close
oleo-de-linhaca-1000mg-em-capsulas-importado-usa

O óleo de linhaça, assim como as sementes de linho são conhecidas por seus muitos benefícios para a saúde, que incluem o fornecimento de uma dose saudável de proteína e fibra, reduzindo o apetite e auxiliando no controle do peso.

O óleo de linhaça é feito de sementes de linho que foram moídas e logo depois, prensadas para liberar seu óleo natural

Gostou do tema deste artigo?

Leia, comente e compartilhe!

Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça, rico em ácidos graxos ômega 3, além disso, é uma das alternativas mais comuns para o óleo vegetal tradicional (1).

Isto é em parte porque tem a lista mais impressionante de benefícios de saúde atribuídos a ele.

Benefícios do Óleo de Linhaça

1. Alta em ácidos graxos ômega-3

Assim como as sementes de linhaça, o óleo da semente de linho é carregado com ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração.

De fato, uma colher de sopa, cerca de 15 ml de óleo, contém cerca de 7,196 mg de ácidos graxos ômega-3.

Especificamente, o óleo de linhaça contém ácido alfa-linolênico (ALA). Ou seja, uma forma de ácido graxo ômega-3 que é convertido apenas em pequenas quantidades em formas ativas de ômega-3, como EPA e DHA (2).

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para a saúde e têm sido associados a benefícios como redução da inflamação. Além disso, melhora da saúde do coração e proteção do cérebro contra o envelhecimento (3, 4, 5).

2. Pode ajudar a reduzir o crescimento das células cancerígenas

Há algumas evidências de que o óleo de semente de linho pode ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas.

Em um estudo, os animais, receberam 0,3 ml de óleo da semente de linho por 40 dias. Encontrou-se para impedir a propagação do cancro e o crescimento de tumores do pulmão (6).

Um outro estudo com pequenos animais, o óleo da semente de linho mostrou bloquear a formação de câncer de cólon (7).

Além disso, estudos em tubos de ensaio produziram resultados semelhantes. Vários estudos mostraram o que o óleo de linhaça reduziu o crescimento de células de câncer de mama (8, 9).

Ainda assim, embora esses resultados sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para determinar como esses resultados podem se traduzir em humanos.

3. Pode beneficiar a saúde do coração

Vários estudos descobriram que o óleo de linhaça pode beneficiar a saúde do coração.

Um estudo em 59 pessoas comparou os efeitos do óleo da semente de linho aos do óleo de cártamo. Ou seja, um tipo de óleo rico em ácidos graxos ômega-6.

Neste estudo, a suplementação com uma colher de sopa (15 ml) de óleo de semente de linho por 12 semanas levou a níveis significativamente mais baixos de pressão arterial do que a suplementação com óleo de cártamo (10).

A hipertensão arterial pode prejudicar a saúde do coração, pois sobrecarrega o coração, forçando-o a trabalhar mais.

O óleo de semente de linho também pode melhorar a elasticidade das artérias. Tanto o envelhecimento como o aumento da pressão arterial estão geralmente relacionados com a diminuição da elasticidade (11).

Esses benefícios provavelmente são devidos à alta concentração de ácidos graxos ômega-3 no óleo de linhaça, já que a suplementação com este demonstrou aumentar significativamente a quantidade de ômega-3 no sangue (12).

Além disso, numerosos estudos mostraram que os ácidos graxos ômega-3 melhoram a saúde do coração, com benefícios como redução da inflamação e diminuição da pressão arterial (13, 14).

4. Pode ajudar a tratar a constipação e a diarreia

O óleo de semente de linho pode ser eficaz no tratamento de constipação e diarreia.

Um estudo recente em animais mostrou que o óleo de linhaça agia como um laxante para promover a regularidade, enquanto agia como um agente antidiarreico (15).

Outro estudo deu a 50 pacientes constipados em hemodiálise óleo de semente de linho, azeite de oliva ou óleo mineral.

Após quatro semanas, o óleo de linhaça aumentou a frequência de evacuações e melhorou a consistência das fezes. Além disso, verificou-se ser tão eficaz como o azeite e o óleo mineral (16).

No entanto, a pesquisa sobre os efeitos do óleo de semente de linho na constipação e diarreia é atualmente limitada a estudos em animais e estudos em pessoas com condições específicas.

Estudos adicionais são necessários para avaliar sua eficácia na população em geral.

5. Pode melhorar a saúde da pele

O óleo de semente de linho também pode ajudar a melhorar a saúde da pele .

Um pequeno estudo teve 13 mulheres suplementadas com óleo de semente de linho por 12 semanas. No final do estudo, eles experimentaram melhorias na suavidade e hidratação da pele. Enquanto isso, a sensibilidade da pele à irritação e rugosidade diminuíram (17).

Um estudo recente em animais mostrou que o óleo de linhaça teve resultados positivos semelhantes.

Camundongos com dermatite receberam óleo de semente de linho por três semanas. O óleo de semente de linho mostrou diminuir os sintomas da dermatite atópica, como vermelhidão, inchaço e coceira (18).

No entanto, nenhum estudo analisou os benefícios da aplicação de óleo de linhaça na pele das pessoas. No entanto, existem inúmeros relatos de melhorias na suavidade e redução da irritação após a aplicação de óleo de linhaça.

6. Pode Reduzir Inflamação

Graças ao seu conteúdo de ácidos graxos ômega-3, algumas pesquisas mostram que o óleo de linhaça pode ajudar a reduzir a inflamação em certas populações.

No entanto, uma análise de 20 estudos mostrou que o óleo da semente de linho não teve efeito sobre a inflamação na população em geral.

No entanto, reduziu significativamente os níveis de proteína C-reativa, um marcador usado para medir a inflamação, em pessoas obesas (19).

Um estudo em animais também descobriu que o óleo de linhaça tem potentes propriedades anti-inflamatórias (20).

Alguns estudos indicam que os efeitos anti-inflamatórios do óleo de linhaça são equivalentes aos do azeite de oliva.

Por exemplo, um estudo em 37 pessoas mostrou que os suplementos de óleo não afetaram nenhum marcador inflamatório em adultos saudáveis ​​e com peso normal. Nesse estudo, o óleo da semente de linho foi comparado ao azeite de oliva (21).

Embora pareça que o óleo de linhaça pode afetar as pessoas de forma diferente. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar seus efeitos sobre a inflamação para a população em geral.

Como usar o óleo de linhaça

Uma das melhores coisas sobre o óleo de semente de linho é a sua versatilidade. Para começar, pode ser facilmente trocada por outros tipos de óleo em molhos de saladas, molhos e molhos.

Você também pode adicionar uma porção, cerca de uma colher de sopa ou 15 ml, em smoothies ou shakes para adicionar um pouco de óleo de linhaça em sua dieta com o mínimo de esforço.

Tenha em mente que o óleo da semente de linho não deve ser usado para cozinhar, pois não tem um ponto de alta fumaça e pode formar compostos prejudiciais quando exposto a altas temperaturas (22).

Além de ser usado em alimentos, o óleo da semente de linho pode ser aplicado na pele para melhorar a saúde da pele e aumentar a umidade da pele.

Alternativamente, algumas pessoas usam óleo de linhaça como uma máscara de cabelo para promover o crescimento e brilho.

Associe o consumo de chás junto ao óleo de linhaça
Associe o consumo de chás junto ao óleo de linhaça

Abraços e Fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : antioxidanteantioxidantescoraçãocuidados com a pelecuidados com o coraçãodr. juliano pimentelemagrecimentoinflamaçãoLinhaçaóleo de linhaçaóleo vegetalÓleosóleos vegetaispelesaúdesaúde da pele

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta