close
Alimentação

Açúcar de coco: Saudável ou Prejudicial?

Nos últimos anos, o açúcar de coco tornou-se um popular adoçante alternativo, dada a preocupação com o aumento do uso de açúcares sintéticos e xarope de milho, rico em frutose em tantos alimentos.

Mas você sabe se esta alternativa é realmente saudável para a sua saúde?

Neste artigo vou falar sobre o açúcar de coco e se ele é mesmo saudável.

Não deixe de ler e compartilhar!

Açúcar de coco

Açúcar de coco, é derivado do coco (1, 4).

Cientificamente conhecida como Cocos nucifera, a árvore cresce em várias regiões do mundo, particularmente em nações asiáticas e áreas tropicais.

Este tipo de açúcar natural é adquirido a partir da seiva de botões de flores cortadas do coqueiro e, em seguida, utilizado da mesma forma que o açúcar normal.

O açúcar coco retém uma quantidade significativa dos nutrientes do que seiva, que incluem zinco, potássio, magnésio, cálcio, cobre, compostos polifenólicos, fibra , vitamina C e outros antioxidantes (5,6).

No entanto, o açúcar de coco ainda é muito rico em frutose, o que é potencialmente ruim para uma série de condições de saúde.

Essencialmente, ele é considerado mais saudável do que o açúcar normal, mas ainda deve ser consumido com moderação.

Esse açúcar contém alguns nutrientes, mas você consegue muito mais nutrientes em alimentos reais.

Açúcar de coco possui muitas calorias assim como, o açúcar tradicional. Ou seja, ele não contém pequenas quantidades de minerais, antioxidantes e fibras.

No entanto, seu alto teor de açúcar supera quaisquer benefícios potenciais.

1- Pode ter um índice glicêmico mais baixo

O índice glicêmico (IG) é uma medida da rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue (7).

A glicose recebe um IG de 100. Para comparação, os alimentos com um IG de 50 elevam os níveis de açúcar no sangue até a metade da glicose pura.

O açúcar de mesa tem um IG de cerca de 60, enquanto o açúcar de coco foi medido com um IG de 54 (8).

No entanto, é importante notar que o IG pode variar muito entre os indivíduos e também pode diferir entre os lotes de açúcar de coco.

Embora seu teor de inulina provavelmente diminua um pouco a absorção de açúcar, não está claro se essa modesta diferença no GI tem alguma relevância para a saúde.

2-Alta concentração de frutose

O açúcar adicionado não é saudável porque causa um aumento significativo nos níveis de açúcar no sangue. Também é pobre em nutrientes, praticamente sem vitaminas ou minerais (9).

Outra razão possível porque o açúcar de coco é tão nocivo é o seu alto teor de frutose (10).

Embora nem todos os cientistas estejam convencidos de que a frutose é um problema sério em pessoas saudáveis, a maioria concorda que a frutose excessiva pode promover a síndrome metabólica em indivíduos obesos (11).

Açúcar de mesa regular (sacarose) é composto de 50% de frutose e 50% de glicose, enquanto o xarope de milho rico em frutose é de aproximadamente 55% de frutose e 45% de glicose.

Apesar das frequentes alegações de que o açúcar de coco é efetivamente livre de frutose, é feito de 70-80% de sacarose, que é metade de frutose.

Por essa razão, o açúcar de coco fornece quase a mesma quantidade de frutose que o açúcar comum.

Consumido em excesso, açúcar de coco pode causar todos os tipos de problemas como síndrome metabólica, obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Embora o açúcar de coco tenha um perfil nutricional ligeiramente melhor que o açúcar de mesa, seus efeitos na saúde devem ser bastante semelhantes.

Por isso, use o açúcar de coco com moderação, assim como você usaria açúcar de mesa regular.

3-Alternativa para diabéticos

A pesquisa sobre se o açúcar de coco pode ser benéfico para os diabéticos ainda é limitada.

De acordo com um estudo muito pequeno realizado pelo Instituto de Pesquisa sobre Nutrição e Nutrição (FNRI) nas Filipinas, o açúcar de coco não parece induzir açúcar elevado no sangue ou hiperglicemia devido ao seu baixo IG.

Dito isso, os próprios pesquisadores alertaram que o IG pode variar dependendo de como o açúcar de coco é processado e quando é colhido.

Existem estudos relacionando inulina em açúcar de coco a um melhor controle glicêmico, bem como melhora nos indicadores de antioxidantes no organismo para aqueles com diabetes tipo 2.

No entanto, os pesquisadores sugeriram que mais investigações são necessárias para estabelecer essa conexão.

4-Calorias

Ele não é menos calórico do que o açúcar comum. Então, embora seja menos processado, ainda é pesado em calorias e é essencialmente um açúcar.

O açúcar de palma de coco tem cerca de 375 calorias por 100g para as 387 calorias por 100 g de açúcar de mesa granulado regular, isso é cerca de 15 calorias em cada 4 g de colher de chá de açúcar de coco.

Ou seja, ele é muito semelhante ao açúcar de mesa normal, embora não seja tão processado e contenha quantidades menores de nutrientes. Se você vai usar o açúcar de coco, use-o com moderação.

O açúcar de coco pertence a mesma categoria que a maioria das alternativas de açúcar. É mais saudável que o açúcar refinado, mas definitivamente pior do que nenhum açúcar (13).

Comer muito açúcar de coco, aumenta o risco de obesidade, distúrbios metabólicos e problemas cardiovasculares, sem qualquer valor nutricional específico além da energia que ele proporciona.

Para concluir o açúcar de coco oferece uma alternativa ao açúcar branco e ao açúcar de cana, mas é principalmente a sacarose. Ele possui alguns nutrientes, mas não o suficiente (14).

E o potencial antidiabético desse alimento não está firmemente estabelecido (15).

O ideal seria não adoçar os alimentar. Mas você pode optar por substitutos mais saudáveis dos açúcar branco para adoçar os alimentos, como: xylitol, stevia, canela e banana.

E se o seu objetivo é manter uma alimentação saudável, com baixo carboidrato e que ajude você a manter a reeducação alimentar e viver melhor; eu tenho uma super novidade!

Eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb.

Desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, prevenir doenças e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : açúcar brancoaçúcar de cocoaçúcar naturalcaloriasCobredr. juliano pimentele-bookfibrafrutoseglicoseGostosuras Low Carbíndice glicêmicomagnésioobesosrico em frutosesacarosesíndrome metabólicastevia

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta