close
Alimentação

A Beterraba beneficia seu sistema imunológico

Se você gosta de beterraba, com este artigo você vai ter ainda mais motivos para consumir a beterraba, afinal, ela tem muitos benefícios! 

A beterraba ajuda na desintoxicação, na redução da pressão sanguínea e na melhora da saúde do coração. Elas podem aumentar os níveis de energia e resistência, além de aumentar as funções cerebrais.

Além disso, a beterraba é rica em vitamina C, fibras e minerais essenciais como o potássio, que são essenciais para a saúde dos nervos e da função muscular. Os beterrabas podem ajudar a aumentar a força óssea e fortalecer o sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e glóbulos brancos. 

A beterraba fornece a vitamina C, estimulante do sistema imunológico, com fibras e minerais essenciais que estimulam a produção de anticorpos.

A beterraba é uma fonte de nutrientes e fibras valiosos

Beterraba contém vitaminas do grupo A, C e B e elas são uma boa fonte de cálcio, ferro magnésio, potássio, manganês e fibras. O principal benefício para a saúde das beterrabas vem do pigmento betalaína, que lhes confere uma cor rica e profunda.

A beterraba é uma fonte única de fitonutrientes, chamada betalaína e as betalaínas têm poderosas propriedades antioxidantes e inflamatórias (1).

Beterraba: Quais São os Seus Benefícios para a Saúde

Além do mais a beterraba também é uma fonte de flavonoides benéficos chamados antocianinas, eles são baixos em calorias e não contêm colesterol, mas têm um alto teor de açúcar (2). 

Coma beterraba e melhore sua saúde e dieta.

Ajude a manter a pressão arterial sob controle

Estudos demonstraram que a beterraba pode reduzir significativamente a pressão sanguínea em 4-10 mmHg por um período de apenas algumas horas (3).

O efeito parece ser maior para a pressão arterial sistólica ou quando o coração se contrai, do que para a pressão arterial diastólica ou quando o coração está relaxado. O mais interessante é que este  efeito pode ser mais forte para beterrabas cruas do que beterrabas cozidas, por exemplo (45).

Esses efeitos de redução da pressão arterial provavelmente são devidos à alta concentração de nitratos nas beterrabas. No seu corpo, os nitratos da dieta são convertidos em óxido nítrico, uma molécula que dilata os vasos sanguíneos, causando a queda da pressão arterial.

Os níveis de nitrato no sangue permanecem elevados por cerca de seis horas após a ingestão de nitrato na dieta. Portanto, as beterrabas têm apenas um efeito temporário sobre a pressão arterial e é necessário consumo regular para experimentar reduções a longo prazo da pressão arterial (6).

Pode ajudar a combater a inflamação

A inflamação crônica está associada a várias doenças, como obesidade, doenças cardíacas, doenças hepáticas e câncer, por exemplo (7).

A beterraba contém pigmentos chamados betalaínas, que podem possuir várias propriedades anti-inflamatórias (8).

Por fim, o suco de beterraba e o extrato de beterraba reduzem a inflamação renal em ratos injetados com produtos químicos tóxicos que induzem a lesões graves (9).

Estimula a desintoxicação

A beterraba é um dos melhores vegetais para apoiar os mecanismos naturais de desintoxicação do corpo. O pigmento que dá às beterrabas uma coloração única, a betalina, também ajuda a expelir toxinas do corpo (10).

Betalina trabalha com os mecanismos de defesa natural do seu corpo para ajudar a ligar e eliminar toxinas.

Vitaliza a saúde do fígado e dos rins

Os compostos naturais de beterraba ajudam a promover a saúde do fígado e dos rins, que são os dois principais órgãos desintoxicantes do corpo.

Afinal, ajudam a criar enzimas que promovem a desintoxicação e a atividade antioxidante dentro do fígado. Em uma nota lateral, suco de beterraba e sopa de beterraba são dois dos meus alimentos favoritos para a limpeza do fígado.

Além de consumir beterraba para beneficiar sua saúde tenho um convite para você!

Preparei uma Jornada incrível de 01 a 08 de junho para ajudar você a ter uma saúde Plena e tornar-se inabalável.

Clique na imagem acima e participe dessa jornada que ajudará você e toda sua família a terem mais saúde, sono de qualidade e disposição para com a vida!

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta