close
Alimentação

11 Alimentos que dão mais energia e disposição

Dr Juliano Pimentel

A falta de energia pode afetar suas atividades diárias e torná-lo menos produtivo. Por isso é importante inserir na dieta alimentos que dão mais energia.

O fato é que o tipo e a quantidade de alimentos que você ingere desempenham um papel essencial na determinação de seus níveis de energia durante o dia.

1 – Água

Água é essencial para a vida. Representa até 60% do seu peso corporal e está envolvido em muitas funções celulares, incluindo a produção de energia (1, 2).

Beber água pode dar-lhe um impulso de energia e ajudar a combater sentimentos de fadiga.

Tente beber água regularmente ao longo do dia.

2 – Castanha do Pará

Rica em ácido graxo, a castanha está entre os alimentos que dão mais energia e disposição.

A castanha-do-pará é uma das melhores fontes do mineral selênio, e estudos mostraram que as pessoas com baixo índice de crescimento têm taxas aumentadas de depressão , irritabilidade, ansiedade e cansaço (3).

3 – Peixe oleoso

As pessoas com deficiência de ácidos graxos ômega-3 podem ser mais suscetíveis à depressão e ao mau humor, de acordo com pesquisas, pois esses ácidos graxos constituem uma grande porcentagem de nosso tecido cerebral.

Peixes gordurosos como salmão e atum são boas fontes de proteína, ácidos graxos e vitaminas do complexo B, tornando-os ótimos alimentos que dão mais energia a serem incluídos em sua dieta.

Uma porção de salmão ou atum fornece a quantidade diária recomendada de ácidos graxos ômega-3 e vitamina B12 (4, 5).

Os ácidos graxos ômega-3 têm demonstrado reduzir a inflamação no corpo, que é uma causa comum de fadiga (6).

4 – Bananas

As bananas podem ser um dos melhores alimentos para energia. Eles são uma excelente fonte de carboidratos, potássio e vitamina B6, os quais podem ajudar a aumentar os níveis de energia em seu corpo (7, 8).

Um estudo mostrou que comer uma banana é tão eficiente quanto uma bebida com carboidrato para melhorar o desempenho de atletas de resistência (9).

5 – Batata-doce

As batatas doces são uma fonte nutritiva de energia para quem procura um impulso extra.

Uma batata-doce de tamanho médio pode embalar até 23 gramas de carboidratos, 3,8 gramas de fibras, 28% do RDI para manganês e 43% do IDR para vitamina A (10).

Graças ao teor de fibras das batatas-doces e aos carboidratos complexos, seu corpo as digere em um ritmo lento, o que proporciona um suprimento constante de energia (11).

A batata-doce também é uma grande fonte de manganês, o que ajuda na quebra de nutrientes para produzir energia (12).

6 – Ovos

Os ovos te ajudam a ter mais energia

Um único ovo tem apenas 70 calorias e ainda tem 6 gramas de proteína. Isso fornece combustível que é liberado lentamente.

Também tem mais nutrientes por caloria do que a maioria dos outros alimentos. Isso ajuda a satisfazer a fome.

Os ovos não são apenas um alimento tremendamente satisfatório, mas também é um dos alimentos que dão mais energia para abastecer seu dia.

Os ovos são repletos de proteínas, que podem fornecer uma fonte de energia constante e sustentada, porque não causam picos de açúcar no sangue e insulina quando são digeridos (13).

Além disso, a leucina é o aminoácido mais abundante nos ovos e é conhecida por estimular a produção de energia de várias maneiras (14).

7 – Chocolate Amargo

O chocolate amargo tem um teor de cacau mais elevado do que o chocolate normal ou ao leite.

Os antioxidantes do cacau demonstraram ter muitos benefícios para a saúde, como aumentar o fluxo sanguíneo em todo o corpo (15).

Este efeito ajuda a entrega de oxigênio ao cérebro e músculos, o que melhora suas funções. Isso pode ser especialmente útil durante o exercício (16, 17).

Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo produzido pelos antioxidantes no cacau pode ajudar a reduzir a fadiga mental e melhorar o humor (18).

O chocolate amargo também contém compostos estimulantes, como a teobromina e a cafeína, que demonstraram aumentar a energia mental e o humor (19).

8 – Quinoa

Quinoa é uma semente popular por seu alto teor de proteína. E é um dos alimentos que dão mais energia.

Uma xícara de quinoa fornece 39 gramas de carboidratos, 5 gramas de fibra alimentar, 8 gramas de proteína e uma quantidade significativa de vitaminas e minerais (20).

Embora esse super alimento seja rico em carboidratos, tem um baixo índice glicêmico, o que indica que seus carboidratos são absorvidos lentamente e podem fornecer liberação prolongada de energia (21, 22).

Além disso, a quinoa fornece mais de 20% do RDI para manganês, magnésio e folato. Todos esses nutrientes são usados ​​por enzimas no processo de produção de energia (23).

9 – Erva Mate

A erva-mate contém antioxidantes e cafeína. Um copo normal de 8 onças pode oferecer cerca de 85 mg de cafeína, o que é semelhante à quantidade em uma pequena xícara de café (24).

A cafeína da erva-mate promove a produção do hormônio epinefrina, que aumenta a energia. No entanto, ao contrário de outros estimulantes, a erva-mate não parece afetar a pressão arterial ou a frequência cardíaca (25).

Pesquisas em animais e humanos sugeriram que a erva-mate pode melhorar o foco mental, a memória, o humor e até mesmo a atividade física (26).

10 – Abacate

Abacates são considerados um dos alimentos que dão mais energia, pois são ricos em gorduras e fibras saudáveis. Cerca de 84% das gorduras saudáveis ​​dos abacates provêm de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados (27).

Foi demonstrado que estas gorduras saudáveis ​​promovem níveis ótimos de gordura no sangue e aumentam a absorção de nutrientes. Eles também podem ser armazenados no corpo e usados ​​como fontes de energia (28, 29).

Além disso, a fibra no abacate é responsável por 80% do conteúdo de carboidratos, o que pode ajudar a manter os níveis de energia constantes (30).

Além disso, o abacate é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, necessárias para a função ideal das mitocôndrias em suas células, onde a energia celular é produzida (31).

11 – Café

É rico em cafeína. Esse composto pode passar rapidamente da corrente sanguínea para o cérebro e inibir a atividade da adenosina, um neurotransmissor que acalma o sistema nervoso central (32).

Em consequência, a produção de epinefrina aumenta. Esse hormônio estimula o corpo e o cérebro (33).

Embora o café forneça apenas duas calorias por xícara, seus efeitos estimulatórios sobre o corpo podem fazer com que você se sinta alerta e focado.

Existe uma variedade abundante de alimentos que podem ajudar a aumentar sua energia.

Se você quer mais energia, incorporando esses alimentos em sua dieta é um ótimo lugar para começar.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãoalimentos que dão mais energiadestaquedisposiçãodr. juliano pimentelenergiamais energiasaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta