close

Beber chá não é um hábito muito comum para a maioria do brasileiros. Os chás estão sempre relacionados à gripe, resfriado, problema de rins, enfim, aparecem apenas como remédio para tratar algo que não está legal.

No entanto, os chás têm tantos benefícios que deveriam ser consumidos todos os dias. E vou explicar porque!

Leia, comente e compartilhe com suas amigas para que elas também consumam chá dirimente.

Por que você deve beber chá

Cada erva tem uma função na natureza e ativa nosso corpo de uma determinada maneira, assim também funcionam os chás.

De modo geral o que precisamos pensar é o seguinte: Quais são as principais funções do nosso corpo que precisam funcionar perfeitamente todos os dias?

De fato, nosso corpo precisa estar em pleno funcionamento, certo? Porém, só conseguimos esse resultado se nosso sistema digestivo estiver 100%.

Sendo assim, vamos considerar chás que ativam e impulsionam nosso sistema digestório a funcionar com total eficiência.

Quando nosso fígado e nosso intestino estão trabalhando direitinho, a retenção de líquidos diminui, o desânimo e a falta de energia diminuem, dores de cabeça diminuem. Além disso, a urina e as fezes se mantém saudáveis.

10 chas para emagrecer

E não é só isso:

Confira outros benefícios de beber chá

  • O chá hidrata o corpo  –  Embora a água seja o principal fluido para reidratar o corpo após exercícios ou um longo dia no escritório, alguns cientistas acreditam que beber chá pode ser igualmente útil. Embora rico em cafeína, o chá ainda é excelente para a hidratação, pois fornece uma fonte rica e saborosa de água.
  • O chá previne a cárie dentária  –  acredite ou não, um suprimento regular de chá pode realmente fortalecer os dentes e diminuir o risco de cárie dentária. O chá é uma ótima fonte de flúor, que pode reforçar o esmalte dos dentes. Os antioxidantes contidos em uma xícara de chá também são conhecidos por combater bactérias e doenças gengivais.
  • Emagrecer com beber chá?  –  Alguns estudos científicos sugeriram que o consumo regular de chá pode ajudar a reduzir a gordura corporal, acelerando a queima de calorias. Se nada mais, é menos engorda do que beber um refrigerante.
  • Aumentando o poder da memória com o chá  –  Muitos cientistas acreditam que certos tipos de chá, como o chá verde, podem fortalecer as células de memória no cérebro e oferecer proteção contra o desenvolvimento de demência e até da doença de Alzheimer. Não é de admirar que os idosos bebam tanto chá.
  • Derrotar o câncer através do poder do chá  –  Alguns estudos de alto nível recentemente sugeriram que o consumo de chá poderia ajudar seriamente suas chances de evitar o câncer. Embora a pesquisa ainda esteja em desenvolvimento nessa área, os relatórios indicam que os casos de câncer de próstata, boca e mama são muito menores entre aqueles que bebem regularmente cinco ou mais xícaras de chá por dia.

E mesmo com todos esse benefícios muitas pessoas não bebem chá!

Confira alguns mitos sobre chá!

E quais chás posso beber todos os dias?

Chá verde

O chá verde contém catequinas como EGCG que podem ajudar a impulsionar o sistema digestivo. Estas catequinas oferecem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a inflamação no estômago, reduzindo as cãibras no estômago. Além disso, as Catequinas como EGCG também podem ajudar a tratar casos de colite – um distúrbio causado por inflamação que afeta a digestão normal (1).

Beber chá verde também é ótimo pois é uma ajuda para perda de peso. Pode ser encontrado em bebidas dietéticas e também é vendido como um suplemento dietético. As catequinas e os antioxidantes do chá verde ajudam a aumentar o metabolismo para se decompor mais rapidamente com mais eficácia. Beba algumas xícaras de chá verde para aumentar a digestão geral.

Chá de gengibre

Chá de raiz de gengibre tem sido muito utilizado para tratar doenças digestivas, incluindo náuseas. O sabor picante do gengibre estimula a produção de sucos gástricos e enzimas digestivas que ajudam a quebrar os alimentos.

Como resultado, beber chá de gengibre pode ajudar a acelerar o metabolismo e aliviar os sintomas digestivos, como inchaço e cãibras no estômago (2).

O benefício de saúde para digestão mais poderoso do gengibre é sua capacidade de minimizar os sintomas de náusea. Além disso, dezenas de estudos mostraram que o gengibre ajuda a inibir a sensação de náusea dentro de uma a seis horas.

Os estudos foram realizados em mulheres grávidas com enjoo matinal, pacientes com quimioterapia e em condições em que as pessoas ficam enjoadas e enjoadas (3).

Chá de Hortelã

O chá de hortelã-pimenta é um ingrediente popular nos remédios de ervas para o tratamento da dor. O aroma e o sabor fresco do formigamento podem ajudar a aliviar a dor de estômago, diminuindo a inflamação.

Este chá é particularmente eficaz no tratamento de dores de estômago causadas por dores de estômago, inchaço e excesso de gases. Isso porque contém mentol e mentona, que ajudam a reduzir a inflamação e acalmar o revestimento do estômago e intestinos (4). O beber chá de hortelã-pimenta também é bom devido suas propriedades antibacterianas, que ajudam a combater bactérias ruins que podem deixá-lo doente.

O chá de hortelã-pimenta também pode ajudar a aliviar os sintomas dolorosos da síndrome do intestino irritável (SII). Um estudo da Universidade de Adelaide descobriu que a hortelã-pimenta funciona diretamente nos canais de dor no cólon e no trato gastrointestinal. O chá de hortelã-pimenta funciona diretamente para reduzir a inflamação e desativa as fibras sensíveis à dor ( 5 ).

Chá preto

Este chá possui vários compostos saudáveis que podem melhorar a indigestão e que atuam como antioxidantes e podem proteger contra úlceras estomacais (678).

Um estudo realizado em camundongos com úlceras estomacais constatou que 3 dias de tratamento com chá preto curaram 78 a 81% das úlceras, suprimindo compostos e vias inflamatórias (9).

Outro estudo em ratos descobriu que o extrato de chá preto melhorou o esvaziamento gástrico retardado e a indigestão resultante causada por um medicamento (10).

Portanto, beber chá preto pode ajudar a melhorar a digestão e proteger contra úlceras, mas são necessárias mais pesquisas.

Para fazer chá preto, embeba um saquinho de chá preto em 1 xícara (250 ml) de água fervida por 5 a 10 minutos antes de beber. Você também pode usar folhas de chá preto soltas e coar o chá depois de macerar.

E agora que você já saber quanta vantagem você terá ao beber chá todos os dias, tenho um convite especial para você!

Com tanto tempo dedicado para encontrar soluções que ajudasse as pessoas a emagrecerem e a viver melhor eu desenvolvi um programa DETOX de 7 DIAS.

Meu objetivo com esse programa é ensinar a você com simplicidade e eficiência a fazer boas escolhas para potencializar seu corpo a trabalhar sempre em 100%.

EU QUERO MEU CORPO 100%  EFICIENTE.

Este programa promete:

  • Ajudar o seu Fígado a Limpar o Organismo;
  • Acelerar a sua Queima de Gordura;
  • Desbloquear a “Retenção de líquido” que pode te deixar INCHADA;
  • Economizar horas com preparo de Receitas malucas que não funcionam;
  • E muito, muito mais!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos industrializadoscháchásdetoxdigestãodoençasdr. juliano pimentelmelhorar a digestãometabolismoperder pesoreceitassaúdeser pleno

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta