classificada como um dos melhores alimentos para tireoide.

2 – Melhores alimentos para tireoide – Iogurte

O iogurte também é um dos melhores alimentos para a tiroide. Já que, além de fornecer muita proteína, cálcio e vitaminas do complexo B, o iogurte é um dos alimentos mais ricos em iodo disponíveis. Isso porque, o iodo é crucial quando se trata da produção de hormônios da tireoide.

Por isso, uma deficiência neste mineral chave pode prejudicar a função da tireoide. Além do mais, pode causar ganho de peso, fadiga e perda de cabelo.

Para maximizar os benefícios do iogurte como um dos melhores alimentos para tireoide, pule as variedades adocicadas e opte por iogurte orgânico.

3 – Melhores alimentos para tireoide – Algas Marinhas

Algas marinhas também fazem parte da lista dos melhores alimentos para tireoide. No entanto, os benefícios e usos das algas vão muito além do padrão de sushi.

De fato, fazer das algas uma parte regular de sua dieta pode ter um impacto poderoso quando se trata de saúde da tireoide. Por esse motivo está na lista da melhores alimentos para tireoide.

Além de potássio, vitamina K e magnésio, as algas marinhas também são carregadas com iodo. Ou seja, beneficia a saúde da tireoide e a produção de hormônios.

Uma maneira fácil de consumir algas como um dos melhores alimentos para tireoide é desfrutar de algas secas como um lanche. Além do mais, você utilizar ainda em saladas e sopas.

4 – Melhores alimentos para tireoide – Carne alimentada com grama

A carne bovina alimentada de capim também é um dos melhores alimentos para tireoide, isso porque é uma excelente fonte de zinco.

Ou seja, beneficia a melhores alimentos para tireoide  alimentos, afinal o zinco é um micronutriente essencial para a síntese de hormônios da tireoide (7).

Mas não só isso, os hormônios da tireoide também ajudam a aumentar a absorção de zinco. Tornando ainda mais crucial para entrar em sua dose diária, se você tiver algum tipo de problema de tireoide.

Além da carne, outros alimentos também rico em zinco podem ser um dos melhores alimentos para tireoide.

Alimentos como sementes de abóbora, espinafre, chocolate amargo e uma porção de carne alimentada com capim, por exemplo, são alimentos muito rico em zinco.

No entanto, além de considerar os melhores alimentos para tireoide, você também deve evitar alimentos que prejudicam a saúde da tiroide.  

Alimentos a evitar para a saúde da tiroide

1 – Glúten

Como a proteína primária em grãos (trigo, cevada e centeio), o glúten é encontrado em abundância em grande parte da dieta ocidental. Ou seja, não faz parte dos melhores alimentos para tireoide.

Enquanto o consumo de glúten geralmente não é um problema para a maioria das pessoas, pode prejudicar a absorção de nutrientes. Além do mais pode desencadear inflamações no intestino para aqueles com doença celíaca.

Glúten não é um dos melhores alimentos para tireoide.
Glúten não faz parte dos melhores alimentos para tireoide.

Infelizmente, pessoas com hipotireoidismo causado por um distúrbio auto-imune, como a doença de Hashimoto. Também correm maior risco de serem afetadas pela doença celíaca (8).

Isso significa que é necessário que algumas pessoas evitam completamente o glúten para manter a função da tireoide.

2 – Vegetais crus

Outro grupo de alimentos que não são classificados como os melhores alimentos para tireoide e sim como os piores são vegetais crus.

Alimentos como brócolis, couve, espinafre e repolho são reverenciados por suas muitas propriedades promotoras da saúde.

Isso porque, vegetais crus liberam goitrogênios, substâncias que danificam a glândula tireoide e aumentam a necessidade de iodo (9).

Por isso, para melhores resultados, mantenha a ingestão com moderação. Além disso,  cozinhe suas verduras em vez de comê-las cruas. Assim você consegue manter os benefícios nutricionais, enquanto ainda apoia a saúde da tireoide.

3 – Soja

Há uma abundância de razões para manter a soja fora de sua dieta, começando com os efeitos prejudiciais que a soja pode ter em sua glândula tireoide.

Alimentos à base de soja, como tofu, edamame e soja, por exemplo, contém isoflavonas. Compostos que atuam como goitrogênicos em seu corpo. Ou seja, inibem a produção de hormônios da tireoide.

Por isso, fique longe de produtos de soja e selecione alimentos fermentados de soja para minimizar a concentração de compostos goitrogênicos em sua dieta.

4 – Chá Verde

O chá verde também vai contra a  lista de melhores alimentos para tireoide. O chá verde está entre os piores.

Isso porque, alguns estudos em animais mostram que o extrato de chá verde consumido em grandes quantidades pode realmente alterar a função da tireoide e jogar fora os níveis de hormônios (10).

Por isso, fique consuma apenas de uma a duas xícaras por dia. Assim você consegue aproveitar alguns nutrientes e antioxidantes extras sem comprometer a saúde da sua tireoide.

Com moderação, o chá verde pode ser um ótimo complemento para uma dieta saudável.

Conclusão

É importante estar atento aos melhores alimentos para tireoide, pois a tireoide pouco ativa, é um problema de saúde que afeta 1-2% das pessoas em todo o mundo.

Pode causar sintomas como cansaço, ganho de peso, sensação de frio e muitos outros.

Felizmente, comer os nutrientes certos e tomar medicamentos pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar as funções da tireoide.

Dentre os nutrientes que são ótimos para a sua tireoide são iodo, selênio e zinco.

Por outro lado, a ingestão de glúten pode causar sintomas desconfortáveis ​​para algumas pessoas com tireoidite de Hashimoto, a principal causa de hipotireoidismo.

Isso porque a tireoidite de Hashimoto e a doença celíaca estão intimamente ligadas. Algumas pessoas podem ter ambas as doenças.

Por isso, seguir uma dieta amigável à tireoide pode ajudar a minimizar seus sintomas e a manter um peso saudável.

Afinal, ela estimula a ingestão de alimentos integrais e não processados e proteínas magras.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoantioxidantesdoença celíacadr. juliano pimentelglândula tireoideglútenhormônio da tireoideinflamaçãometabolismoobesidadeproblemas na tireoidesaúdesaúde da tireoidesojatireoidetireoidite de Hashimoto

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta